• Início
  • Economia
  • Enquanto EUA cortam juros, Selic não deve cair tão cedo |Podcast Macro Review

Enquanto EUA cortam juros, Selic não deve cair tão cedo |Podcast Macro Review

Enquanto o Federal Reserve inicia cortes de juros, o Banco Central brasileiro mantém a Selic em 15%. Entenda no podcast de economia do C6 Bank.

Atualizado em

Tempo de leitura · 2 min

Publicado em

O Banco Central decidiu, na última semana, manter a taxa Selic no maior patamar em duas décadas. A autoridade deixou nítido que não há espaço para cortes de juros enquanto as projeções de inflação seguirem distantes da meta.

Mais cedo no mesmo dia, o banco central dos EUA havia tomado a decisão oposta: reduzir os juros diante do risco de deterioração no mercado de trabalho. No episódio #179 do Macro Review você entende quais são as implicações desse contraste. 

Leia outros conteúdos relacionados:

Mundo e Brasil: avaliando os riscos

Na última semana, Brasil e EUA decidiram sobre juros e seguiram por caminhos diferentes.

O Federal Reserve anunciou um corte de 0,25 ponto percentual na sua taxa básica, encerrando nove meses de pausa. A decisão refletiu a preocupação com a piora no mercado de trabalho: a criação de vagas desacelerou e a taxa de desemprego subiu para 4,3% em agosto.

Caminho livre para a Selic?

Cortes de juros nos EUA costumam abrir espaço para reduções em outros países, já que o dólar tende a perder força, ajudando no controle da inflação. Mas, apesar do movimento americano, o Copom manteve a Selic em 15% e surpreendeu ao reforçar que a taxa deve permanecer elevada por um “período bastante prolongado”.

Na visão dos economistas do C6 Bank, a cautela do Copom é justificada. Ainda assim, se o Fed continuar cortando juros, o cenário externo pode abrir espaço para flexibilizações futuras.

Uma alta da inflação pode interromper os planos do Fed de cortar os juros. Em vez disso, o banco central americano pode se ver obrigado a voltar a subir as taxas para controlar o salto dos preços.” — Claudia Rodrigues, responsável pela cobertura internacional no C6 Bank

Entenda também no #MacroReview dessa semana  

  • Brasil: o menor desemprego da história;
  • No Reino Unido, outra pausa no corte de juros.

#179 | EUA CORTAM JUROS, MAS SELIC NÃO DEVE CAIR TÃO CEDO

Para ouvir as análises na íntegra no Spotify, basta buscar Macro Review ou clicar neste link.O podcast também está disponível nas plataformas Amazon Music,Apple Podcasts,Pocket Casts,iHeartRadio e Deezer.       

Não deixe de ouvir os episódios mais recentes:      

Compartilhar