• Início
  • Economia
  • EUA: mercado de trabalho e imigração | Podcast Macro Review 

EUA: mercado de trabalho e imigração | Podcast Macro Review 

Como a queda na imigração nos EUA pode manter o mercado de trabalho aquecido e adiar cortes nos juros pelo Fed.

Atualizado em

Tempo de leitura · 3 min

Publicado em

O menor fluxo de imigrantes para os Estados Unidos pode gerar um efeito significativo no mercado de trabalho americano. A nova política migratória adotada no início do ano tende a reduzir a oferta de mão de obra, o que dificulta o esfriamento da economia e, consequentemente, o corte de juros pelo Fed.  

No episódio 171 do Macro Review, você entende como as mudanças na política imigratória dos EUA impactam a economia e o que esperar da atuação do Banco Central Americano. 

Leia os conteúdos que separamos para você: 

Cortes de juros nos EUA e a nova política imigratória  

Com a adoção de medidas mais rígidas de controle de fronteiras e deportações, o fluxo de imigrantes irregulares para os EUA diminuiu. Isso acontece em um momento sensível: a força do trabalho americana já estava sendo pressionada por mudanças demográficas e pelo envelhecimento da população.  

Hoje, 1 em cada 5 trabalhadores nos EUA é imigrante. Em 2024, nos setores como construção civil e serviços, a participação dos imigrantes chegou a 35% e 26%, respectivamente. 

Em novo cenário, o que tende a acontecer é uma redução na oferta de mão de obra.  

Embora o desemprego tenha subido para 4,1%, ele segue em patamares historicamente baixos. Com 7 milhões de vagas abertas e menos mão de obra disponível, a pressão por salários maiores aumenta e, com ela, a inflação.  

Para entender mais sobre os rumos dos juros nos EUA, ouça o episódio 171 na íntegra. Basta pesquisa “Macro Review” no seu tocador favorito.  

Europa: BCE adota cautela 

Na última reunião, o Banco Central Europeu (BCE) manteve os juros inalterados em 2%. Segundo o comunicado, a inflação atingiu a meta de 2% e a economia demonstra alguma resiliência, apesar dos desafios globais.  

Christine Lagarde, presidente do BCE, reforçou que o futuro dos juros dependerá da evolução dos dados econômicos. A nossa equipe econômica avalia que há espaço para mais um corte ainda este ano, mas o cenário permite que o BCE adote uma postura mais cautelosa.  

Entenda também no #MacroReview desta semana  

  • Brasil: contagem regressiva para tarifas; 
  • Orçamento fiscal brasileiro.  

Ouça o episódio completo no Macro Review  

Para ouvir as análises na íntegra, basta buscar Macro Review no Spotify ou clicar neste link.O podcast também está disponível no YouTubee nas plataformas Amazon Music,Apple Podcasts,Pocket Casts,iHeartRadio e Deezer.    

Não deixe de ouvir os episódios mais recentes:   

Compartilhar