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Como vender pela internet com base no comportamento do consumidor

Para conseguir a conversão no e-commerce, é preciso mais do que simplesmente estar presente nesse ambiente digital

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Tempo de leitura · 6 min

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e-commerce no Brasil movimentou R$ 225 bilhões em 2024, segundo dados registrados no Dashboard de Comércio Eletrônico Nacional. Por conta desse crescente desenvolvimento, esse modelo de negócio chama cada vez mais a atenção de empreendedores que querem ingressar ou expandir sua atuação online. Porém, a dúvida sobre como vender pela internet de forma efetiva e segura ainda faz com que muitos adiem a entrada no mundo digital.  

Hoje, conhecer as plataformas e ferramentas disponíveis que apoiam no dia a dia desse negócio é importante. Mas ainda mais essencial é entender como e porque as pessoas compram online e, assim, adaptar a operação para atender a esses padrões, sem deixar de considerar o próprio público. 

Neste texto, tenha um panorama inicial sobre como começar a vender pela internet com dicas práticas. Além disso, conheça os padrões de consumo observados nesse ambiente, bem como as tendências que devem guiar os negócios virtuais nos próximos anos. 

Leia também para entender mais sobre tudo o que permeia a consolidação de uma empresa: 

Por que é vantajoso vender pela internet em 2025? 

O comércio eletrônico, que antes era visto como um canal secundário, hoje representa uma das maiores oportunidades para empreendedores que desejam se destacar no mercado digital. E não é para menos, como mostram dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm): em 2024, foram mais de 91 milhões de compradores que fizeram 414 milhões de pedidos, com ticket médio de R$ 492,38. 

Já a expectativa para 2025 e 2026 é ainda maior. Afinal, segundo a pesquisa E-commerce Trends 2026, 88% dos consumidores compram online todo mês e 59% planejam aumentar esse hábito nos próximos 12 meses. 

Somado ao amplo acesso a diferentes públicos, esse modelo de negócios online ainda tem outros atrativos, como: 

  • Baixo investimento inicial; 
  • Rápida implementação; 
  • Escalabilidade; 
  • Autonomia; 
  • Possibilidade de vendas em qualquer dia e hora. 

Vale mencionar que o ambiente digital também passou por muitos avanços nos últimos anos com a digitalização, o que resultou em operações facilitadas através dos meios de recebimento, venda e entrega.  

Por onde começar a vender pela internet? 

Agora, depois de estabelecer a relevância do comércio eletrônico, entenda em um guia prático como vender produtos pela internet. 

1. Escolha o que vender (e para quem) 

O primeiro passo no planejamento de como vender pela internet é definir o nicho de atuação. Nesse momento, é interessante observar tendências de mercado, demanda, ticket médio e concorrência, já que isso pode ajudar a identificar oportunidades promissoras.  

Como exemplo, na E-commerce Trends 2026, entre as categorias mais compradas online estão roupas (60%), calçados (46%), artigos de higiene e beleza (41%) e eletrônicos (40%). 

Além disso, a análise do público-alvo também é essencial para entender os produtos mais relevantes, bem como quais canais de comunicação e venda usar. Nesse sentido, a pesquisa aponta que Google, sites de reclamação e comparação de preços, bem como as redes sociais são os principais locais onde se inicia a busca por produtos. 

2. Estruture sua operação  

Para começar a vender online, é preciso montar uma estrutura básica que englobe: 

  • Plataforma de vendas: escolha algumas frentes de atuação, e considere marketplace, loja virtual própria e redes sociais; 
  • Formas de recebimento: é recomendável oferecer opções como Pix, cartão de crédito (parcelado e à vista), cartão de débito e boletos, que são alguns dos meios preferidos pelos consumidores. Inclusive, a Conta PJ do C6 Bank é uma opção robusta e ágil para lojistas, com Pix gratuito e ilimitado, bem como a emissão de boletos individuais; 
  • Estoque e envio: comece com um modelo simples e escalável. É possível trabalhar com estoque próprio, centros de distribuição ou ainda com dropshipping, no qual o vendedor atua como intermediário, que recebe e repassa o pedido ao fornecedor. 

3. Crie um canal de comunicação 

No comércio eletrônico, estabelecer uma relação de confiança com o cliente é ainda mais crucial, já que é um ambiente de alta competitividade e suscetível a fraudes e golpes.  

Ao seguir as tendências do consumidor, o uso de múltiplos canais é recomendado. Algumas das sugestões são: 

  • Redes sociais para divulgação e relacionamento; 
  • WhatsApp Business para atendimento direto e ágil resolução de problemas; 
  • E-mail marketing para alertas, promoções e oferta de serviços pós-venda. 

Uma comunicação transparente e humanizada pode ser o diferencial para conquistar a fidelização, especialmente no atual momento de maturidade digital do consumidor brasileiro.  

O que o comportamento do consumidor diz sobre como vender online? 

Com a crescente digitalização dos últimos anos, mesmo quem está a mais tempo no comércio eletrônico precisa se atualizar constantemente. E, nesse sentido, um dos pontos essenciais para conseguir a conversão no e-commerce é entender o comportamento dos consumidores.  

Um dos principais insights trazidos pela pesquisa E-commerce Trends 2026 é justamente que o consumidor digital atual é mais exigente, informado e conectado e, por este motivo, os vendedores precisam se adaptar. Há menos tolerância para quem entrega apenas o básico e a compra é decidida não só pelo preço, mas pela praticidade, pela possibilidade de entrega rápida e por uma boa experiência, no geral. 

O que evitar ao vender pela internet? 

Ao considerar as melhores práticas sobre vender pela internet e as novas exigências dos consumidores, existem alguns erros que devem ser evitados para manter a boa reputação da loja, como: 

  • Ignorar o frete: valores altos e falta de políticas explícitas de envio afastam compradores; 
  • Atrasar os envios: prazos longos ou descumpridos comprometem a confiança do consumidor e geram avaliações negativas; 
  • Oferecer poucos meios de pagamento: limitar opções pode reduzir as chances de conversão; 
  • Ausentar-se no pós-venda: falta de suporte após a compra gera insatisfação e dificulta a fidelização; 
  • Desconsiderar feedbacks: é preciso monitorar a experiência do cliente e atuar em prol de melhorias e inovações, ao invés de ignorar recomendações e sugestões. 

Como a Conta PJ do C6 Bank ajuda sua loja a vender mais e melhor? 

Conta PJ do C6 Bank oferece diversas soluções financeiras que otimizam a operação de quem vende pela internet, como por exemplo: 

  • Pix gratuito e ilimitado: para agilidade e economia no recebimento e em envios; 
  • Liquidação D+0: boletos pagos até 13h30 são compensados no mesmo dia, o que melhora a liquidez e o fluxo de caixa; 
  • Antecipação de recebíveis: gestão de caixa inteligente para quem vende parcelado. 

Com essas facilidades à disposição, é possível gerar links de pagamento com Pix para vender via redes sociais e receber instantaneamente na sua Conta PJ. E um vendedor que teria que aguardar o recebimento de R$ 5.000 em vendas parceladas, pode antecipar esse dinheiro e aproveitá-lo para repor estoque ou aproveitar outras oportunidades.  

Então, a jornada de recebimento com a Conta PJ do C6 Bank é simples: 

  1. Cliente faz a compra;
  2. Paga via PIX, boleto ou cartão;
  3. Valor cai na conta PJ;
  4. Empreendedor tem acesso imediato para reinvestir.

Venda com estratégia, com base no que o consumidor realmente quer 

Vender pela internet em 2025 exige muito mais do que a simples presença digital, seja em site próprio ou em um marketplace. É necessário compreender o comportamento do consumidor e se adaptar para oferecer uma experiência de compra eficiente, dentro dos novos padrões.  

Assim, ao planejar como vender pela internet, é importante também analisar e contratar boas soluções financeiras para impulsionar o negócio. A Conta PJ do C6 Bank é um apoio estratégico para atuar nesse ambiente digital com praticidade, segurança e mais controle do fluxo de caixa. 

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