O chargeback é a contestação de uma compra feita pelo cliente através da operadora do cartão; saiba mais
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Um termo que se tornou muito comum no vocabulário varejista é chargeback. Ele é o nome dado à contestação de uma compra feita pelo cliente, através da operadora do cartão de crédito ou de débito.
Ele é considerado um dos principais problemas para os empreendedores donos de um e-commerce e pode ser também um fator importante na quebra de lojas virtuais.
Para preparar o seu empreendimento para os casos de chargeback, o C6 Bank preparou este texto. Nele, você vai encontrar as respostas para as seguintes perguntas:
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O significado de chargeback é de “reversão de pagamentos”. Porém, a melhor forma de traduzir este conceito é de uma situação criada quando uma cobrança no cartão é contestada pelo titular. Com isso, há a devolução do valor.
Ele foi criado pelas operadoras de cartões para proteger seus clientes em possíveis problemas com pagamentos. Um exemplo de situação na qual o chargeback pode ser solicitado é quando a pessoa recebe um lançamento de compra em sua fatura que não foi feita por ela mesma. Conheça a seguir outras situações para pedir a contestação.
Os tipos de chargeback variam de acordo com as seguintes ocasiões:
As três ações descritas acima não são a mesma coisa, porém, na prática, todas representam o ato de retornar o valor pago ao cliente.
Como você já viu anteriormente, o chargeback é uma situação que acontece quando o cliente, através da administradora do cartão, solicita o cancelamento da transação. Veja a seguir as diferenças para reembolso e estorno:
Existem algumas medidas que você pode tomar em seu negócio para evitar o chargeback. São elas:
O contato próximo com o cliente, além de ser importante para elevar seu nível de confiança como empresa, também é uma forma de se prevenir contra golpes. Ao conversar com o consumidor, por exemplo, você pode até fazer algumas perguntar para confirmar a identidade.
Esta é uma das melhores formas de evitar transações fraudulentas. Peça uma foto do documento de identidade ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Qualquer transação com um valor muito acima do que está acostumado a vender na sua loja deve acender um alerta. Por segurança, faça um documento para estes casos que deve ser assinado pelo cliente e conter informações de contato e os quatro últimos números do cartão.
Nesse caso, para confirmar que o endereço cadastrado realmente existe, você pode usar sites de busca.
Quem precisar de transportadoras para entregar suas mercadorias, pode solicitar o recibo de entrega para comprovar que ela foi feita pela empresa.
É imprescindível ser totalmente transparente com o consumidor. Portanto, caso suspeite de algum atraso na entrega, comunique o cliente. Uma alternativa para este caso é fornecer o código de rastreamento para que ele consiga verificar quando a mercadoria saiu da sua loja e quanto tempo demorará até o seu destino.
Criar canais de comunicação de fácil acesso em sua plataforma de vendas pode ajudar a reduzir o número de contestações. Com eles você pode resolver um problema mais rapidamente, por exemplo.
Sim, é possível reverter o chargeback. Porém, para comprovar que a compra realmente foi feita e evitar o estorno dos valores é preciso enviar os seguintes documentos:
As contestações de compra podem acontecer mesmo com todas as medidas de segurança garantidas no processo de venda do seu negócio. Em situações como essas, o C6 Bank é responsável por fazer a intermediação da análise com a bandeira do cartão do cliente que solicitou o estorno da compra.
O chargeback não é um crime, mas sim um direito do consumidor. Isso porque é uma prática com o objetivo de proteger os clientes de fraudes, golpes e cobranças indevidas, na qual há a garantia da devolução do dinheiro.
Porém, como muitos criminosos podem se aproveitar deste processo, a análise por parte dos bancos é fundamental para a conclusão do chargeback.
Agora, você já sabe o que é chargeback, quais os casos nos quais pode ser feita a solicitação e até mesmo como evitar a contestação das compras. O próximo passo é incrementar os processos de segurança da sua empresa para evitar golpes.
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Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.
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