Crise fiscal na França expõe dilema global de dívidas elevadas. Entenda com o Podcast de economia do C6 Bank.
Atualizado em
O novo primeiro-ministro da França, Sébastien Lecornu, indicado por Emannuel Macron, assume o desafio de aprovar um orçamento saudável para 2026, em meio a uma enorme dívida pública, um parlamento dividido e uma onda de protestos pelo país.
No episódio #178 do Macro Review, você entende por que o desafio francês não é isolado, já que Reino Unido, Estados Unidos e outros países desenvolvidos também enfrentam dificuldades para conter déficits elevados.
A dívida francesa já estava perto de 100% do PIB em 2019. Embora tenha recuado levemente nos anos seguintes a pandemia de Covid-19, voltou a subir a ponto de representar 114% do PIB em 2025, com chances de ultrapassar 118% até 2026, de acordo com a projeção da Comissão Europeia.
Em um cenário como esse, o presidente Emmanuel Macron enfrenta dificuldades para aprovar um orçamento capaz de reduzir o déficit fiscal e conter o avanço do endividamento do país.
Esse procedimento é parte do esforço para garantir disciplina fiscal entre os membros e preservar a estabilidade econômica do bloco.
No entanto, o desafio de equilibrar as receitas e despesas se tornou um problema global:
Além de entender de forma mais detalhada o impasse fiscal da França, você também conseguirá compreender quais são as consequências de um cenário em que tantos países apresentam dívidas elevadas.
A trajetória recente da inflação americana inspira preocupação por duas razões:
2. O movimento nos mercados globais, por J.P Morgan Asset Management.;
3. Brasil: um breve alívio para a inflação:
Inflação tem breve alívio em agosto com deflação de 0,11%, mas serviços seguem pressionando preços; projeção do IPCA para 2026 cai para 5,2% e Selic pode recuar a 13%.
Para ouvir as análises na íntegra no Spotify, basta buscar Macro Review ou clicar neste link. O podcast também está disponível nas plataformas Amazon Music, Apple Podcasts, Pocket Casts, iHeartRadio e Deezer.
Não deixe de ouvir os episódios mais recentes:
Compartilhar