• Início
  • Empresas
  • Estratégias para garantir a sustentabilidade ambiental em um negócio familiar

Leitura de 6 min

Estratégias para garantir a sustentabilidade ambiental em um negócio familiar

De acordo com pesquisa da Edelman Trust Barometer, as organizações familiares são mais consolidadas e com boa reputação, por isso, são as mais indicadas para disseminar a pauta ESG no ambiente empresarial

Atualizado em

Pessoa olhando um prédio de um negócio sustentável
A sustentabilidade no negócio familiar é importante para incentivar a luta pelo bem-estar do planeta.

A sustentabilidade nas empresas é um assunto de extrema importância, principalmente no momento que estamos vivendo. Segundo relatório da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), o planeta está aquecendo cada vez mais devido à influência das ações humanas e emissões de gases do efeito estufa.

Para conseguir implementar as iniciativas responsáveis em relação à conservação do meio ambiente, uma alternativa são negócios familiares. Isso porque, segundo o Edelman Trust Barometer, eles são mais confiáveis do que empresas de outro tipo de constituição.

Muitas empresas já perceberam a importância da implementação da sigla ESG (Environmental, Social and Governance) dentro de seus fluxos de trabalho. Isso porque, segundo um levantamento do IBM Institute for Business Value (IBV), desde maio do ano passado, a sigla ESG é tratada como prioridade máxima por 48% dos CEOs brasileiros, um aumento de 65% em relação ao ano de 2021.foi tratada comoaos poucos já está acontecendo tanto na sociedade como nas empresas.

Para reforçar a importância de ações sustentáveis nas empresas familiares, o C6 Bank preparou esse post. Nele, você vai encontrar as respostas para as seguintes perguntas:

  • Por que é importante ter uma gestão sustentável nas empresas?
  • Quais são os benefícios da sustentabilidade para empresas familiares?
  • Quais estratégias seguir para aplicar a sustentabilidade em um negócio familiar?

Gostaria de ler outros conteúdos relacionados a empresas? Explore o que separamos para você:

Por que é importante uma gestão sustentável nas empresas?

A sustentabilidade no negócio familiar é importante justamente para incentivar todas as pessoas impactadas pelas ações empresariais a lutarem pelo bem-estar do planeta. Além disso, é uma forma de reduzir o impacto ambiental e transformar a cultura organizacional da instituição.

As mudanças climáticas afetam diretamente as operações, receitas e despesas. Em adição, cada vez mais pessoas estão em busca de empresas ambientalmente responsáveis, ou seja, esta causa tornou-se essencial para a boa reputação dos negócios.

Imagem de janelas de um prédio que refletem as árvores da sustentabilidade no negócio
Descubra abaixo a importância da sustentabilidade nas empresas familiares.

Há outros três fatores que reforçam a importância da sustentabilidade como estratégica na empresa:

  • Valorização das ações na Bolsa de Valores: benefício exclusivo às grandes empresas, de capital aberto, que chamam a atenção dos acionistas para investir em práticas sustentáveis;
  • Maior satisfação dos colaboradores: ao demonstrar que se preocupa com o meio ambiente, a organização, consequentemente, mostra comprometimento e preocupação com seus funcionários;
  • Fortalecimento da imagem empresarial: apoiar a sustentabilidade é uma forma de melhorar a forma como a instituição é vista frente investidores, consumidores e parceiros.

Quais são os benefícios da sustentabilidade para empresas familiares?

Dentre os principais benefícios da sustentabilidade para empresas familiares estão:

  • Melhor gerenciamento de riscos;
  • Retenção e atração de funcionários;
  • Melhora no relacionamento com todas as partes interessadas;
  • Licença social para operar.

Todos os fatores citados acima são essenciais para atrair investidores e empreendedores, para assim efetivar novas parcerias. Isso porque, no mundo empresarial, há uma grande segurança em fechar um negócio com instituições alinhadas às práticas de responsabilidade social e do meio ambiente.

Quais estratégias seguir para aplicar a sustentabilidade em um negócio familiar?

Há diversas estratégias para aplicar a sustentabilidade em um negócio familiar. Descubra a seguir algumas delas e como implementá-las no dia a dia da sua organização.

Diversas árvores e seus topos para representar as iniciativas que deram certo de empresas sustentáveis
Explore abaixo algumas estratégias para aplicar a sustentabilidade em um negócio familiar.
  • Transparência nas informações: fator essencial para a letra G da sigla ESG, foi pensada para evitar mal-entendidos entre os membros que compõem o conselho administrativo e os consumidores. É ideal para prevenir conflitos provenientes de informações falsas e falhas na comunicação;
  • Gestão de riscos: para as grandes empresas, é ótima para uma tomada de decisão mais consciente e embasada. Permite avaliar e monitorar riscos, como as flutuações no mercado, questões fiscais e trabalhistas;
  • Políticas de remuneração e distribuição de lucros: também parte da Governança Corporativa, é essencial para evitar disputas dentre os membros do negócio familiar. Vale ressaltar a importância de uma remuneração compatível com o mercado e que valoriza a contribuição do funcionário. Além disso, na distribuição de lucros não deve haver favorecimentos ou desigualdades;
  • Planejamento financeiro: responsável por entender a situação da empresa e se há a possibilidade de investir, por exemplo, em valores sociais e ambientais. Ajuda na definição das metas e no sucesso financeiro;
  • Diversificação de investimentos: garante a minimização dos riscos e a estabilidade financeira. Uma opção é alocar parte do dinheiro em ativos sustentáveis (como os fundos de Environmental, Social and Corporate GovernanceESG, por exemplo) para assim demonstrar certa preocupação com essa área e incentivar os investidores e consumidores a fazerem o mesmo.

Como o C6 Bank pode ajudar na sustentabilidade dos negócios familiares?

O C6 Bank tem contas para várias tipos de empresas: das pequenas (conta C6 MEI) às médias (conta C6 PJ). Tudo para ajudar no planejamento financeiro do seu negócio para que diversas ações ESG sejam implementadas sem impactar o caixa.

Além disso, para conseguir maximizar os lucros, tambpem possibilitamos ampliar o valor de capital de giro (sujeito a análise). Ou seja, você pode contratar um empréstimo para atender as necessidades de caixa da sua instituição. Tudo é pensado para ser o mais prático possível, já que o dinheiro cai na conta em até 1 dia útil e há 60 dias para começar a pagar a primeira parcela do empréstimo.

Aqui no C6 Bank você ainda tem mais tempo para se organizar financeiramente e planejar cada passo. Há também vantagens exclusivas, pois ao usar as vendas de qualquer maquininha C6 Pay como garantia, você tem a possibilidade de acessar taxas ainda mais atrativas.  

Agora você já sabe a importância de ter empresas que praticam sustentabilidade. Além disso, pode descobrir os principais benefícios de aplicar ações benéficas ao meio ambiente em um negócio familiar e algumas estratégias que podem facilitar essa implementação. Tudo isso para auxiliar na melhora do bem-estar do planeta como um todo e na longevidade empresarial.

Leia também:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.