Como funcionam cartões com cashback? Preciso pagar anuidade?

Os cartões com cashback permitem que você receba dinheiro de volta ao fazer determinadas compras

Atualizado em

Tempo de leitura · 7 min

Publicado em

foto de cartão do c6 bank próximo a uma maquininha c6 pay, representando uma compra feita usando cartões com cashback
Os cartões com cashback permitem que você receba um reembolso de parte do valor pago

Os cartões com cashback são um grande benefício para quem quer fazer compras e economizar. Com eles, você ganha parte do dinheiro de volta nas transações que faz, podendo aproveitar da forma que preferir. Para que você consiga aproveitar essa vantagem ao máximo, preparamos este post a fim de responder a algumas questões sobre o tema. Ao final do texto, você terá aprendido:

  • O que é um cartão com cashback?
  • Como os cartões que oferecem cashback funcionam?
  • Cartões de crédito com cashback cobram anuidade?
  • Como escolher o melhor cartão com cashback para sua vida?
  • Como se organizar financeiramente para usar o cashback?
  • Cartão com cashback do C6 Bank

Cartões podem apresentar várias características e funcionar de formas bem diferentes. Descubra mais sobre eles com os seguintes textos relacionados:

O que é um cartão com cashback?

Um cartão com cashback é aquele com o qual, ao fazer uma compra elegível, o cliente recebe parte do valor da transação de volta. Se um cartão oferecer 3% de cashback por compra, por exemplo, significa que serão recebidos 3 centavos por cada real gasto na compra.

Esse cartão não precisa ser necessariamente de crédito: também há cashback para compras feitas no débito. 

cinco cartões com cashback do c6 bank de diferentes cores em formato de leque
Todos os cartões do C6 Bank contam com a vantagem do cashback

Como os cartões que oferecem cashback funcionam? 

O funcionamento varia entre cada instituição emissora. Não há necessariamente percentual fixo para o cashback: em alguns casos, a porcentagem será maior para algumas categorias específicas de produto, por exemplo.

O banco responsável é também quem decide como o dinheiro será estornado. Ele pode ir direto para a conta do cliente ou ser devolvido através de créditos, vouchers ou pontos.  

Cartões de crédito com cashback cobram anuidade?

Depende. No mercado, há muitas opções de cartões com cashback – e alguns deles cobram, de fato, a anuidade. Nesses casos, é bom avaliar se esse custo não faz com que o reembolso deixe de compensar, caso seja excessivamente alto. Por outro lado, há vários outros que contam com o benefício e não fazem a cobrança da anuidade, como é o caso de alguns dos cartões do C6 Bank.

Como escolher o melhor cartão com cashback para sua vida? 

Alguns pontos a serem analisados na hora de escolher os melhores cartões com cashback são:

  • Se há mais benefícios do cartão – programas de pontuação, custos para saque, depósito, transferências, possibilidade de personalização;
  • Renda mínima necessária, se houver;
  • Qualidade da instituição financeira de forma geral;
  • Facilidade no contato;
  • Segurança.  

Como se organizar financeiramente para usar o cashback?

O planejamento e a organização financeira sempre devem fazer parte do consumo, bem como o cuidado com as compras com o crédito a fim de assegurar de que a fatura caberá no bolso.

Uma boa sugestão para usar o cashback com tranquilidade é fazer uma separação do seu dinheiro de acordo com a finalidade dos gastos. A regra 50-30-20, por exemplo, propõe a divisão em três grupos:

  • 50% do orçamento deve ser usado para gastos essenciais, como contas, aluguel, gastos com alimentação, entre outras despesas fundamentais;
  • 30%, por sua vez, ficam separados para custos variáveis, sem os quais é possível viver com tranquilidade, mais ligados ao estilo de vida de cada pessoa. Apesar de não serem essenciais, é importante destinar uma quantia a eles – passeios, idas a restaurantes, corridas em aplicativos de carona, academia;
  • 20%, por fim, é a quantia que você pode usar para financiar projetos e atingir objetivos. Poupar para comprar um carro, pagar as prestações de um financiamento de imóvel, montar uma reserva de emergência, investir para rentabilizar seu patrimônio – as opções são inúmeras.

Cartão com cashback do C6 Bank 

O cashback no C6 Bank funciona de forma bem simples. Você pode ver o passo a passo abaixo:

  1. Primeiro, faça uma compra usando um cartão do C6 Bank para pontuar no Programa de Pontos C6 Átomos;
  2. Em seguida, toque em +Benefícios no nosso app, no menu inferior da página inicial;
  3. Depois, role a tela para baixo até encontrar “Trocar pontos”. Nesta seção, toque em “Cashback”;
  4. Você será redirecionado para um conversor que permite a troca de pontos C6 Átomos por dinheiro na conta. É possível ver o saldo em pontos C6 Átomos, bem como o cashback máximo disponível. São necessários no mínimo 100 pontos para fazer a conversão;
  5. Após definir o valor desejado, é só tocar em “Continuar” e confirmar a operação.

Após alguns minutos, você receberá um e-mail detalhando a operação e o valor será creditado diretamente na conta do cliente em até 1 hora (sujeito a análise). Não é possível selecionar outra conta: o crédito deve ser feito na conta do titular.

Além disso, temos uma novidade: agora, também disponibilizamos uma nova forma de usar seus pontos: o cashback recorrente. Essa ferramenta permite que você receba os reembolsos de forma automática todos os meses, sem precisar executar o processo toda vez.

Para ativar o recurso, é necessário acessar a área de C6 Átomos dentro do aplicativo do C6 Bank, tocar em “Cashback Átomos”, ativar a opção “Resgate recorrente” e definir o dia do mês em que prefere ter o saldo de pontos convertido em reais e creditado na conta.

Outros benefícios do C6 Átomos

C6 Átomos permite que os clientes que usarem o cartão C6 ou o cartão C6 Platinum acumulem 0,03 ponto a cada real gasto no débito e 0,05 ponto a cada real gasto no crédito. Os clientes com cartão C6 Carbon, por sua vez, conseguem até 3,5 pontos por dólar – ou valor equivalente – gasto na função crédito. 

Também é possível acumular pontos por meio do C6 Experience, programa de relacionamento que dá prêmios pelo uso de produtos e serviços do banco. Nesse caso, você precisará conquistar medalhas por meio da conclusão de missões.

Melhor ainda: o programa é totalmente gratuito e os pontos não expiram, o que significa que você pode acumular pontos por quanto tempo quiser antes de usá-los. Com eles o cliente pode, além docashback:

  • Comprar passagens aéreas na C6 Travel;
  • Trocar por mais de 60 mil produtos e serviços disponíveis na C6 Store;
  • Transferir para programas de pontos parceiros;
  • Pagar a fatura do cartão de crédito, em recurso exclusivo fruto da parceria do C6 Bank com a Mastercard.

Agora que você já sabe as vantagens dos cartões com cashback, é só ir às compras e aproveitar. No meio tempo, que tal ler outros textos como esse? Veja também:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.