• Início
  • Produtos
  • Como Funciona Um Consórcio de Moto? Vale a Pena Fazer Um? 

Leitura de 5 min

Como Funciona Um Consórcio de Moto? Vale a Pena Fazer Um? 

Se você está pensando em comprar uma moto, fazer um consórcio pode ser uma opção a se considerar.

Atualizado em

Adquirir uma motocicleta é um desejo bastante comum para habitantes de grandes centros urbanos. Isso porque se trata de um veículo mais econômico, ágil e de fácil locomoção. Nesse sentido, saber como funciona o consórcio de moto é importante ao considerar as opções para adquirir esse bem e manter o bem-estar financeiro.  

Algumas notas de cem reais enroladas em um elástico para ilustrar como fazer um consórcio de moto
Saiba como fazer um consórcio de moto.

A fim de apresentar os benefícios de um consórcio e como ele pode ajudar na compra de uma moto, o time do C6 Bank preparou um conteúdo completo para que você tire suas principais dúvidas sobre esse modelo de autofinanciamento.  

Descubra quais são os tópicos que você encontrará durante a sua leitura: 

  • O que é um consórcio de moto? 
  • Como funciona um consórcio de moto? 
  • Quem tem o nome sujo pode participar do consórcio? 
  • Quanto custa um consórcio de motos na média? 
  • Quanto tempo dura um consórcio de moto? 
  • Qual a diferença entre consórcio e financiamento de moto? 

Além disso, não deixe de ler outros conteúdos sobre consórcio que podem ser interessantes: 

  1. Chegou o C6 Consórcio: sua oportunidade de economizar na compra de imóvel, carro ou moto 
  2. Como funciona o consórcio? Vale a pena fazer um? 
  3. Entenda a diferença entre consórcio e financiamento 

O que é um consórcio de moto? 

O consórcio de uma moto é um produto financeiro usado por pessoas que não detém, naquele momento, recursos suficientes para adquirirem este bem em questão. Assim, com dois ou mais indivíduos e com e o serviço de uma administradora especializada nesse tipo de autofinanciamento, é criada uma poupança conjunta para que todos do grupo possam, nesse caso, fazer a compra de uma motocicleta.  

Como funciona o consórcio de moto? 

Para saber como funciona o consórcio de moto, é necessário que você conheça as principais características desse processo. Leia logo abaixo: 

  1. É preciso entrar em um grupo de uma administradora de consórcio, onde todos os participantes desejam adquirir o mesmo tipo de bem; 
  1. Todos os integrantes contribuem com uma parcela mensal para montar o que chamamos de “carta de crédito”; 
  1. A loteria federal faz um sorteio todos os meses para que um ou mais membro do grupo seja contemplado com o valor do bem acordado em contrato; 
  1. Os sorteios acontecem até a data de vencimento do consórcio; 
  1. Se você não quiser esperar o sorteio, você pode dar lances maiores assim como um leilão, para ter uma chance maior de ser contemplado rapidamente.  

Quem tem nome sujo pode participar do consórcio?  

Se você está negativado e deseja fazer um consórcio, saiba que isso é possível. O importante na hora de dar início a esse investimento, é fazer um bom planejamento financeiro para que você possa pagar as parcelas em dia e, assim, conseguir apresentar todos os comprovantes necessários para participar das assembleias e sorteios.  

Vale lembrar que quem está com parcelas atrasadas tem sua cota retirada do sorteio e não pode ser contemplado.  

Quanto custa um consórcio de motos na média?  

O valor do consórcio de uma moto pode variar de acordo com a administradora escolhida. 

No consórcio do C6 Bank, as cartas de crédito estão disponíveis em valores entre R$ 10 mil a R$ 500 mil na categoria de bens móveis, como as motocicletas, por exemplo. Além disso, a taxa de administração vai de 8,5% a 16,5% do valor do bem

Quanto tempo dura um consórcio de moto? 

O tempo de um consórcio de moto segue o tipo de contrato escolhido por você, bem como o número de parcelas e o valor de crédito. Entretanto, de maneira geral, o prazo médio fica entre 60 e 100 meses. 

Dessa forma, você consegue se organizar financeiramente para escolher uma opção que faz sentido para o seu momento.  

Qual a diferença entre consórcio e financiamento de moto? 

De maneira simplificada, o consórcio funciona como uma maneira de autofinanciamento. Isso porque o interessado na compra do bem é quem financia a motocicleta. Assim, ele negocia com a administradora para fazer pagamentos mensais a fim de adquirir o que está registrado em contrato.  

Porém, quando se trata do financiamento, a própria instituição financeira é quem compra a moto e o cliente paga as parcelas acrescidas de juros e correções monetárias com o objetivo de quitar o valor da dívida.  

Agora que você já sabe como funciona o consórcio de moto, você precisa dar o primeiro passo para conquistar o bem dos seus sonhos. Para isso, você já pode contar com o C6 Consórcio, assim, você tem acesso a diferentes condições de pagamentos, quantidade de parcelas e tempo de ciclo para vencimento do contrato.   

Para aproveitar esse serviço, basta acessar nosso aplicativo, ir até o chatbot e digitar “consórcio”. Feito isso, na sua tela aparecerá todas as instruções e você poderá fazer o seu contrato. Saiba mais!  

Leia outros conteúdos que também podem ser interessantes para você: 

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.