Entenda as etapas, os mercados promissores e as fases desse tipo de companhia.
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Você provavelmente já ouviu falar em startup. Empresas ligadas à inovação, com forte presença tecnológica e potencial de grande crescimento. Esse tipo de negócio costuma apresentar um modelo escalável, voltado para a criação de soluções que podem ser ofertadas em larga escala com baixo custo.
No Brasil, já são mais de 18 mil startups ativas, segundo o Startups Report Brasil 2024. A cidade líder do ranking é São Paulo, com 1.911 empresas desse gênero listadas.
Neste conteúdo, você vai entender o que significa o conceito de startup, quais são suas fases, como tirar uma ideia do papel e quais caminhos seguir para captar investimento ou acelerar o crescimento do negócio.
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A startup é um tipo de empresa, geralmente de base tecnológica, que desenvolve soluções inovadoras com alto potencial de crescimento e impacto no mercado. O conceito de startup envolve três pilares: inovação, escalabilidade e repetibilidade.
Além disso, startups operam em um cenário de alta incerteza, com o teste constante de hipóteses de produto, mercado e receita até encontrar o chamado “product-market fit”, que representa um ponto de equilíbrio.
O termo surgiu entre 1996 e 2001, quando a internet impulsionou o surgimento de novos modelos digitais. Desde então, o conceito evoluiu e abrange empresas de vários setores, e não apenas da área de tecnologia.
Segundo dados do Startups Report Brasil 2024, hoje, no Brasil, startups atuam em segmentos como:
E embora muitas ainda estejam em estágio inicial (early stage), a expectativa é de crescimento constante nos próximos anos.
Startups e empresas tradicionais podem coexistir, mas operam com lógicas diferentes. O quadro abaixo resume os principais contrastes entre esses dois modelos:
Característica | Startup | Empresa Tradicional |
---|---|---|
Modelo de negócio | Ainda em validação (busca product-market fit) | Consolidado, baseado em histórico e previsibilidade |
Crescimento | Rápido, com base em escalabilidade digital | Gradual, conforme estrutura física, equipe ou capital |
Risco e incerteza | Alto: depende da resposta do mercado | Menor: opera com mais previsibilidade e estrutura |
Foco inicial | Resolução de uma “dor” com inovação | Expansão ou manutenção da participação de mercado |
Tecnologia | Central para o modelo de negócio | Pode ser suporte, mas não é essencial |
Fontes de capital | Investidores-anjo, venture capital, aceleradoras | Receita própria, sócios, bancos, fundos tradicionais |
Objetivo no curto prazo | Validação e tração | Estabilidade, lucratividade e crescimento controlado |
A trajetória de uma startup passa por etapas bem definidas, cada uma com desafios e objetivos específicos. Entender essas fases é fundamental para empreendedores e para quem deseja investir nesse tipo de negócio.
É o ponto de partida. Essa etapa exige uma avaliação de pesquisas de mercado para identificar oportunidades. Com base nas lacunas que existem, é possível propor uma solução viável para resolver algum problema atual. Ao ter esse recorte, define-se o segmento e o público-alvo. Depois, o objetivo é pensar em produtos e/ou serviços que gerem valor.
Aqui nasce o Minimum Viable Product (MVP), ou produto mínimo viável. Trata-se de uma versão básica da solução, com funcionalidades essenciais, criada para ser testada por um grupo pequeno de usuários. A ideia é validar a proposta e entender se ela resolve a dor do público. Muitos negócios não avançam além dessa etapa, e isso também faz parte do processo.
Com o MVP validado, a startup começa a operar de fato. Nessa etapa, é fundamental trabalhar boas estratégias para divulgação da solução. Assim, é possível conquistar clientes e investidores, que ajudam a financiar o crescimento inicial.
Por se tratar de uma fase inicial, também é o período para realizar possíveis ajustes de rota, com base no feedback do mercado.
A tração marca o momento em que o negócio ganha ritmo de crescimento. O modelo de receita foi validado, há uma base crescente de clientes e o foco se volta para escalar o produto. É aqui que começam as primeiras rodadas maiores de investimento.
O negócio está consolidado e pronto para escalar. A startup já tem uma operação funcional, time estruturado e projeção de crescimento rápido, tanto em receita quanto em usuários ou clientes.
Criar uma startup envolve testar hipóteses, refinar ideias e estruturar um modelo de negócio sustentável. Depois de validar seu MVP, alguns pontos ganham destaque:
Se está em busca de inspiração, conheça alguns setores promissores que podem ser pontos de partida:
Nesse sentido, também há tecnologias emergentes, capazes de criar produtos e soluções totalmente inovadoras e com foco na otimização das operações. Entenda as que estão em evidência:
Em todo caso, analise tais novidades para entender como elas podem ser aplicadas na resolução de problemas ou lacunas. Tenha ideias a partir de questões reais. Busque entender o seu público. Converse com as pessoas para identificar o que falta e como você consegue contribuir com alguma ideia inovadora.
Startups unicórnio são empresas de capital fechado que alcançam uma avaliação de mercado (valuation) superior a US$ 1 bilhão. O nome surgiu por representar algo raro no cenário global, assim como essa criatura mítica.
Para ser enquadrada nessa categoria, uma empresa precisa:
Embora seja uma conquista desejada por muitas startups, é importante lembrar que esse é apenas uma das possíveis maneiras de validar o sucesso e não uma obrigação.
Aceleradoras são empresas com foco no impulsionamento de startups que já têm um MVP. Elas oferecem programas de curta duração (entre 3 e 6 meses), nos quais a startup pode ter acesso a mentorias, investidores, redes de parceiros e até mesmo capital inicial.
No caso de startups iniciantes, trata-se de um apoio essencial. Ao ter contato com profissionais experientes de mercado e investidores, por exemplo, conseguem evoluir rapidamente. Ou seja, há um aumento da visibilidade junto ao mercado e à sociedade de modo geral.
Nesse ecossistema, há também as incubadoras. Elas oferecem suporte para empresas em fase muito inicial. Esse acompanhamento, que consiste na disponibilização de um espaço físico, orientações, mentorias e estrutura técnica, entre outros aspectos, costuma ser mais prolongado.
É comum haver diversas rodadas de investimentos para startups. Assim, as empresas conseguem viabilizar os seus negócios. Essas rodadas acontecem de acordo com o estágio de maturidade, conforme mostramos a seguir:
Seja pessoa física ou fundo de investimento, o investidor avalia a startup sob critérios específicos. Os mais comuns incluem:
Essas perguntas ajudam o investidor a entender se vale a pena aportar recursos e se a startup está preparada para crescer
Para garantir um mergulho ainda mais profundo nesse universo, preparamos esse mapa com os principais conceitos utilizados.
Geral
Modelos de financiamento
Programas de suporte
Outros termos
Depende. Se você tem uma ideia criativa e inovadora, que responde a alguma dor do mercado, siga em frente! O desafio será muito grande, mas as possibilidades de crescimento também.
Como comentamos, há programas de aceleração e rodadas de investimento com foco justamente em identificar esses negócios e impulsioná-los.
Portanto, tenha tudo organizado, sobretudo as finanças. Comece abrindo uma conta PJ para separar os seus ganhos e ter um controle maior das suas despesas e dos investimentos feitos.
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