• Início
  • Seu Bolso
  • Dicas de viagem para feriado prolongado: destinos, atrações e preços

Leitura de 10 min

Dicas de viagem para feriado prolongado: destinos, atrações e preços

O feriado prolongado em 12 outubro se aproxima, por esse motivo separamos opções de destinos e dicas de organização financeira para quem deseja viajar

Atualizado em

O ano de 2023 foi recheado de feriados prolongados e boas oportunidades não faltaram para viajar com a família e amigos. O segundo semestre ainda reserva algumas chances para embarcar em um avião, conhecer lugares incríveis e, o melhor, descansar.

viagem feriado prolongado  mulher com longos cabelos negros de biquini preto tomando sol, fundo da imagem é composto pelo céu com nuvens
Leia nossas dicas e embarque em sua próxima aventura.

Seja acompanhado ou sozinho, os dias de folga devem ser bem aproveitados. Visitar novas regiões, mesmo que rapidamente, possibilita que você mergulhe em culturas diferentes e crie memórias especiais. Mas, como se planejar para viver uma ótima viagem, especialmente em aspectos financeiros?

Neste texto, vamos compartilhar dicas para organizar seus gastos e evitar possíveis imprevistos, além de dar sugestões de destinos:

  • Como fazer o planejamento para uma viagem curta?
  • Como economizar em moedas estrangeiras e passagens
  • 11 destinos imperdíveis para passar o feriado prolongado

Se você gosta de viajar e viver novas aventuras, separamos alguns guias de viagens exclusivos:

Como fazer o planejamento para uma viagem curta?

O feriado prolongado é o momento ideal para uma viagem curta. A praticidade precisa ser uma das suas grandes aliadas para que tudo dê certo. Mesmo em cima da hora, o melhor a se fazer é: planejar. Isso porque organizar gastos com hospedagem e elaborar um roteiro das atrações que deseja conhecer é um caminho para possibilitar uma experiência mais confortável e tranquila.

viagem feriado prolongado - Portugal -  painel com típica azulejaria portuguesa com uma pessoa parada ao lado de um semáforo

Assim, para que tudo ocorra da melhor forma em sua viagem, organize os seguintes pontos:

  1. Entenda quais são suas expectativas para esse feriado. Aqui, é importante considerar se você deseja ter uma aventura gastronômica, para conhecer a culinária e restaurantes locais, ou se prefere uma opção mais natural com direito a trilhas;
  2. Determine se vai sozinho, em casal ou com amigos e família. Isso porque a quantidade de pessoas é um fator determinante para os gastos;
  3. Defina um destino de acordo com suas expectativas e desejo dos demais viajantes. Lembrando que é fundamental escolher regiões próximas, para evitar ficar muito tempo no trânsito ou em um avião. Também não deixe de começar a considerar os valores, já que, neste caso, passagens compradas em cima da hora tendem a apresentar preços elevados;
  4. Monte seu orçamento e não desconsidere eventualidades . Aqui, você precisa contabilizar todos os custos: passagens ou gasolina, hospedagens, atrações, alimentação, seguro e demais itens que deseja levar na mala. Ainda é necessário separar uma quantia para possíveis imprevistos. E não se esqueça de verificar se o período é de alta ou baixa temporada, porque isso determina se os preços no local estarão elevados demais ou não;
  5. Crie um roteiro a partir do orçamento disponível para viagem: para garantir que sua estadia seja muito bem aproveitada, decida quais atrações quer conhecer e monte um roteiro com museus, restaurantes e lugares que deseja visitar;
  6. Compre ingressos para atrações locais com antecedência: isso pode evitar a necessidade de pegar filas e o risco de as entradas esgotarem.

Como economizar em moedas estrangeiras e passagens

Viajar é uma experiência incrível, mas que exige alguns cuidados para não pagar caro quando poderia estar economizando. Conheça algumas dicas para economizar em moedas estrangeiras e passagens.

viagem feriado prolongado  itens de viagem sobre a cama óculos de sol, celular, mochila marrom de tecido, revista , notebook

Para economizar com dólar e euro:

  • Evite o câmbio no aeroporto: as taxas de câmbio costumam ser menos favoráveis;
  • Use uma conta internacional: alguma delas têm taxas menores, como a conta C6 Conta Global com IOF de 1,1% e spread de câmbio mais flexível;
  • Se precisar usar o cartão de crédito no exterior, prefira os que têm taxas de câmbio menores: alguns cartões oferecem taxas mais baixas e não cobram por transação estrangeira.

Para economizar em passagem aérea:

  • Não compre a primeira passagem que aparecer na tela: faça uma pesquisa e tente pescar algumas oportunidades e ofertas, mesmo que em cima da hora;
  • Seja flexível com horários e datas: voar durante a semana e em horários menos favoráveis pode diminuir o valor total a ser pago;
  • Faça uso de pontos e milhas: uma das melhores formas de economizar na passagem é não usar seu dinheiro para comprá-las. Se você estiver acumulando pontos em um programa de fidelidade, como o Programa de Pontos C6 Átomos do C6 Bank, ou contar com milhas disponíveis, utilize-os.

11 destinos imperdíveis para passar o feriado prolongado

Agora que você sabe como planejar uma viagem curta para o feriado prolongado, falta apenas conhecer quais são os destinos mais populares e mais recomendados para aproveitar esse momento. Separamos 11 sugestões que representam tanto o Brasil quanto o exterior. Conheça cada uma delas abaixo:

Destinos nacionais

Rio de janeiro

O Rio de Janeiro pode ser uma boa opção para quem gosta de estar em contato com o mar. O Rio é conhecido por ter praias deslumbrantes tanto no centro da cidade quanto em localidades mais afastadas, como a Região dos Lagos. Um passeio a pé pode levar turistas a museus, cafés e restaurantes acolhedores, que oferecem o melhor da culinária local, desde a tradicional feijoada até pratos de frutos do mar frescos. Além das famosas praias, é possível conhecer pontos-turísticos famosos, o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e a Floresta da Tijuca.

rio de janeiro | cidade vista de cima, mar, barcos e prédios da cidade
Rio de Janeiro.

Salvador

É uma alternativa para viver um momento único, rico em história e cultura. O Pelourinho, Patrimônio Mundial da UNESCO, é o local que as pessoas mais querem conhecer quando desembarcam na cidade. Além disso, Salvador oferece uma vibrante cena musical e a possibilidade de estar em contato com o mar e a natureza.

Foz do Iguaçu

É um paraíso natural para quem ama viagens em contato com o verde. Além das famosas Cataratas do Iguaçu, turistas podem visitar o Parque das Aves, o Parque Nacional do Iguaçu e a Usina Hidrelétrica de Itaipu.

foz do iguaçu cataratas
Foz do Iguaçu.

Gramado

Gramado: é um destino favorito entre casais há muitos anos. A arquitetura de estilo europeu conquista quem está de passagem e preferir andar pelas ruas é uma alternativa para quem deseja observar atentamente a beleza da Serra Gaúcha. A cidade também é um destino popular para os amantes de vinho, com várias vinícolas nas proximidades.

Destinos Internacionais

Buenos Aires, Argentina

A capital da Argentina apresenta uma arquitetura europeia, o que pode deixar passeios caminhando muito mais atrativos. A cena de tango é forte e permite que visitantes tenham um contato único com a cultura local. Além disso, sua culinária oferece pratos deliciosos em todas as refeições. O bairro histórico de San Telmo e o famoso Teatro Colón são opções recomendadas para compor um roteiro de viagem.

Floralis Genérica  Argentina  escultura e uma flor estilizada composta de pétalas de metal
Floralis Genérica, Argentina.

Ainda vale ressaltar que, devido à valorização do real frente ao peso, o orçamento da viagem tende a ser muito em conta para brasileiros.

Santiago, Chile

Santiago oferece uma mistura de atrações naturais e urbanas e fica localizada na Cordilheira dos Andes. O centro histórico da cidade é o local favorito de muitos turistas. A região é uma ótima opção para amantes de vinho e a viagem pode ser uma oportunidade para visitar as vinícolas das proximidades. Quem conhece o local costuma dizer que é impossível passar por lá e não perder o ar com as vistas do Cerro San Cristóbal.

Machu Picchu, Peru

Machu Picchu é um antigo sítio inca que costuma despertar o interesse de quem prefere uma viagem mais histórica. Vale dizer que as atrações desse local são umas das mais famosas do mundo devido a sua importância cultural. Nos passeios é possível conhecer ruínas, aprender sobre a história inca e desfrutar a paisagem natural impecável, desenhada por suas montanhas circundantes.

Vale Sagrado dos Incas | Peru | montanhas e ruínas
Vale Sagrado dos Incas, Peru.

Cidade do México, México

A Cidade do México também é uma região que pode agradar quem prefere turismo histórico, já que é conhecida por ser um centro de cultura. O Museu Frida Kahlo é uma boa dica de visitação e o antigo sítio asteca de Teotihuacan conta a história de sua construção para quem o conhece. Ainda é possível aproveitar a autêntica culinária mexicana.

Nova York, EUA

Se você gosta do estilo “cidade que nunca dorme”, essa é uma boa opção. NY costuma ter um lugar especial para todos os seus visitantes, já que consegue oferecer de tudo um pouco. Entre os pontos turísticos mais conhecidos, Times Square, Museu de Arte Moderna (MoMA) e Broadway são grandes concorrentes do topo entre os favoritos.

Nova York - Empire State Building - Esta estrutura imensa de arranha-céus se ergue contra o horizonte, destacando-se com sua arquitetura
Empire State Building, Nova York.

Washington, D.C, EUA

Washington é um destino histórico que costuma agradar amantes de história. Entre as principais atrações é possível citar a Casa Branca e o Museu Nacional do Ar e Espaço.

São Francisco, EUA

É uma viagem que proporciona grande contato com a diversidade, desde culinária a opções do que fazer e conhecer. Entre os elementos que a fazem um lugar famoso, a Ponte Golden Gate é uma delas.

ponte golden gate - ponte vermelha extensa que possibilita a passagem de carros sobre um mar azul
Ponte Golden Gate, São Francisco.

Precisa de uma conta internacional para viajar?

Agora que você descobriu novas formas de aproveitar seus feriados prolongados, o próximo passo é marcar sua viagem. Nós do C6 Bank levamos muito a sério o conforto e segurança de nossos clientes e, para ajudar em viagens para exterior, lançamos a C6 Conta Global, conta internacional do C6 Bank, que oferece:

  • Câmbio para dólar e euro de forma instantânea;
  • Aportes 24h;
  • Mais economia frente às opções tradicionais.

Quer saber como abrir uma C6 Conta Global e economizar nas próximas viagens internacionais? Clique nesse link e você terá acesso a um conteúdo especial sobre todas as vantagens e processo de abertura.

Não deixe de ler os conteúdos complementares que selecionamos para você:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.