• Início
  • ESG
  • Como a Assembleia Geral da ONU funciona? Qual sua função? 

Leitura de 6 min

Como a Assembleia Geral da ONU funciona? Qual sua função? 

Descubra como funciona a Assembleia Geral da ONU e qual é o seu papel na sociedade.

Atualizado em

A Assembleia Geral da ONU acontece anualmente na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, e faz parte dos seis órgãos que compõem as Nações Unidas. Formada por 193 países, ela é responsável por mapear políticas e tomadas de decisão que sirvam para cumprir a Agenda 2030, além de ter o papel de exercer práticas que façam parte dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Qual a função da Assembleia Geral da Onu - Do lado direito, mulher negra, careca, segurando a mão de uma mulher loira de cabelos médios para representar a igualdade
Descubra qual é a função da Assembleia Geral da ONU.

Para que você tire suas dúvidas, preparamos um conteúdo completo com as principais questões que envolvem a Assembleia Geral da ONU e participação do Brasil nesse grupo.  

Descubra os tópicos que fazem parte deste artigo: 

  • O que é a Assembleia Geral da ONU? 
  • Qual a função da Assembleia Geral da ONU? 
  • Como funciona a Assembleia Geral da ONU? 
  • Por que o Brasil abre a Assembleia? 
  • Quando a Assembleia Geral da ONU acontece? 

Não deixe de ler outros conteúdos que podem ajudar: 

  1. Conheça as iniciativas de impacto socioambiental do C6 Bank 
  2. Sustentabilidade empresarial: o impacto das organizações no meio ambiente 

O que é a Assembleia Geral da ONU?  

A Assembleia Geral da ONU é um dos órgãos que fazem parte das Nações Unidas. Sendo assim, ela é responsável por definir políticas que estejam dentro dos principais objetivos da organização como, por exemplo, promover o desenvolvimento sustentável, direitos humanos e a paz entre as nações.  

É importante saber que ela é conhecida pela igualdade entre países, ou seja, seus 193 membros têm o mesmo grau de importância, contando apenas um voto por chefe de Estado. 

Qual é a função da Assembleia Geral da ONU? 

Os países-membros são responsáveis por debaterem assuntos de interesse para a humanidade. Logo, seu grande papel é discutir questões como direitos humanos, sustentabilidade, cultura, manutenção da paz e servir como um centro destinado para harmonizar a relação entre os estados e suas populações.  

Vale a pena lembrar que, além da Assembleia Geral, a ONU também conta com o Conselho Econômico e Social, o Conselho de Segurança, o Conselho de Tutela, o Secretariado e a Corte Internacional de Justiça. 

Como funciona a Assembleia Geral da ONU? 

Como dito anteriormente, cada país-membro tem direito a um voto dentro das questões debatidas durante a Assembleia. Durante o plenário, cada representante realiza o seu discurso, levando em consideração os interesses de todos para que haja um consenso. 

Geralmente, as votações pedem maioria simples, entretanto, em casos de assuntos mais complexos, é necessário que, pelo menos, dois terços dos membros sejam a maioria para definir a posição da Assembleia Geral.  

Além disso, durante a plenária também são definidas questões como: 

  1. Quem será o novo presidente da Assembleia Geral das Nações
  2. A escolha do novo secretário-geral da ONU; 
  3. A nova composição do Conselho de Tutela; 
  4. Os membros não permanentes e novas medidas que farão parte Conselho de Segurança
  5. A eleição de membros para o Conselho Econômico e Social
  6. Entrada ou saída de países-membros nas Nações Unidas; 
  7. Como se dará a nova composição Corte Internacional de Justiça. 

Não podemos esquecer que todos os tópicos que são levantados durante a Assembleia têm ligação direta com as Resoluções da ONU, ou seja, as recomendações feitas por esse órgão.  

Por que o Brasil abre a Assembleia? 

Todos os presidentes e chefes de Estado realizam discursos durante a plenária, porém, o Brasil é sempre o primeiro país a discursar. Isso acontece pela importância diplomática que a nação teve durante a consolidação da ONU, no final da década de 1940.  

Quando a Assembleia Geral da ONU acontece? 

As edições da Assembleia Geral da ONU acontecem, geralmente, entre os meses de setembro e dezembro. Porém, em casos de emergência, pode haver sessões fora da data prevista para debaterem o problema. 

No ano de 2023, em sua 78ª edição, a plenária acontecerá entre os dias 5 e 22 de setembro, na cidade de Nova York

Afinal, qual é o papel da ONU? 

De maneira geral, o papel da ONU é mediar possíveis conflitos entre países, disseminar a paz entre as nações e garantir que os direitos humanos sejam respeitados em todas elas. Além disso, a organização também auxilia no desenvolvimento de iniciativas de sustentáveis, visando o crescimento econômico sem agredir o meio ambiente. 

O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU? 

Entre temas que são deliberados pela ONU, está o projeto de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) surgiu no ano de 2015 como uma sequência de uma outra ideia lançada nos 2000: Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM). 

A ODS serve para que os países-membros cumpram uma série de metas até o ano de 2030. Dentre os 17 objetivos, estão: 

  • Erradicação da pobreza; 
  • Fome zero e agricultura sustentável; 
  • Saúde e bem-estar; 
  • Educação de qualidade; 
  • Igualdade de gênero; 
  • Trabalho decente e crescimento econômico. 

Para saber mais sobre os ODS, clique aqui.  

A Assembleia Geral da ONU desempenha um papel fundamental para toda a sociedade. De maneira que o desenvolvimento sustentável e os direitos humanos sejam a base para a criação de um ambiente global mais igualitário. 

Além disso, vale a pena ressaltar que o C6 Bank tem adotado diversas medidas que reforçam seu compromisso com os seguintes ODS:  

  • 1 – Erradicação da Pobreza; 
  • 3 – Saúde e Bem-estar; 
  • 4 – Educação de Qualidade; 
  • 5 – Igualdade de Gênero; 
  • 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico; 
  • 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura; 
  • 10 – Redução das Desigualdades; 
  • 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; 
  • 12 – Consumo e Produção Responsáveis; 
  • 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes. 

Ainda nesse sentido, tivemos a adoção do Movimento Ambição Net Zero, desenvolvido pela ONU, para reduzir a emissão dos gases de efeito estufa no meio ambiente. Com o projeto “Expedição Financeira”, temos ampliado o acesso à educação em comunidades que não fazem parte dos centros urbanos.  

Com iniciativas ESG, temos contribuído com a preservação ambiental e combate às mudanças climáticas, além da atuação em trabalhos sociais que visam um futuro mais justo e inclusivo. 

Não deixe de ler: 

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.