Entenda no Podcast Macro Review o que significa momento atual do mercado de trabalho no país.
Atualizado em
O Brasil vive um momento histórico no mercado de trabalho. A taxa de desemprego ficou em 5,6% no trimestre encerrado em agosto, o menor nível desde o início da série do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2012. O número de brasileiros ocupados chegou a 102 milhões, enquanto 6 milhões ainda procuravam emprego.
No episódio #181 do Macro Review, você entende como o país alcançou esse marco e quais os desafios de manter o mercado de trabalho tão aquecido sem pressionar a inflação.
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, destacou que o mercado de trabalho “nunca esteve tão exuberante”. A forte criação de vagas reflete o aquecimento da economia, com mais consumo, produção e contratações.
Mas o cenário traz dilemas. Quando o desemprego cai abaixo do nível de equilíbrio, a chamada Nairu, que mede o ponto em que a economia gera emprego sem causar inflação, as empresas passam a disputar profissionais, elevando salários e, possivelmente, os preços.
Para os economistas do C6 Bank, o mercado de trabalho deve se estabilizar na mínima histórica, sem novas quedas, mas seguirá aquecido — um fator que reforça a postura cautelosa do BC na condução da política monetária.
“Países que promovem uma legislação trabalhista mais simples e eficiente acabam tendo um desemprego mais baixo no longo prazo.”— Claudia Moreno, C6 Bank
O governo americano enfrenta um shutdown parcial desde a última quarta-feira (1), após o impasse no Senado sobre o orçamento de 2026. Democratas e republicanos divergem sobre os gastos públicos, o que levou à suspensão de serviços federais e ao congelamento do pagamento de servidores.
A paralisação também interrompeu a divulgação de dados econômicos, como o relatório de emprego de setembro. O Federal Reserve, que cortou juros recentemente, acompanha o cenário com cautela, mas deve manter o plano de novos cortes até o fim do ano.
Uma preocupação a menos na Europa:
Para ouvir as análises na íntegra no Spotify, basta buscar Macro Review ou clicar neste link. O podcast também está disponível nas plataformas Amazon Music, Apple Podcasts, Pocket Casts, iHeartRadio e Deezer.
Não deixe de ouvir os episódios mais recentes: