• Início
  • Seu Bolso
  • Férias fora do Brasil? Descubra como economizar em viagens internacionais

Leitura de 7 min

Férias fora do Brasil? Descubra como economizar em viagens internacionais

Saiba como aproveitar ainda mais seu período de férias no exterior de maneira mais econômica.

Atualizado em

Se você está planejando passar suas férias fora do Brasil, saber como economizar na viagem pode ser um fator determinante. Esse período é um ótimo momento para você viver aventuras, descobrir novos destinos, conhecer outras pessoas, vivenciar diferentes culturas e criar muitas memórias, seja só ou com família e amigos.  

Saiba como economizar em uma viagem para o exterior.

Entretanto, muitas pessoas se preocupam com o quanto irão gastar em suas viagens internacionais. Pensando nisso, o time do C6 Bank preparou este conteúdo para você saber como explorar diferentes destinos e conhecer maneiras de economizar durante suas férias.   

Descubra os tópicos que você encontrará durante a sua leitura: 

  • 10 dicas para economizar em viagens internacionais; 
  • 1. Planeje tudo com antecedência; 
  • 2. Acompanhe os preços das passagens áreas e hospedagens; 
  • 3. Faça uso do programa de pontos para comprar passagens; 
  • 4. Pesquise por hospedagens em conta; 
  • 5. Use uma conta internacional; 
  • 6. Crie um roteiro balanceado com atrações pagas e gratuitas; 
  • 7. Organize o roteiro para evitar gastos com transporte público
  • 8. Privilegie a baixa temporada; 
  • 9. Explore os restaurantes mais afastados dos pontos-turísticos; 
  • 10. Diminua a bagagem. 

Além disso, não deixe de ler outros conteúdos do C6 Bank com dicas para economizar e se planejar para diferentes tipos de viagens: 

  1. Dicas de viagem para feriado prolongado: destinos, atrações e preços 
  2. Checklist de viagem internacional e nacional: o que não pode faltar? 
  3. Descubra formas de acumular milhas: pontos que rendem mais 

10 dicas para economizar em viagens internacionais 

Seja para Europa, dentro da América ou em países do continente africano, economizar é sempre algo possível em uma viagem. Mas, para isso, é importante fazer um bom planejamento para que você saiba como economizar na viagem e, ao mesmo tempo, consiga aproveitar os destinos que deseja conhecer e volte para casa com muitas histórias e momentos incríveis na bagagem. 

Por isso, separamos 10 dicas que irão fazer com que seu período de descanso seja divertido, mas ainda assim, financeiramente inteligente.  

Como Economizar em Viagem de Férias no Exterior - Imagem da Sky Costanera no Chile.
Sky Costanera no Chile.

1. Planeje com antecedência  

O primeiro passo para economizar em uma viagem para o exterior, é fazer um planejamento antecipado. Pesquise os valores das principais atrações que deseja visitar e, se possível, compre ingressos antecipadamente. Dessa forma, você conseguirá equilibrar os seus gastos e ter uma ideia do quanto poderá despender durante suas férias.  

2. Acompanhe os preços das passagens áreas e hospedagens 

Os preços das passagens e hospedagens podem variar bastante. Então, ao decidir o local para onde deseja ir, comece a acompanhar a média de valores do mercado. Assim, é possível que você encontre opções mais em conta e aumente sua reserva para passeios e compras. 

3. Faça uso do programa de pontos para comprar passagens 

Atualmente, diferentes empresas oferecem planos de pontos no cartão de crédito para que seus clientes possam trocar por passagens áreas. Com o C6 Bank, por meio do programa de pontos Átomos C6 Átomos, você consegue acumular pontos sem custos adicionais e sem precisar fazer nenhum cadastro e ainda trocar seus pontos para o seu programa de milhagem preferido. 

Para aproveitar esse benefício, basta usar o seu cartão e aproveitar os pontos que não expiram. Conheça mais! 

4. Pesquise por hospedagens em conta 

Com as diferentes plataformas de hospedagens, escolher o lugar onde ficar hospedado se tornou muito mais fácil e, claro, mais barato. Por meio delas, é possível escolher entre hotéis, pousadas, casas, apartamentos ou moradias compartilhadas. Essa escolha representa uma economia bastante considerável durante a sua viagem, já que eventualmente você poderá contar também com refeições e lavanderias já inclusas no pacote.  

5. Use uma conta internacional 

Se você vai viajar para países da Europa, por exemplo, usar uma conta internacional é uma ótima alternativa para você economizar. Isso porque você consegue aproveitar a isenção de tarifas, fazer transações diretamente na moeda estrangeira, além da conversão instantânea.  

Então, se você ainda não tem uma conta internacional, faça a abertura antes das suas férias chegarem. Para isso, você pode contar com a C6 Conta Global.  

6. Crie um roteiro balanceado com atrações pagas e gratuitas 

Diversos países oferecem atrações e passeios gratuitos para os turistas. Então, na hora de traçar o seu roteiro de viagem, considere opções tanto pagas quanto aquelas que você pode fazer sem gastar seu dinheiro. 

Nos Estados Unidos, por exemplo, você pode aproveitar uma ótima tarde no Central Park. Se o destino escolhido é a Europa, você pode conhecer o Arco do Triunfo na França, o Vondelgarten na Holanda ou Panteão de Roma, na Itália de forma gratuita.  

7. Organize o roteiro para evitar gastos com transporte público 

Depois de traçar seu roteiro de destinos que deseja visitar, procure por opções que ofereçam tour grátis. Para isso, você pode usar diversas plataformas e aplicativos e descobrir quais são os passeios que podem ser feitos a pé. Assim, você consegue economizar e usar seu dinheiro em outras atrações que fiquem exigem maior deslocamento.  

Procure por trilhas e caminhadas em pontos turísticos.

8. Privilegie a baixa temporada 

Viajar na alta temporada pode ser uma escolha bastante tentadora. Mas, se você quer economizar, escolha viajar na baixa temporada. Isso porque os pontos turísticos estarão mais vazios e você poderá aproveitar os melhores preços de hospedagens, passeios e passagens áreas e gastará menos.  

9. Explore os restaurantes mais afastados dos pontos turísticos 

Separe um período para visitar os restaurantes renomados que você deseja conhecer. Depois, procure por opções que fiquem mais afastadas dos principais pontos turísticos e das grandes cidades. Dessa forma, além de conhecer os lugares que estão na sua rota, você também consegue economizar uma boa quantia com alimentação.  

10. Diminua a bagagem 

Antes de fazer as malas, é importante saber que a bagagem despachada pode comprometer parte do seu orçamento. Assim, para aproveitar as passagens mais baratas, separe somente o essencial e opte pela mala de mão. Para acertar nesse momento, siga as dicas: 

  • Escolha uma mala que tenha um material mais flexível; 
  • Aposte nas peças de roupa que combinem com a maior parte dos passeios que você irá fazer; 
  • Use pequenos frascos para levar os produtos de higiene pessoal, assim, você consegue viajar apenas com a quantidade necessária; 
  • Vista as roupas mais pesadas para ocupar menos espaço. 

Assim, além de ter uma mala muito mais leve, você consegue aproveitar o dinheiro que seria usado para o despacho, para fazer outras atividades. 

Produtos do C6 Bank para usar durante sua viagem 

Agora que você já sabe como economizar na viagem sem precisar abrir mão dos passeios que deseja fazer, você pode contar com a C6 Conta Global. Com ela, é possível fazer remessas em dólar ou euro em qualquer hora do dia. Além de facilitar suas compras com um cartão de débito internacional que pode ser usado fisicamente ou de forma on-line. 

Vale ressaltar que não há incidência de custos e tarifas e você economiza até 8% nos seus gastos internacionais em comparação ao cartão de crédito internacional. Clique aqui para saber mais e aproveitar todos os benefícios dessa modalidade.  

Outra forma de economizar é por meio dos pontos C6 Átomos, que podem ser transferidos para programas parceiros ou utilizados na compra de passagens. E vale ressaltar que, caso você tenha milhas, é necessário declará-las no Imposto de Renda 2024. Para ajudar neste processo, abaixo, disponibilizamos um conteúdo com o passo a passo para a declaração: 

Como Declarar Milhas no Imposto de Renda 2024?   

Não perca outros conteúdos que também podem ser interessantes para sua viagem internacional: 

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.