Para conseguir a conversão no e-commerce, é preciso mais do que simplesmente estar presente nesse ambiente digital
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O e-commerce no Brasil movimentou R$ 225 bilhões em 2024, segundo dados registrados no Dashboard de Comércio Eletrônico Nacional. Por conta desse crescente desenvolvimento, esse modelo de negócio chama cada vez mais a atenção de empreendedores que querem ingressar ou expandir sua atuação online. Porém, a dúvida sobre como vender pela internet de forma efetiva e segura ainda faz com que muitos adiem a entrada no mundo digital.
Hoje, conhecer as plataformas e ferramentas disponíveis que apoiam no dia a dia desse negócio é importante. Mas ainda mais essencial é entender como e porque as pessoas compram online e, assim, adaptar a operação para atender a esses padrões, sem deixar de considerar o próprio público.
Neste texto, tenha um panorama inicial sobre como começar a vender pela internet com dicas práticas. Além disso, conheça os padrões de consumo observados nesse ambiente, bem como as tendências que devem guiar os negócios virtuais nos próximos anos.
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O comércio eletrônico, que antes era visto como um canal secundário, hoje representa uma das maiores oportunidades para empreendedores que desejam se destacar no mercado digital. E não é para menos, como mostram dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm): em 2024, foram mais de 91 milhões de compradores que fizeram 414 milhões de pedidos, com ticket médio de R$ 492,38.
Já a expectativa para 2025 e 2026 é ainda maior. Afinal, segundo a pesquisa E-commerce Trends 2026, 88% dos consumidores compram online todo mês e 59% planejam aumentar esse hábito nos próximos 12 meses.
Somado ao amplo acesso a diferentes públicos, esse modelo de negócios online ainda tem outros atrativos, como:
Vale mencionar que o ambiente digital também passou por muitos avanços nos últimos anos com a digitalização, o que resultou em operações facilitadas através dos meios de recebimento, venda e entrega.
Agora, depois de estabelecer a relevância do comércio eletrônico, entenda em um guia prático como vender produtos pela internet.
O primeiro passo no planejamento de como vender pela internet é definir o nicho de atuação. Nesse momento, é interessante observar tendências de mercado, demanda, ticket médio e concorrência, já que isso pode ajudar a identificar oportunidades promissoras.
Como exemplo, na E-commerce Trends 2026, entre as categorias mais compradas online estão roupas (60%), calçados (46%), artigos de higiene e beleza (41%) e eletrônicos (40%).
Além disso, a análise do público-alvo também é essencial para entender os produtos mais relevantes, bem como quais canais de comunicação e venda usar. Nesse sentido, a pesquisa aponta que Google, sites de reclamação e comparação de preços, bem como as redes sociais são os principais locais onde se inicia a busca por produtos.
Para começar a vender online, é preciso montar uma estrutura básica que englobe:
No comércio eletrônico, estabelecer uma relação de confiança com o cliente é ainda mais crucial, já que é um ambiente de alta competitividade e suscetível a fraudes e golpes.
Ao seguir as tendências do consumidor, o uso de múltiplos canais é recomendado. Algumas das sugestões são:
Uma comunicação transparente e humanizada pode ser o diferencial para conquistar a fidelização, especialmente no atual momento de maturidade digital do consumidor brasileiro.
Com a crescente digitalização dos últimos anos, mesmo quem está a mais tempo no comércio eletrônico precisa se atualizar constantemente. E, nesse sentido, um dos pontos essenciais para conseguir a conversão no e-commerce é entender o comportamento dos consumidores.
Um dos principais insights trazidos pela pesquisa E-commerce Trends 2026 é justamente que o consumidor digital atual é mais exigente, informado e conectado e, por este motivo, os vendedores precisam se adaptar. Há menos tolerância para quem entrega apenas o básico e a compra é decidida não só pelo preço, mas pela praticidade, pela possibilidade de entrega rápida e por uma boa experiência, no geral.
Ao considerar as melhores práticas sobre vender pela internet e as novas exigências dos consumidores, existem alguns erros que devem ser evitados para manter a boa reputação da loja, como:
A Conta PJ do C6 Bank oferece diversas soluções financeiras que otimizam a operação de quem vende pela internet, como por exemplo:
Com essas facilidades à disposição, é possível gerar links de pagamento com Pix para vender via redes sociais e receber instantaneamente na sua Conta PJ. E um vendedor que teria que aguardar o recebimento de R$ 5.000 em vendas parceladas, pode antecipar esse dinheiro e aproveitá-lo para repor estoque ou aproveitar outras oportunidades.
Então, a jornada de recebimento com a Conta PJ do C6 Bank é simples:
Vender pela internet em 2025 exige muito mais do que a simples presença digital, seja em site próprio ou em um marketplace. É necessário compreender o comportamento do consumidor e se adaptar para oferecer uma experiência de compra eficiente, dentro dos novos padrões.
Assim, ao planejar como vender pela internet, é importante também analisar e contratar boas soluções financeiras para impulsionar o negócio. A Conta PJ do C6 Bank é um apoio estratégico para atuar nesse ambiente digital com praticidade, segurança e mais controle do fluxo de caixa.
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