Leitura de 5 min

Como o golpe do brinde funciona?

O golpe do brinde apresenta uma abordagem variada; aprenda a identificá-lo

Atualizado em

golpe de brinde - caixa de papelão que remete a entrega de um bride, existe um adesivo no topo da caixa com código de barras e informações escritas mas não legíveis, alguém está escaneando os códigos pelo celular
Aprenda a identificar o golpe do brinde.

Estar atento ao funcionamento das novas fraudes digitais é uma boa alternativa para evitar prejuízos financeiros. O golpe do brinde, por exemplo,é uma tática criminosa que passou a ser aplicada recentemente. E por apresentar uma abordagem mais sofisticada, vítimas podem encontrar dificuldade identificá-lo.

O principal objetivo dos golpistas nesse caso é fazer alguém acreditar que ganhou um prêmio ou benefício. Mas, na realidade, o “presente” não passa de uma armadilha para obter informações pessoais ou financeiras de forma ilícita.

Nesse tipo de fraude, criminosos tentam se aproveitar da empolgação e da inocência das pessoas. Por esse motivo, este texto tem como objetivo explicar o que é o golpe do brinde, como ele funciona e como você pode evitá-lo.

Descubra o que vamos falar ao longo do post:

  • O que é o golpe do brinde falso?
  • Como funciona o golpe do brinde?
  • Como evitar cair nesse tipo de golpe?
  • Cai no golpe do brinde, e agora?

Conheça outros conteúdos sobre segurança digital e proteja seu dinheiro:

O que é o golpe do brinde?

O golpe do brinde é uma tática criminosa usada para fazer vítimas acreditarem que ganharam algum tipo de prêmio ou presente, com o intuito de obter ilegalmente dados pessoais e financeiros ou até mesmo dinheiro.

Como funciona o golpe do brinde?

Os golpistas geralmente usam meios digitais, como e-mails, perfis em redes sociais e sites falsos, para alcançar suas vítimas. No entanto, em alguns casos eles podem simular a entrega do brinde.  A fraude acontece da seguinte forma:

1.    Abordagem e convencimento

No contato, golpistas fingem ser uma empresa legítima e alegam que a vítima tem um presente a receber. Contudo, afirmam que para concluir o processo é preciso tirar uma selfie e fotos dos documentos, e pagar uma taxa referente à entrega.

As mensagens costumam ter um tom apelativo e urgente. Além disso, a comunicação falsa pode ser bem estruturada, com logotipos da empresa verdadeira e identidade visual semelhante.

2.  Simulação de entrega

Os criminosos simulam a entrega do produto para acrescentar mais veracidade à história. Em muitas situações, o endereço é obtido de forma ilegal.

Quando os golpistas levam o brinde até o local, criam um cenário de distração para conseguirem cobrar um valor maior do que o informado. Além disso, é possível que aleguem que o equipamento está com o visor quebrado ou com algum problema, o que faz a vítima passar o cartão mais de uma vez.

3.  Efetivação do golpe

Além de correr o risco de efetuar diferentes pagamentos em valores altos, quando a vítima compartilha seus dados, eles são usados para realizar novos golpes, como utilização indevida de cartões de crédito, abertura de contas em bancos, realização de compras on-line, empréstimos, entre outros.

Como evitar cair nesse tipo de golpe?

O golpe do brinde tem um funcionamento sofisticado e apresenta abordagens diversas, de modo que nem sempre é muito fácil identificá-lo. Para evitar cair nessa fraude, siga as recomendações abaixo:

  1. Desconfie de mensagens inesperadas: se receber uma mensagem que informe que você ganhou um prêmio ou brinde, especialmente sem que você tenha participado de nenhum sorteio ou promoção, é provável que seja um golpe.
  2. Verifique as informações: golpistas costumam usar logotipos e nomes de empresas conhecidas para dar credibilidade à sua história. Portanto, confirme se o e-mail, número de telefone ou site é realmente daquela instituição. No caso de contatos por Instagram, WhatsApp ou X (antigo Twitter), vale confirmar se o contato possui o selo de verificação de identidade (🗸);
  3. Não forneça informações pessoais: nunca forneça suas informações pessoais ou financeiras a menos que você tenha certeza de que a fonte é confiável;
  4. Mantenha seu cartão em mãos: evite perder seu cartão de vista, o mais recomendado é que você mesmo o passe na maquinha. Além disso, não deixe sua senha à mostra;
  5. Atente-se às entregas: evite passar o seu cartão em maquininhas com visor quebrado ou com problema. E não permita que nenhum desconhecido tire fotos sua ou de documentos, com a desculpa de que precisa registrar a entrega.

Cai no golpe do brinde, e agora?

Se você caiu no golpe do brinde, a primeira coisa a fazer é notificar a polícia e relatar o ocorrido. Em seguida, mude suas senhas e monitore suas contas bancárias e extratos do cartão crédito para identificar qualquer atividade suspeita.

Como o C6 Bank pode deixar sua vida financeira mais segura

O C6 Bank é um banco completo, que oferece uma série de recursos de segurança que podem ajudar a deixar seu patrimônio protegido.

  • Locais seguros: funcionalidade que limita a consulta do saldo dos seus investimentos e suas transferências a um ou mais endereços de confiança cadastrados no app;
  • Contatos seguros: restringe transferências noturnas acima de R$ 1 mil a contatos seguros cadastrados no app;
  • Limites de uso: possibilita que um limite de uso para transferências noturnas e diurnas seja estipulado, adequando-os ao perfil de uso de cada pessoa;
  • Biometria facial: garante que somente o rosto cadastrado no recurso acesse e movimente a conta;
  • Aproxime e pague: permite habilitar e desabilitar a função de pagar por aproximação dos cartões físicos sempre que quiser;
  • Bloqueio e desbloqueio de cartão: bloqueio e desbloqueio temporário do cartão via aplicativo de forma ágil.

Por fim, lembre-se: na internet, a prevenção é sempre o melhor caminho. Mantenha-se informado sobre os tipos de golpes existentes e proteja-se contra eles. Conheça outros conteúdos do C6 Bank que podem ajudar:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.