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O que é um ecossistema digital? Qual seu impacto no futuro das empresas?

Para uma empresa funcionar é importante que seus administradores se atentem às mudanças tecnológicas. Conheça os ecossistemas digitais e veja como a integração dos processos pode melhorar a experiência dos clientes.

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Um dos efeitos do isolamento social foi o crescimento das compras on-line. Talvez você já faça parte do grupo de pessoas que passou a consumir mais do ecossistema digital, em busca de uma alternativa para acessar serviços e produtos, sem precisar sair de casa.

ecossistema digital o que é  dois empresários negociando em uma sala empresarial estilo industrial com plantas espalhadas pelo ambiente, um dos homens é loiro com cabelos até os ombros e o outro é um homem negro careca, ambos estão com roupas em tons terrosos e dividem o espaço em uma mesa ampla e cinza
Veja as características de um ecossistema digital.

Essa mudança de comportamento do consumidor, acelerada pelo distanciamento, exigiu que marcas e empresas encontrassem novas formas de vender e alcançar seu público-alvo.

Se no passado ter uma loja física era suficiente para obter sucesso, a presença virtual hoje é essencial para um negócio prosperar.

Sendo assim, um dos grandes desafios do mundo empresarial é entender como explorar o ecossistema digital de forma inovadora e criativa, se destacando entre os concorrentes. Para ajudar você a acompanhar as mudanças tecnológicas, o C6 Bank criou um post que responde às seguintes dúvidas:

  • O que é um ecossistema digital?
  • Principais características de um ecossistema digital
  • Quais os benefícios do ecossistema digital para empresas?
  • Como explorar o ecossistema digital de forma inovadora?

Essa matéria faz parte do C6 Educa, uma série de conteúdos educacionais para empresas que o C6 Bank está desenvolvendo, com dicas do professor Liao, head de educação do C6 Bank. Além dela, publicaremos vários outros textos sobre conceitos e práticas importantes para o seu negócio. Leia algumas delas que separamos para você:

O que é um ecossistema digital?

Um ecossistema digital é um modelo empresarial tecnológico. Pode ser definido como uma plataforma ou rede unificada que exige a participação de diferentes agentes.

O exemplo mais popular é a Amazon. A empresa oferece diferentes serviços, como:

  • Stream de filmes e séries;
  • Aplicativo de música;
  • Ferramentas de leitura e livros digitais;
  • Venda de diferentes mercadorias on-line, desde itens de decoração a artigos de informática.

A oferta de uma gama tão variada de produtos só é possível pelo uso de um sistema integrado, composto por fornecedores, parceiros, consumidores, plataforma, dados, entre outros. Toda essa diversidade é característica de um ecossistema digital.

De forma resumida, esse modelo empresarial usa o ambiente virtual como base principal para seu funcionamento. E tem como objetivo otimizar os processos de compra e venda e criar uma conexão maior com os clientes, a ponto de fidelizá-los.

Principais características de um ecossistema digital

Para que seja mais fácil identificar um ecossistema digital, listamos algumas das principais características.

ecossistema digital | grupo de empreendedores em um ambiente com plantas e uma longa bancada de madeira
Para aplicar a metodologia corretamente é importante conhecer suas principais características.

1. Integralização de processos

Como falamos anteriormente, um ecossistema digital opera em diversas frentes, o que facilita a vida do consumidor ao oferecer uma gama de serviços em uma plataforma integrada. Então, para garantir que o modelo traga o maior valor possível à empresa, é necessário que todos os agentes (softwares, tecnologias, pessoas, entre outros) participem de forma ativa e unificada.

2. Tem o cliente como foco

Em um ecossistema, a experiência do usuário é chave. É a partir dela que o comprador entenderá o produto ou serviço da sua empresa como algo relevante para a rotina ou estilo de vida.

Nesse caso, parte essencial da visão estratégica desse modelo empresarial é ser a principal solução para diferentes desejos e desafios de seus clientes. O objetivo é o de criar soluções focadas no consumidor e nas suas necessidades.

3. Data-driven: coleta e análise dos dados dos usuários.

O ecossistema digital é gigantesco, e tenta engajar as pessoas por diferentes meios. Uma vez que determinada plataforma tem acesso ao que um consumidor específico gosta de assistir, usar, ler ou vestir, por exemplo, a empresa consegue criar ações que falem diretamente com ele, de forma mais assertiva. Isso não só aumenta as chances de torná-lo um cliente fiel, mas ainda reduz os custos com comunicações ineficientes.

Vale lembrar que esse processo deve seguir as normas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

4. Processos automatizados

Para estabelecer a melhor experiência possível para o consumidor, o ideal é ter processos automatizados. Ou seja: a partir da coleta de dados, a empresa deve se apoiar na tecnologia para garantir que o cliente seja impactado da melhor forma possível, tanto para o usuário (oferecendo serviços que sejam relevantes e complementares), quanto para o negócio (reduzindo custos).

5. Flexibilidade para acompanhar mudanças

O dinamismo é muito importante para os ecossistemas digitais. Isso porque, tendo a tecnologia como um de seus principais agentes, é essencial acompanhar as mudanças que acontecem no ambiente virtual.

Sem contar que, como citado anteriormente, é comum que o comportamento do consumidor mude e, uma vez que ele está no centro da visão estratégica desse tipo de negócio, é extremamente importante estar atento às transformações.

Aliás, é válido pontuar que além de flexíveis a mudanças, as empresas precisam estar prontas para mudar com agilidade. Ou seja, a velocidade com que você inova conta bastante atualmente.

Quais os benefícios do ecossistema digital para empresas?

Alguns dos principais benefícios são:

  • Diminuição de custos;
  • Possível aumento dos lucros;
  • Possibilidade de alcançar o público-alvo de diferentes regiões – sendo que o fator de escalar a marca em um nível global é um dos grandes desafios;
  • Ter acesso às oportunidades dos ambientes de mídia;
  • Melhora no processo de coleta de dados;
  • Alinhamento da marca com as mudanças tecnológicas, digitais e de comportamento do consumidor;
  • Maior conexão com seus clientes.

Inclusive, em 2019, segundo a agência de comunicação WeAreSocial, mais de 70% da população brasileira tinha acesso à internet e 65% contavam com algum perfil ativo em redes sociais. Já em 2021, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), o número de domicílios com acesso à internet no Brasil chegou a 90%. O que mostra que cada vez mais pessoas podem encontrar as empresas por meio dos ambientes virtuais.

Como explorar o ecossistema digital de forma inovadora?

Agora que os conceitos foram elaborados é o momento de entender como colocar o conhecimento adquirido em prática. A seguir, separamos algumas dicas que podem ajudar você a aproveitar boas oportunidades que o ecossistema digital traz:

1. Acompanhe as mudanças digitais

Assim, você identifica novas necessidades de consumo, o que permite a empresa otimizar e melhorar processos.

Existem muitos portais especializados de qualidade, sobretudo norte-americanos, caso o idioma inglês não seja uma barreira

sugere o Prof. Liao.

2. Escolha seus parceiros com bastante atenção e variedade

Um ponto chave para esse modelo de negócio é a integralização, e, para que isso aconteça de forma adequada, é importante ter agentes de confiança trabalhando junto com você. E contar com parceiros que contemplem diferentes áreas é o que permite que você atue em uma gama variada de setores.

3. Deixe sua proposta de valor em evidência

É a partir dela que o consumidor consegue criar uma conexão com sua marca.

Aqui vale investir um bom tempo. A proposta de valor do seu negócio não é centrada nos atributos e benefícios do seu produto ou serviço, mas sim ser uma ideia clara, concisa e transparente de como seu negócio pode ser relevante para seu cliente. O ponto focal é ele!

destaca Liao.

4. Firme sua presença nas redes sociais e construa sua autoridade

Quanto mais pessoas se engajam com seu negócio, maior a possibilidade de fidelizar clientes e construir uma ampla base de usuários.

Agora que você já sabe o que é um ecossistema digital e como explorar esse recurso de forma inovadora, o próximo passo é aplicar o conhecimento adquirido na visão estratégica do seu negócio.

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