Leitura de 5 min

Como funciona o consórcio? Vale a pena fazer um?

Descubra como o consórcio pode ser uma ferramenta financeira interessante na hora conquistar seus objetivos.

Atualizado em

Ao fazer planos que envolvem uma quantidade de dinheiro mais elevada, como comprar um imóvel, por exemplo, é importante entender qual a melhor forma de fazer sua aquisição sem comprometer o orçamento em demasia. Nesse sentido, o consórcio surge como uma estratégia bastante usada tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas. Isso porque ela se mostra uma alternativa bastante equilibrada para a conquista de bens materiais.  

Mulher branca de cabelos médios, sentada atrás de uma mesa com um notebook, blazer bege, apertando a mão de um homem simbolizando um acordo de como fazer um consórcio
Saiba como fazer um consórcio.

Se você ainda não sabe como funciona o consórcio e quer saber se esta é uma alternativa viável, o time do C6 Bank preparou um conteúdo completo para você tirar suas principais dúvidas sobre o assunto.  

Durante a sua leitura, você encontrará os seguintes tópicos: 

  • O que é um consórcio? 
  • Como funciona o consórcio? 
  • Tipos de consórcio; 
  • Grupo de consórcio; 
  • O que é e como funciona o lance em um consórcio? 
  • O que significa consórcio contemplado? 
  • Consórcio tem juros? Quais são os custos totais? 
  • “Parei de pagar o consórcio e agora?” 
  • Como fazer um consórcio? 

Confira outros conteúdos que podem ajudar você a comprar um imóvel e se planejar financeiramente:  

  1. Entenda a diferença entre consórcio e financiamento 
  2. Entenda se comprar uma casa é a melhor opção para você 
  3. Qual o melhor método para juntar dinheiro? 

O que é um consórcio? 

O consórcio é uma modalidade de compra usada por pessoas que desejam adquirir um determinado bem, mas não têm disponíveis recursos próprios suficientes naquele momento. Assim, é formada uma poupança conjunta com outros indivíduos que também têm o mesmo objetivo. 

Assim, mensalmente, os integrantes do grupo fazem suas contribuições dentro de um período contratado e gradualmente recebem o crédito para fazer a aquisição do bem. 

Como funciona o consórcio? 

Os grupos são dirigido por uma administradora especializada nesse tipo de produto, assim, ela se torna responsável por cuidar do patrimônio arrecadado. 

Como dito anteriormente, todos os participantes do grupo fazem suas contribuições mensalmente. Para definir quem poderá acessar a carteira de crédito, é feito um sorteio entre os contribuintes por meio da loteria federal. Vale a pena ressaltar que, até o fim do contrato, todos os membros são contemplados.  

Tipos de consórcio 

Existem diferentes tipos de consórcio, porém, os principais são: 

  • Veículos; 
  • Imóveis; 
  • Serviços e eletroeletrônicos. 

Grupo de consórcio 

O grupo de consórcio nada mais é do que uma associação formada com o objetivo de adquirir um determinado bem ou serviço. Todos os integrantes se comprometem a pagar uma determinada quantia por mês. 

Essa quantia é chamada de “cota” e é usada para que todos os participantes possam conquistar o que foi escolhido em conjunto no contrato.  

Não podemos esquecer que essa associação pode ser formada por pessoas físicas ou pessoas jurídicas.  

O que é e como funciona o lance em um consórcio 

Se algum integrante do grupo não quer esperar até o fim do prazo estipulado no contrato, é possível dar um lance. Em outras palavras, se trata de fazer um pagamento maior do que o acordado para aquele mês. 

Assim, quanto maior for o lance, maiores são as chances de ser o contemplado no sorteio antes da data acordada para o fim do consórcio.  

O que significa consórcio contemplado? 

É chamado de “consórcio contemplado” quando um dos integrantes do grupo tem sua carteira de crédito escolhida, seja por sorteio ou pelo lance ofertado por ele. Dessa forma, o participante pode adquirir o bem estipulado no contrato, mesmo antes da data de vencimento.

Consórcio tem juros? Quais são os custos totais? 

Antes de contratar qualquer serviço, é extremamente relevante entender quais são os custos envolvidos. Assim, é possível fazer um planejamento financeiro muito mais eficiente. 

Nesse sentido, ao fazer um consórcio, as principais taxas que costumam cobradas são: 

  • Taxa de administração; 
  • Fundo de reserva; 
  • Seguro; 
  • Seguro de vida; 
  • Taxa de adesão. 

Vale a pena ressaltar que, dentre todas essas, há o reajuste, aplicado para proteger o bem ou serviço das flutuações da inflação.  

“Parei de pagar o consórcio e agora?” 

Imprevistos acontecem e, se por algum motivo você teve que parar de pagar seu consórcio, saiba que você pode resgatar seu dinheiro. Porém, existem algumas consequências. Elas podem variar de acordo com a administradora, mas, de maneira geral, são as seguintes: 

  • Não poder mais participar de sorteios e lances; 
  • Inclusão do CPF ou CNPJ no SPC/Serasa; 
  • Pagamento de juros que podem variar de 1% a 2% sobre as parcelas em aberto; 
  • Cancelamento da contemplação. 

Por isso, antes de dar início ao seu contrato, é importante estar atento as cláusulas e condições dada.  

Como fazer um consórcio? 

Para fazer um consórcio é necessário procurar uma administradora e escolher o tipo de bem que deseja adquirir. Feito isso, você poderá escolher fazer parte de um grupo que tem cota de vagas, entrar no lugar de alguém que desistiu ou comprar a cota de um determinado participante.  

Para facilitar, você já pode contratar o C6 Consórcio. Com ele, você pode trocar de carro, comprar sua casa ou fazer uma reforma. Basta acessar nosso aplicativo, ir até o chatbot, digitar “consórcio” e seguir os passos que aparecerão na sua tela. 

Assim, você pode atingir suas metas a médio e longo prazo. Saiba mais!  

Não deixe de ler também:  

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.