Leitura de 2 min

Podcast Macro Review | Sinal amarelo para a inflação

Preços voltam a preocupar em 2024, avaliam economistas do C6 Bank

Atualizado em

Equipe de economistas que integram o Podcast Macro Review

A inflação brasileira encerrou 2023 dentro do teto da meta estabelecida pelo Banco Central para a variação de preços. Foi a primeira vez desde 2020 que o limite para o índice foi cumprido.

Mas há um sinal de alerta no horizonte. Fatores que contribuíram para que a inflação fosse mais baixa em 2023 não estarão presentes em 2024. Os alimentos, que ficaram mais baratos no ano passado, devem voltar a subir, por exemplo.

No 92º episódio do Podcast Macro Review, os economistas do C6 Bank explicam quais são os riscos para a inflação nos próximos meses e como isso pode influenciar os rumos dos juros.

Descubra, a seguir, outros conteúdos relacionados:

Copo meio cheio

Depois passar anos em patamar muito elevado, a inflação brasileira deu uma trégua em 2023. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve alta de 0,56% em dezembro e encerrou o ano com um avanço de 4,62%.

Com isso, o IPCA ao final do ano ficou abaixo do teto da meta (4,75%) pela primeira vez desde 2020. Vale lembrar, no entanto, que a meta era de 3,25% em 2023. Ou seja, o avanço dos preços ficou dentro do intervalo de tolerância, mas distante do alvo a ser perseguido pelo Banco Central. De qualquer forma, foi uma boa notícia.

Neste episódio, você também vai saber mais sobre:

  • Inflação americana estabilizando acima da meta
  • Crise no Mar Vermelho e o preço do petróleo

Onde ouvir o podcast Macro Review?

Para ouvir as análises, basta buscar Macro Review no Spotify ou clicar aqui: Sinal amarelo para a inflação. O podcast também está disponível no YouTube e nas plataformas Google PodcastsAmazon MusicApple PodcastsPocket CastsiHeartRadio e Deezer.

Sintonizados nos fatos que movem a economia, a equipe de economistas do C6 Bank ajuda o ouvinte a entender em profundidade os dados e as tendências no cenário econômico nacional e internacional.

Escute também os episódios mais recentes:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.