• Início
  • Empresas
  • Domicílio bancário: o que é e qual sua importância para gestão de empresas? 

Leitura de 4 min

Domicílio bancário: o que é e qual sua importância para gestão de empresas? 

O domicílio bancário ajuda a trazer mais segurança para as despesas, centralizando o recebimento do saldo adquirido a partir de uma plataforma de pagamentos

Atualizado em

mulher negra e homem branco sentados apontam para tela de computador enquanto pesquisam o que é domicílio bancário
O domicílio bancário ajuda a centralizar o saldo recebido por meio de uma plataforma de pagamentos

Domicílio bancário é assunto importante para quem recebe as vendas por meio das maquininhas. Isso porque é quase impossível sustentar um negócio sem um domicílio para receber esses valores, tanto por questões de praticidade quanto da própria segurança do empreendimento. 

Ao longo do texto a seguir vamos explicar melhor esse conceito, bem como a sua importância. Queremos, ainda, resolver dúvidas, e esperamos que, ao fim deste post, você tenha respostas para as seguintes questões: 

  • O que é domicílio bancário
  • O que é trava de domicílio bancário
  • Como fazer a transferência de domicílio bancário?  
  • Qual a importância do domicílio bancário para empresas?  

Quer ler outras matérias para empresas? Descubra essas que separamos para você: 

O que é domicílio bancário? 

O domicílio bancário é a conta corrente usada para recebimento do saldo de pagamentos feitos com cartões de crédito ou débito por meio de maquininhas ou links de pagamento. Além disso, ela permite que você faça seus próprios pagamentos, empréstimos e até mesmo investimentos. 

Além de concentrar recebimentos em um único lugar, o domicílio bancário também ajuda a trazer mais segurança para as suas finanças. Isso porque caso você seja vítima de algum golpe ou fraude, apenas uma parcela do seu patrimônio será afetada, ao invés de sua totalidade. 

O que é trava de domicílio bancário? 

Também conhecida como trava bancária, esse termo se refere a um mecanismo que tem como propósito regulamentar os recebíveis de cartões. Foi estabelecido por meio da Resolução n° 4.707 do Conselho Monetário Nacional em 2018, e consiste em um entrave aplicado aos recebimentos futuros de uma empresa tomadora de crédito. O objetivo é garantir que os valores de venda sejam realmente destinados para o pagamento do empréstimo contratado. 

Além disso, também ajuda a assegurar que quantias recebidas em transações feitas com cartão de crédito como garantia não sejam usadas com o mesmo propósito em outros tipos de empréstimo. 

Por isso, ao fazer a contratação de outra modalidade de crédito, o cliente precisa escolher a conta bancária na qual a trava bancária será ativada. Vale notar: enquanto ela estiver ativa em uma conta, não é possível mudar de domicílio

Como fazer a transferência de domicílio bancário?  

Caso seja necessário ou você deseje fazer a transferência de domicílio bancário, saiba que se trata de um processo bem simples. Para isso, basta entrar em contato com a sua adquirente – empresa que fornece plataformas de pagamento como as maquininhas – e solicitar o domicílio para a instituição de sua preferência. Dependendo da sua credenciadora, isso pode ser feito via telefone, app, site, entre outras formas. 

Qual a importância do domicílio bancário para empresas? 

Agora que você já sabe o que é o domicílio bancário, é interessante entender qual é a sua importância para as empresas.  

Nesse sentido, grande parte da importância desse recurso vem de sua função centralizadora. Ou seja, o papel que ele exerce de ser o local para onde todos os seus recebimentos vão, bem como o que você utiliza para fazer seus pagamentos, empréstimos, investimentos e outras movimentações financeiras. 

No entanto, esse não é o único ponto que o torna importante. A separação entre finanças pessoais e profissionais que ele proporciona também é muito relevante. 

Isso porque usar a mesma conta para suas despesas pessoais e para gastos relativos à sua empresa pode não ser uma boa ideia. Com os custos misturados, fica difícil entender onde estão sendo feitos os gastos e, consequentemente, onde é possível cortar os desnecessários. 

Vale notar, ainda, que ter suas transações localizadas em um único domicílio bancário facilita muito a estruturação de um fluxo de caixa, ou seja, um registro das entradas e saídas de capital da sua conta. Com essas informações, é possível adquirir uma visão mais globalizada do seu negócio, o que torna o planejamento de futuras movimentações mais preciso e assertivo. 

Torne o C6 Bank o seu domicílio bancário 

Agora você sabe tudo sobre domicílio bancário: o que é, sua importância, o conceito de trava bancária, torne o C6 Bank o seu novo domicílio bancário. Para isso, basta entrar em contato com a instituição adquirente e fazer a solicitação de transferência para o C6 Bank. Conheça as nossas vantagens!  

Gostou desse texto e quer ler outros conteúdos para empresas? Separe alguns minutos para ler esses que preparamos para você: 

Ainda não é cliente do C6 Bank? Abra uma conta C6 Empresas e tenha tudo para seu negócio com uma conta digital, ilimitada e gratuita com cartão (sujeito a análise), saques, Pix, crédito e muito mais. 

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.