Para uma empresa funcionar é importante que seus administradores se atentem às mudanças tecnológicas. Conheça os ecossistemas digitais e veja como a integração dos processos pode melhorar a experiência dos clientes.
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Um dos efeitos do isolamento social foi o crescimento das compras on-line. Talvez você já faça parte do grupo de pessoas que passou a consumir mais do ecossistema digital, em busca de uma alternativa para acessar serviços e produtos, sem precisar sair de casa.
Essa mudança de comportamento do consumidor, acelerada pelo distanciamento, exigiu que marcas e empresas encontrassem novas formas de vender e alcançar seu público-alvo.
Se no passado ter uma loja física era suficiente para obter sucesso, a presença virtual hoje é essencial para um negócio prosperar.
Sendo assim, um dos grandes desafios do mundo empresarial é entender como explorar o ecossistema digital de forma inovadora e criativa, se destacando entre os concorrentes. Para ajudar você a acompanhar as mudanças tecnológicas, o C6 Bank criou um post que responde às seguintes dúvidas:
Essa matéria faz parte do C6 Educa, uma série de conteúdos educacionais para empresas que o C6 Bank está desenvolvendo, com dicas do professor Liao, head de educação do C6 Bank. Além dela, publicaremos vários outros textos sobre conceitos e práticas importantes para o seu negócio. Leia algumas delas que separamos para você:
Um ecossistema digital é um modelo empresarial tecnológico. Pode ser definido como uma plataforma ou rede unificada que exige a participação de diferentes agentes.
O exemplo mais popular é a Amazon. A empresa oferece diferentes serviços, como:
A oferta de uma gama tão variada de produtos só é possível pelo uso de um sistema integrado, composto por fornecedores, parceiros, consumidores, plataforma, dados, entre outros. Toda essa diversidade é característica de um ecossistema digital.
De forma resumida, esse modelo empresarial usa o ambiente virtual como base principal para seu funcionamento. E tem como objetivo otimizar os processos de compra e venda e criar uma conexão maior com os clientes, a ponto de fidelizá-los.
Para que seja mais fácil identificar um ecossistema digital, listamos algumas das principais características.
Como falamos anteriormente, um ecossistema digital opera em diversas frentes, o que facilita a vida do consumidor ao oferecer uma gama de serviços em uma plataforma integrada. Então, para garantir que o modelo traga o maior valor possível à empresa, é necessário que todos os agentes (softwares, tecnologias, pessoas, entre outros) participem de forma ativa e unificada.
Em um ecossistema, a experiência do usuário é chave. É a partir dela que o comprador entenderá o produto ou serviço da sua empresa como algo relevante para a rotina ou estilo de vida.
Nesse caso, parte essencial da visão estratégica desse modelo empresarial é ser a principal solução para diferentes desejos e desafios de seus clientes. O objetivo é o de criar soluções focadas no consumidor e nas suas necessidades.
O ecossistema digital é gigantesco, e tenta engajar as pessoas por diferentes meios. Uma vez que determinada plataforma tem acesso ao que um consumidor específico gosta de assistir, usar, ler ou vestir, por exemplo, a empresa consegue criar ações que falem diretamente com ele, de forma mais assertiva. Isso não só aumenta as chances de torná-lo um cliente fiel, mas ainda reduz os custos com comunicações ineficientes.
Vale lembrar que esse processo deve seguir as normas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Para estabelecer a melhor experiência possível para o consumidor, o ideal é ter processos automatizados. Ou seja: a partir da coleta de dados, a empresa deve se apoiar na tecnologia para garantir que o cliente seja impactado da melhor forma possível, tanto para o usuário (oferecendo serviços que sejam relevantes e complementares), quanto para o negócio (reduzindo custos).
O dinamismo é muito importante para os ecossistemas digitais. Isso porque, tendo a tecnologia como um de seus principais agentes, é essencial acompanhar as mudanças que acontecem no ambiente virtual.
Sem contar que, como citado anteriormente, é comum que o comportamento do consumidor mude e, uma vez que ele está no centro da visão estratégica desse tipo de negócio, é extremamente importante estar atento às transformações.
Aliás, é válido pontuar que além de flexíveis a mudanças, as empresas precisam estar prontas para mudar com agilidade. Ou seja, a velocidade com que você inova conta bastante atualmente.
Alguns dos principais benefícios são:
Inclusive, em 2019, segundo a agência de comunicação WeAreSocial, mais de 70% da população brasileira tinha acesso à internet e 65% contavam com algum perfil ativo em redes sociais. Já em 2021, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), o número de domicílios com acesso à internet no Brasil chegou a 90%. O que mostra que cada vez mais pessoas podem encontrar as empresas por meio dos ambientes virtuais.
Agora que os conceitos foram elaborados é o momento de entender como colocar o conhecimento adquirido em prática. A seguir, separamos algumas dicas que podem ajudar você a aproveitar boas oportunidades que o ecossistema digital traz:
Assim, você identifica novas necessidades de consumo, o que permite a empresa otimizar e melhorar processos.
Um ponto chave para esse modelo de negócio é a integralização, e, para que isso aconteça de forma adequada, é importante ter agentes de confiança trabalhando junto com você. E contar com parceiros que contemplem diferentes áreas é o que permite que você atue em uma gama variada de setores.
É a partir dela que o consumidor consegue criar uma conexão com sua marca.
Quanto mais pessoas se engajam com seu negócio, maior a possibilidade de fidelizar clientes e construir uma ampla base de usuários.
Agora que você já sabe o que é um ecossistema digital e como explorar esse recurso de forma inovadora, o próximo passo é aplicar o conhecimento adquirido na visão estratégica do seu negócio.
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