• Início
  • Seu Bolso
  • Golpe do emprego: criminosos enganam desempregados com falsas vagas

Golpe do emprego: criminosos enganam desempregados com falsas vagas

Saiba como se defender desse tipo de golpe

Atualizado em

Pessoa branca usa o computador e o celular

Natália Maruyama

Tempo de leitura · 2 min

Publicado em

25 de março de 2022

O golpe é antigo, mas voltou com tudo: o da falsa vaga de emprego. Nesse tipo de golpe, as vítimas são orientadas a fazer pagamentos para participarem de cursos de atualização, palestras e até para se cadastrar em banco de vagas.

Os golpistas tentam se aproveitar da fragilidade das pessoas que estão sem emprego. Lembre-se de que empresas regulares e sérias não exigem pagamentos de nenhum tipo para fazer a seleção ou a admissão de candidatos.

Aproveite para ler outros conteúdos que também podem ser interessantes:

Como se defender?

Para se certificar de que aquela oportunidade de trabalho é verdadeira, consulte o site da empresa e suas páginas em redes sociais como Facebook e LinkedIn. Algumas divulgam novas vagas em centros de apoio ao trabalhador ou em jornais.

Verifique se a vaga tem um telefone e e-mail da empresa. Se entrarem em contato por WhatsApp, desconfie. Não que a vaga não possa ser verdadeira, mas os golpes circulam muito por lá.

Também tome cuidado com os dados que fornece ao suposto selecionador. Pedir o número do CPF, por exemplo, pode ser um sinal de golpe. A empresa não precisa dele para fazer entrevista. Ela vai pedir os dados se o candidato for selecionado, na contratação, não antes.

Como trabalhar no C6 Bank?

As vagas abertas no C6 Bank estão disponíveis aqui: o banco da sua vida

Caso você encontre alguma que tenha relação com o seu perfil, inscreva-se. Se houver interesse do nosso time, você receberá o nosso contato.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Quer um emprego no setor de finanças em 2022? Veja as profissões em alta


Redatora

Natália Maruyama

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, atua com produção de conteúdo há mais de 8 anos, com 4 anos de experiência no mercado financeiro.

Tags relacionadas

emprego
entrevista de emprego
vaga de emprego
Vagas de emprego