• Início
  • Economia
  • Gastos deixam governo Macron em apuros | Podcast Macro Review 

Gastos deixam governo Macron em apuros | Podcast Macro Review 

Crise fiscal na França expõe dilema global de dívidas elevadas. Entenda com o Podcast de economia do C6 Bank.

Atualizado em

Tempo de leitura · 3 min

Publicado em

O novo primeiro-ministro da França, Sébastien Lecornu, indicado por Emannuel Macron, assume o desafio de aprovar um orçamento saudável para 2026, em meio a uma enorme dívida pública, um parlamento dividido e uma onda de protestos pelo país.  

No episódio #178 do Macro Review, você entende por que o desafio francês não é isolado, já que Reino Unido, Estados Unidos e outros países desenvolvidos também enfrentam dificuldades para conter déficits elevados.  

Dívida e desconfiança crescentes  

A dívida francesa já estava perto de 100% do PIB em 2019. Embora tenha recuado levemente nos anos seguintes a pandemia de Covid-19, voltou a subir a ponto de representar 114% do PIB em 2025, com chances de ultrapassar 118% até 2026, de acordo com a projeção da Comissão Europeia.  

Em um cenário como esse, o presidente Emmanuel Macron enfrenta dificuldades para aprovar um orçamento capaz de reduzir o déficit fiscal e conter o avanço do endividamento do país. 

A União Europeia já havia colocado a França, segunda maior economia do bloco, na lista de países com déficit excessivo. 

Esse procedimento é parte do esforço para garantir disciplina fiscal entre os membros e preservar a estabilidade econômica do bloco.  

No entanto, o desafio de equilibrar as receitas e despesas se tornou um problema global: 

  • No Reino Unido, o primeiro-ministro Keir Starmer enfrenta dificuldades semelhantes para moldar o orçamento, com uma dívida que já ultrapassa 100% do PIB – mais que o dobro do nível registrado antes da crise financeira de 2008.   

Além de entender de forma mais detalhada o impasse fiscal da França, você também conseguirá compreender quais são as consequências de um cenário em que tantos países apresentam dívidas elevadas.  

Entenda também no #MacroReview dessa semana  

  1. EUA: corte de juros quase certo: 

A trajetória recente da inflação americana inspira preocupação por duas razões: 

  • Os serviços não dão trégua: a inflação da categoria continua a ser o principal combustível para a piora dos preços dos EUA; 
  • Bens voltam a pressionar: os preços de bens passaram a ser uma dor de cabeça e, em agosto, tiveram alta similar à de serviços.  

2. O movimento nos mercados globais, por J.P Morgan Asset Management.; 

3. Brasil: um breve alívio para a inflação: 

Inflação tem breve alívio em agosto com deflação de 0,11%, mas serviços seguem pressionando preços; projeção do IPCA para 2026 cai para 5,2% e Selic pode recuar a 13%. 

#178 | CRISE FISCAL DERRUBA MAIS UM PREMIÊ NA FRANÇA

Para ouvir as análises na íntegra no Spotify, basta buscar Macro Review ou clicar neste link.O podcast também está disponível nas plataformas Amazon Music,Apple Podcasts,Pocket Casts,iHeartRadio e Deezer.       

Não deixe de ouvir os episódios mais recentes:      

Compartilhar