• Início
  • MEI
  • Simples Nacional 2023: veja como fazer a adesão

Simples Nacional 2023: veja como fazer a adesão

O prazo de 30 dias corridos para fazer a adesão ao Simples Nacional 2023 está acabando. Descubra como aderir ao programa de tributação

Atualizado em

Tempo de leitura · 5 min

Publicado em

A data limite para a sua empresa aderir ao Simples Nacional 2023 está chegando. O prazo se encerra em 31 de janeiro, o que exige que empresários resolvam suas pendências com agilidade.

Segundo o site da Receita Federal, no ano de 2022 foram notificadas 255.036 empresas devedoras do Simples Nacional.

Portanto, se a sua empresa foi excluída do desse programa de tributação, a recomendação é aproveitar a data para fazer a regularização e solicitar a adesão ao Simples. Para que não surjam dúvidas, neste post iremos explicar tudo o que você precisa saber sobre o tema.

  • Adesão ao Simples Nacional: passo a passo
  • Qual o prazo para adesão ao Simples Nacional em 2023?
  • Quais as vantagens em aderir ao Simples Nacional?
  • Quem pode fazer adesão ao Simples Nacional?

Gostaria de ver mais conteúdos relacionados a empresas? Leia o que separamos para você:

Adesão ao Simples Nacional: passo a passo

Veja abaixo como realizar adesão ao Simples Nacional 2023:

Primeiramente, você deve estar em dia com todos os pagamentos ao Simples e as documentações, caso esteja tudo certo, sem impedimentos na esfera Municipal, Estadual ou Federal, a sua solicitação de Adesão ao Simples Nacional será aceita;

  • A solicitação deve ser feita pelo portal do Simples Nacional, ao acessar o portal clique em “Simples – Serviços”;
  • Depois, selecione ”Opção” e em seguida “Solicitação de Opção pelo Simples Nacional”;
  • A empresa deve declarar estar aderente a todas as condições do Simples Nacional;
  • Após o encerramento do prazo, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) analisará os pedidos de adesão em Simples Nacional 2023.

Qual o prazo para adesão ao Simples Nacional em 2023?

O prazo é de 30 dias corrido e se encerra no dia 31/1/23. Então, fique atento para não perder a data. Afinal, a adesão não será reaberta durante o ano, o que faz dessa oportunidade um momento único.

Vale lembrar que o prazo para adesão do Simples Nacional para novas empresas é o mesmo.

Quais as vantagens em aderir ao Simples Nacional?

Existem diversas vantagens para as Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Microempreendedores (MEI). Entre os principais benefícios estão:

  1. Unificação da arrecadação e facilitação de regularização:
    A adesão ao Simples Nacional, irá ajudar com a organização de suas tributações. Já que com o auxílio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), a função dela é centralizar os pagamentos de impostos em um só lugar.
  2. Simplificação no pagamento de diversos tributos abrangidos pelo sistema, o Documento de Arrecadação do Simples Nacional engloba os seguintes impostos:
    Impostos Federais (IRPJ, CSLL, IPI, PIS e COFINS);
    Impostos Estaduais (ICMS);
    Impostos Municipais (ISS);
    INSS Patronal para a Previdência Social.
  3. Preferência em licitações
    Como forma de dar suporte às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, a legislação do Simples as favorece nas licitações públicas, que são compras realizadas por governos e entidades nacionais de todos os tamanhos.
  4. Possibilidade de menor tributação do que em relação a outros regimes tributários.
    Esta é uma das maiores vantagens ao aderir o Simples, afinal, a redução da carga tributária é vista como um grande ganho. Em alguns casos podem chegar até 40%, um percentual bem relevante. A redução é definida através da tabela do programa.

Quem pode fazer adesão ao Simples Nacional?

Por ser um programa que gera diversos benefícios, muitas empresas querem aderir ao Simples Nacional 2023. Mas nem todas são contempladas, veja a seguir se você pode fazer a sua adesão no Simples Nacional:

  • Negócios com um limite de faturamento de R$ 4,8 milhões por ano;
  • Não possuir débitos com o INSS;
  • Estar regular nos cadastros fiscais;
  • Exercer atividades com serviços financeiros;
  • Ter sócios no exterior;
  • Ter filial ou sucursal no exterior;
  • Ser constituída sob sociedade de ações;
  • Possuir capital em órgãos públicos;
  • Ser cooperativa.

Caso você seja MEI, o seu faturamento máximo deve ser de R$ 81.000 por ano para poder aderir ao Simples Nacional 2023, caso contrário, não será possível.

Com este texto você pode entender quais as vantagens do programa, além de quais as pessoas elegíveis à solicitação.

Apesar do tempo estar acabando, você ainda pode fazer sua adesão ao Simples Nacional 2023. Com este texto você pode entender quais as vantagens do programa, além de quais as pessoas elegíveis à solicitação. Ao longo do ano, o C6 Bank poderá ajudar você, empresário, a organizar melhor as finanças do seu negócio, junto dos nossos produtos especiais para empresas.

Leia também:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.