Leitura de 7 min

O que são impostos federais? Como funcionam?

A lista de impostos federais é grande e apresenta certa complexidade, uma vez que cada tributo tem regras específicas de funcionamento.

Atualizado em

Os impostos federais atuam como uma ferramenta de arrecadação de recursos pelo Governo Federal. Esses tributos são cobrados de cidadãos e empresas, e têm como objetivo custear atividades e serviços públicos no país. Mas, apesar de seu pagamento ser uma obrigação coletiva, o impacto financeiro dessas contribuições varia de acordo com cada indivíduo e instituição.

impostos federais | mulher negra com cabelo preso num penteado afro puff anota informações em um papel, fazendo uso de uma calculadora enquanto a tela de um notebook está aberta na mesa a frente
Entenda o que são impostos federais e quais são os principais tributos.

Por isso, entender como o sistema tributário brasileiro funciona na prática é importantepara garantir o cumprimento das leis, evitar problemas fiscais futuros e antever possíveis gastos.

Neste texto, você tem acesso a lista dos principais impostos federais, bem como suas características e finalidades. Assim, fica mais fácil entender como eles afetam a vida dos contribuintes e o ambiente de negócios no Brasil.

Abaixo, descubra os tópicos que serão tratados em sua jornada pelo mundo dos tributos federais:

  • O que são impostos federais?
  • Como os impostos federais funcionam na prática?
  • Impostos federais: principais tributos federais
  • Quais são os impostos estaduais e municipais?

E não deixe de conhecer os conteúdos relacionados, para aprimorar ainda mais seu conhecimento:

O que são impostos federais?

Os impostos federais são tributos que devem ser pagos ao Governo. Diferentemente de outros encargos de natureza pecuniária, como a multa de trânsito, por exemplo, eles não são cobrados a partir de alguma infração, na verdade, podem ser classificados como uma obrigação fiscal.

o que são impostos federais | mãos digitam em uma calculadora enquanto a pessoa também faz verificações em um celular
Entenda efetivamente o que são impostos federais.

Essas contribuições são uma das principais fontes de receita da União para financiar diversas áreas, como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura.

E ainda vale ressaltar que existem diversos tipos de impostos federais, cada um com suas próprias regras e finalidades específicas. Um exemplo bastante popular, devido a sua declaração anual, é o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

Como os impostos federais funcionam na prática?

Os impostos federais são cobrados de diferentes formas pelo Governo. É papel do Sistema Tributário Nacional, instituído pela União, determinar as regras de criação, cobrança, arrecadação e partilha desses encargos, que precisam estar alinhadas à Constituição Federal.

Por esse motivo, para entender como funcionam, é necessário examinar cada um deles de forma separada. Alguns, por exemplo, podem ser retidos direto na fonte, ou seja, são descontados automaticamente, como é o caso do Imposto de Renda. E ainda existem os tributos de consumo, que incidem sobre a compra de determinados produtos, como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Além disso, tributos como o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) são pagos por empresas. Nesse caso, eles são calculados com base no lucro obtido pelas instituições e o tipo de regime de tributação em que elas se enquadram, lucro presumido, lucro real ou simples nacional.

Qual a diferença entre impostos federais, estaduais e municipais?

A diferença entre os impostos federais, estaduais e municipais está relacionada à esfera de governo responsável por sua cobrança e utilização. Os impostos federais são cobrados pelo governo e têm abrangência nacional, ou seja, são aplicados em todo o território brasileiro. Os tributos estaduais e os municipais, por sua vez, são aplicados às respectivas unidades federativas ou municípios.

Em geral, eles atuam da mesma forma, como recursos de financiamento para atividades e serviços públicos.

Impostos federais

A lista completa dos impostos federais é relativamente grande. Não à toa, o Sistema Tributário brasileiro é popularmente conhecido por ser um dos mais complexos do mundo.  Agora, conheça quais são eles:

1. Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF)

Sem dúvidas, o IRPF é um dos impostos mais conhecidos, uma vez que é cobrado sobre a renda das pessoas físicas anualmente. Na prática, o tributo incide sobre os ganhos obtidos ao longo do ano, como:

O IRPF é calculado com base em uma tabela progressiva. Isso quer dizer que quanto maior a renda, maior a alíquota aplicada.

2. Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)

O IPI é um imposto cobrado sobre a produção e a importação de produtos industrializados. Ele incide sobre mercadorias de diferentes setores, desde automóveis a bebidas alcoólicas e cigarros.

Contudo, a alíquota varia de acordo com o tipo de produto. Um exemplo são os alimentos, que costumam apresentar uma taxa menor quando comparados aos demais.

3. Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)

O IOF também é bastante conhecido. Ele é cobrado sobre operações financeiras, como:

  • Empréstimos;
  • Financiamentos;
  • Câmbio;
  • Seguros; e
  • Cartões de crédito.

Seu principal objetivo é regular o mercado financeiro. Além disso, o tributo pode apresentar alíquotas fixas ou variáveis, dependendo da operação.

Uma vez que seu funcionamento tem certa complexidade, montamos conteúdos exclusivos para explicá-lo de forma mais aprofundada:

4. Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS)

PIS/COFINS são impostos incidentes sobre o faturamento das empresas. Enquanto o PIS é destinado ao financiamento do seguro-desemprego e do abono salarial, a COFINS é um recurso para financiar a seguridade social.

Vale ressaltar que ambos têm alíquotas fixas e variáveis, dependendo da atividade econômica da empresa.

5. Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR)

O ITR é aplicado sobre a propriedade de imóveis rurais. Em resumo, esse tributo tem o objetivo de promover a justiça fiscal e a preservação ambiental. Neste caso, a alíquota varia de acordo com o tamanho da propriedade e sua utilização.

6. Imposto sobre Importação (II)

O II é cobrado sobre a importação de produtos estrangeiros. Seu objetivo é proteger e estimular a indústria nacional. A alíquota também pode variar, mas tudo depende da classificação fiscal da mercadoria.

Lembrando que esses são apenas alguns exemplos de impostos federais. O Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF), o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), Contribuição Social Sobre Lucro Líquido (CSLL) e o Imposto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) complementam essa lista.

Como foi possível observar, cada um deles possui características, regras de cálculo e finalidades específicas. Portanto, é importante que contribuintes e empresas estejam cientes de suas obrigações fiscais.

Quais são os impostos estaduais e municipais?

Assim como a tributação federal, os impostos estaduais e municipais também têm papel essencial para o funcionamento das respectivas esferas de governo.

Os impostos estaduais são:

E os tributos municipais:

Com esse post foi possível notar que os impostos federais, estaduais e municipais afetam diretamente o funcionamento do país, e o bolso de empresários e pessoas físicas. Eles exigem certa atenção, já que são aplicados de diferentes formas e têm regras particulares. E ainda vale ressaltar que uma proposta para unificar alguns desses tributos foi aprovada pela Câmara, o que significa que mudanças acontecerão a frente.

Sendo assim, é importante compreender as especificidades de cada um, de modo a cumprir adequadamente seus deveres fiscais.

Pague os tributos da sua empresa via Pix com o C6 Bank:

Com as informações fornecidas acima, foi possível perceber que pagar os tributos é fundamental para manter sua empresa ativa. Para facilitar esse processo, empreendedores que usam nossa conta para pessoas jurídicas podem fazer pagamentos via Pix. DARF e DAS são alguns dos encargos que podem ser pagos por meio da funcionalidade. Para mais informações, leia um conteúdo especial sobre esse recurso:

Não deixe de ler outros conteúdos relevantes sobre a temática:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.