Leitura de 7 min

Quais são os melhores investimentos para crianças por objetivos?

Cultivar bons hábitos de investimento desde cedo é bom para as crianças, que podem investir em CDBs de liquidez diária com o C6 Yellow

Atualizado em

família de pessoas negras sentada no sofá feliz com os pais na extremidade e os filhos no meio pesquisando investimentos para crianças por objetivos
Os CDBs são muito recomendados para crianças que desejam investir

Ensinar investimentos para crianças pode ser um grande desafio. No entanto, a boa notícia é que os pequenos não precisam ficar restritos a explicações e teorias: é possível trazer essa prática para o cotidiano de forma simples e segura, com foco no aprendizado a longo prazo.

No decorrer desse texto, vamos falar mais sobre como os mais jovens se inserem no mundo dos investimentos, e como os responsáveis podem ajudar no desenvolvimento de uma consciência financeira desde cedo. Você descobrirá:

  • Criança pode investir?
  • Quais são os melhores investimentos para criança?
  • O que é investir por objetivo?
  • Como investir por objetivo sendo criança?
  • O que fazer depois de alcançar seus objetivos?
  • Quais são os melhores investimentos para criança?
  • Como os pais podem ajudar seus filhos a investir?
  • Saiba mais sobre o C6 Yellow

Gostaria de ler mais conteúdos sobre educação financeira para crianças? Confira esses que separamos para você:

Criança pode investir?

Sim – com supervisão. No Brasil, é necessário que os pais ou responsáveis pela criança ou adolescente deem autorização e orientem a criança, para que ela possa investir. Além disso, nem todas as modalidades são abertas a esse público: é o caso dos minicontratos, considerados voláteis demais para os menores de 18 anos.

Em outros casos, é exigido que o investidor seja qualificado para fazer os aportes. Um investidor qualificado é aquele com mais de R$ 1 milhão aplicados ou que tenha sido aprovado em exames de qualificação técnica com certificação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Como esse não é o caso para a maioria dos jovens, esses também acabam sendo produtos inacessíveis para esse segmento.

Quais são os melhores investimentos para criança?

Para as crianças, são indicados produtos de menor risco, como os Certificados de Depósito Bancário (CDBs), por exemplo. O mundo dos investimentos não é simples, e até mesmo pessoas na fase adulta têm dificuldade de compreendê-lo com propriedade. No caso das crianças, isso é ainda mais evidente, por uma questão de menor maturidade e experiência.

Nessa etapa da vida, o ideal é que o foco seja o aprendizado, bem como o cultivo de bons hábitos. Se esse jovem se acostuma, desde criança, a ter consistência nos seus investimentos, a tendência é que tenha mais sucesso no futuro. Os rendimentos virão no momento apropriado: antes de focar neles, no entanto, é positivo priorizar a construção de bons fundamentos.

Nesse sentido, os CDBs são uma boa recomendação, pois permitem que a criança invista na prática, se integrando ao mercado e ainda trazendo uma razoável margem de rentabilidade. É um passo além do famoso cofrinho, permitindo que o jovem tenha oportunidade de gerenciar seu dinheiro com autonomia, sem abrir mão da estabilidade.

O que é investir por objetivo?

Investir por objetivo é, basicamente, fazer seus aportes tendo em mente aonde se quer chegar com eles. Quando falamos sobre investimentos aqui no blog do C6 Bank, sempre mencionamos a importância de definir objetivos de curto, médio e longo prazos. Isso porque, ao ter metas bem estabelecidas, você ganha mais motivação para ter consistência e foco nas suas aplicações.

É interessante ter mais de um objetivo ao mesmo tempo: caso você foque apenas em um sonho distante, que exige mais tempo e dinheiro, pode ser que desanime no meio do caminho. Ter conquistas acessíveis em um menor período de tempo ajuda a tornar essa jornada mais leve.

Como investir por objetivo sendo criança?

Crianças, assim como adultos, têm seus objetivos, sonhos e desejos. Viajar, comprar um bom videogame, até juntar para ter um certo modelo de carro quando for maior de idade – as possibilidades são amplas.

Simplesmente conceder todos esses desejos talvez não seja boa ideia: o orçamento dos responsáveis não só pode ficar comprometido, mas há o risco de o próprio jovem acabar criando uma noção de que não precisa se preocupar com essas questões e apenas recorrer aos pais como uma espécie de banco.

Nesse sentido, incentivar uma boa administração financeira desde os primeiros anos de vida é positivo para que a criança cresça tendo a noção de que precisa gerir seu dinheiro com cuidando, sabendo diferenciar desejo de necessidade e entendendo quais as melhores formas de atingir os objetivos que estabelece.

Felizmente, o C6 Bank pode ajudar você com isso: basta usar o C6 Yellow, nossa modalidade de conta para menores de 18 anos. Com ela, os jovens conseguem não só fazer investimentos em CDBs de liquidez diária com rendimento de 102% do CDI e aplicações a partir de R$ 10, mas também definir objetivos pessoais que desejam atingir com esses aportes, categorizando-os por nome, valor e categoria.

A ideia é conferir mais autonomia para esse público – mas sempre com muita segurança, e mantendo a presença das figuras responsáveis: toda vez que a criança fizer um aporte ou resgatar algum valor pelo app, os pais são notificados. Vale notar, por fim, que os CDBs são protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Para usar esse recurso, basta abrir uma conta C6 Yellow para seu filho e começar a investir.

O que fazer depois de alcançar seus objetivos?

Crie novas metas. As pessoas estão sempre mudando e vivenciando novas experiências, descobrindo e percebendo coisas diferentes. Com o tempo, é natural que seus objetivos também se alterem – especialmente se você já atingiu os anteriores.

Nesse sentido, a dica é avaliar o que pode ser interessante para você em cada momento da vida, adaptando suas estratégias para cada meta nova. É bom ressaltar que os objetivos não precisam ser, necessariamente, bens materiais. Você pode estabelecer como finalidade o próprio hábito de investir todos os meses, com consistência, ou juntar uma quantidade específica de dinheiro.

Como os pais podem ajudar seus filhos a investir?

Os pais têm um papel muito importante de fornecer informação e incentivar a cautela das crianças em relação aos investimentos. A infância é um momento de socialização e, principalmente, construção. É importante que os mais novos tenham um norte para que não se acostumem com hábitos negativos que talvez os prejudiquem no futuro.

Há, ainda, as questões burocráticas relativas aos investimentos. A própria criação de uma conta C6 Yellow exige algumas confirmações por parte dos responsáveis, bem como um eventual cadastro na B3, por exemplo.

Por fim, os pais também exercem um papel duplo, de educação e segurança. Disponibilizar e incentivar o uso de materiais e conteúdos voltados ao aprendizado de conhecimentos da área, bem como alertar as crianças contra eventuais problemas como golpes e fraudes, é parte da função supervisora dos responsáveis, que devem priorizar a formação do jovem acima de quaisquer outras questões.

Saiba mais sobre o C6 Yellow

Além da função de investimento em CDBs de liquidez diária com rentabilidade de 102% do CDI, o C6 Yellow conta com várias outras vantagens, tanto para crianças quanto para adultos. Confira:

  • Cartão de débito;
  • Saques, pagamento por aproximação, transferências via Pix e recebimento de TEDs ou DOCs;
  • O responsável recebe notificações de todas as transações feitas na conta C6 Yellow;
  • Mesada educativa: uma quantia definida pelos responsáveis é transferida, todos os meses, para a conta do jovem;
  • Os responsáveis têm acesso total aos gastos dos filhos e ao extrato da conta;
  • Promoção da conscientização teórica e prática através de informações sobre educação financeira dentro do próprio app.

A conta é aberta pelos responsáveis através de um procedimento curto no aplicativo do C6 Bank. Confira:

  1. Abra o aplicativo do C6 Bank e, no menu de acesso rápido da página inicial, toque em “Todos”;
  2. Em seguida, selecione “C6 Yellow”;
  3. Serão solicitadas algumas informações sobre o seu filho. Preencha-as e, depois, confirme;
  4. Seu filho receberá um link para instalar o aplicativo do C6 Yellow, diferente do app tradicional do C6 Bank;
  5. Durante a abertura de conta, será solicitada uma foto da criança. É importante que o responsável aprove a imagem, a fim de garantir segurança na operação.

Gostou de saber mais sobre os investimentos para crianças? Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre o tema, e que os tópicos levantados ao longo do texto ajudem você a promover uma melhor educação financeira entre seus filhos ou outros jovens próximos.

Quer tirar dúvidas sobre o C6 Yellow? Aproveite para conferir essas matérias:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.