Leitura de 12 min

13 destinos para férias inesquecíveis no mês de abril

Abril é um ótimo mês para viajar, com o clima ideal para aproveitar desde praias paradisíacas até pontos turísticos internacionais famosos; saiba mais

Atualizado em

Asa de avião vista da janela por uma pessoa que está viajando em abril
Descubra a seguir alguns destinos imperdíveis para viajar em abril.

Viajar em abril é uma alternativa para quem quer aproveitar as praias brasileiras ou até mesmo conhecer a primavera no hemisfério norte. Porém, para que tudo saia perfeitamente, é preciso fazer um planejamento para ter uma ideia dos gastos com passagem aérea, hospedagem, transporte e refeição.

O primeiro passo para viver as férias é escolher para onde viajar em abril. Para isso, algumas características devem ser levadas em consideração, como clima, fluxo de pessoas e quantidade de dias que deseja passar no local.

Para facilitar esse processo e conseguir aproveitar a viagem desde seu planejamento, o C6 Bank preparou esse texto. Nele você vai encontrar os melhores destinos para viajar em abril e mais:

  • Quais as vantagens de viajar em abril?
  • Como é clima de abril para viagens nacionais e internacionais?
  • Para onde viajar em abril no Brasil?
  • Destinos no exterior durante o mês de abril
  • Quais são os lugares recomendados para quem deseja economizar?
  • 3 destinos para quem vai viajar em família
  • 3 melhores destinos para quem vai viajar sozinho
  • Como me organizar financeiramente para essa viagem?

Gostaria de ler outros posts relacionados a viagens? Veja o que separamos para você:

Quais as vantagens de viajar em abril?

A principal vantagem de viajar em abril é que é uma época de baixa temporada. Ou seja, é possível encontrar passagens aéreas e diárias de hotéis muito mais baratas do que no período de férias escolares ou épocas festivas.

Além disso, abril é um mês com dois feriados, o que pode ser uma boa notícia para quem quer tirar uns dias a mais de descanso sem sair em férias necessariamente. Neste período, existem os feriados de Páscoa e de Tiradentes (21 de abril). Há alguns anos que as datas caem perto uma da outra, o que aumenta as chances de emendas e de prolongar o período de descanso.

Como é o clima de abril para viagens nacionais e internacionais?

Descubra a seguir como é o clima em abril nos diferentes lugares do mundo para, assim, escolher com mais facilidade seu destino:

América do Norte e Europa: época das flores

Em todo hemisfério norte, o clima em abril é marcado pela primavera. Ou seja, em algumas regiões você encontrará um clima ameno e ideal para passear, enquanto em áreas mais distantes já será possível sentir climas mais frios.

América do Sul, África e Oceania: clima perfeito para passear

No hemisfério sul, abril é o mês da chegada do outono no Brasil. O clima irá variar muito do destino que escolher. Por exemplo, enquanto no Peru o clima estará seco e ensolarado, no Ceará o mês é visto como um dos mais chuvosos, com menor presença do Sol.

Para onde viajar em abril no Brasil?

Descubra a seguir algumas opções para onde viajar em abril no Brasil:

  • Rio de Janeiro: para aproveitar os dois feriados de abril e a grande variedade de voos que saem para o Rio de Janeiro, uma opção é conhecer as praias cariocas;
  • Minas Gerais: por ser um mês com pouca chuva, o mês de abril é indicado para quem quer conhecer toda a história de Tiradentes e Ouro Preto. Isso porque os passeios são ao ar livre e ficam mais agradáveis com o sol;
Igreja em Tiradentes, Minas Gerais
Aproveite a viagem em abril para conhecer a cidade histórica de Tiradentes.
  • Curitiba: para quem deseja conhecer as atrações turísticas da capital do Paraná sem enfrentar filas, abril é o mês recomendado. Devido à menor presença de turistas, dá para explorar o Jardim Botânico e o Museu Oscar Niemeyer sem dores de cabeça;
Jardim Botânico de Curitiba
O Jardim Botânico de Curitiba é um passeio imperdível para fazer em abril.
  • Bahia: abril também é de baixa temporada no estado, ou seja, você encontrará preços de hospedagens e passagens aéreas mais acessíveis. Neste mês faz bastante calor e as chuvas são passageiras, ou seja, dá para aproveitar as praias, como a do Espelho, em Caraíva, e Trancoso.
Paisagem da Bahia
Não deixe de visitar as lindas praias da Bahia em abril.

Destinos no exterior durante o mês de abril

Conheça a seguir alguns dos melhores lugares para viajar em abril no exterior:

  • Califórnia: vale aproveitar o baixo fluxo de turistas para comprar passagens aéreas mais em conta para conhecer São Francisco e Los Angeles;
Letreiro de Hollywood na Califórnia
Que tal conhecer o letreiro de Hollywood em abril?
  • Amsterdã: nesta época do ano a cidade fica ainda mais bonita com os campos de tulipas, o que torna a experiência mais especial;
  • Nova York: abril é o mês do desabrochar das cerejeiras. Portanto, pode ser uma boa oportunidade para conhecer os famosos parques, além de visitar diversos museus e teatros da Broadway;
  • Peru: abril é temporada de compras no país, com preços mais baixos devido ao pouco movimento de turistas. Vale aproveitar o clima seco e ensolarado para conhecer Machu Picchu;

Quais são os lugares recomendados para quem deseja economizar?

Para descobrir quais são os lugares baratos para viajar em abril no Brasil e no exterior, explore nossas dicas:

Machu Picchu – Peru

Por ser um destino mais próximo ao Brasil, é uma alternativa para economizar na viagem, além disso, o Peru conta com grande diversidade de voos para o Brasil. Machu Picchu fica a 74 km de Cusco, sobre uma montanha de granito, e conta com construções imponentes erguidas com blocos de rocha. O local foi declarado pela Unesco como Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade.  

Vista de Machu Picchu com uma lhama na frente como uma opção para viajar em abril
Machu Picchu, Peru, fica perto do Brasil e por isso é uma opção para economizar na passagem aérea.

Região dos Lagos – Rio de Janeiro

As praias da Região dos Lagos (Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio) também estão dentre os destinos mais em conta. Por lá é possível encontrar uma grande variedade de pousadas e restaurantes com opções que cabem em todos os bolsos. O melhor é que o local é marcado por praias paradisíacas.

Vista área do Pão de Açúcar, Rio de Janeiro, para aproveitar as férias em abril
As praias cariocas são uma boa opção para curtir as férias em abril.

Campos do Jordão – São Paulo

Abril é o melhor mês para fazer uma viagem a Campos do Jordão e gastar pouco. Justamente por não ser alta temporada, é possível conhecer os pontos turísticos e desfrutar o melhor da gastronomia gastando pouco. Nesta época, começa a fazer dias mais frios, o que torna a experiência ainda melhor.

Entrada de Campos do Jordão
Abril é o mês para quem quer gastar pouco em Campos do Jordão.

3 destinos para quem vai viajar em família

Não sabe onde passar as férias no mês abril com a família? Descubra alguns destinos que vão impressionar:

1. Guarapari – Espírito Santo
Guarapari é o lugar perfeito para as famílias que adoram a praia, sendo considerado o predileto dos capixabas e mineiros. Por lá, também é possível passear pelas construções históricas, parques e as famosas feiras de artesanato.

2. Gramado – Rio Grande do Sul
Visitar a Serra Gaúcha em abril pode ser uma boa aposta, principalmente se planeja levar as crianças. Por ser o mês da Páscoa, é a melhor época para visitar as tradicionais fábricas de chocolate. Além disso, devido ao baixo fluxo de turistas, é o período ideal para conhecer pontos turísticos nos dias de sol e descobrir a gastronomia local nas noites frescas.

Portal de Gramado para viajar em abril
Viajar para Gramado em abril é uma oportunidade de aproveitar a Páscoa.

3. Nova York – Estados Unidos
Nova York é uma boa opção de destino para as famílias, pois é a época do desabrochar das cerejeiras. Ou seja, é o período ideal para explorar os parques da cidade. Vale aproveitar o passeio para conhecer museus e os famosos teatros da Broadway.

Vista aérea de Nova York
Caso vá para Nova York em abril, aproveite os parques ao ar livre.

3 melhores destinos para quem vai viajar sozinho

Explore a seguir alguns destinos imperdíveis para desbravar sozinho:

1. Amsterdã – Holanda
Quando se pensa no melhor lugar para viajar sozinho, Amsterdã é uma ótima opção. Por lá você pode pedalar pela cidade e visitar os campos de tulipas, que nesta época do ano vão estar bem cheios. Além disso, é em abril que acontece um dos maiores festivais nacionais dos Países Baixos, o Dia do Rei, quando os holandeses comemoram o aniversário do rei Guilherme Alexandre.

Vista do letreiro de Amsterdã
Para conhecer os campos de tulipas de Amsterdã, viaje em abril.

2. Portugal
Em abril, Portugal costuma ter um clima muito agradável para o turismo, com pouca chuva, uma variação de calor pela manhã e fio a noite. Aproveite que estará sozinho para conhecer diversos pontos turísticos, como o Elevador da Glória, a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos. A grande vantagem de Portugal é que está na lista de países que não precisam de visto para entrar. Ou seja, você ainda economizará tempo e dinheiro com a documentação.

Torre de Belém em Portugal
Torre de Belém é uma das atrações para visitar em abril.

3. Capitólio – Minas Gerais
No Brasil é possível desbravar sozinho lindas paisagens. Capitólio é uma região repleta de mirantes e cachoeiras que parecem de outro mundo. É o destino perfeito para os aventureiros que gostam de fazer trilhas e mergulhos.

Vista aérea dos canions de Capitólio
Aproveite os dias ensolarados de abril para conhecer Capitólio.

Como me organizar financeiramente para essa viagem?

Para que sua viagem em abril dê certo, é importante se organizar financeiramente para estar preparado para qualquer imprevisto. Veja algumas dicas:

  • Use milhas para economizar na compra de passagens aéreas. Com o programa de pontos C6 Átomos, você pode trocar o valor acumulado com o seu cartão de crédito em diversos programas de fidelidade, como Livelo, Smiles, Latam, TAP e Tudo Azul;
  • Acompanhe os sites de companhias aéreas e de hotelaria para descobrir qualquer promoção relâmpago. Vale até mesmo se cadastrar em programas de alerta de preço para não perder nenhuma oportunidade;
  • Para viagens nacionais, evite filas e surpresas na hora do pedágio com o C6 Tag. Ele é um adesivo que fica colado no vidro do carro que emite sinais para que você possa passar automaticamente pela cancela. Ele é uma ótima alternativa para concentrar o custo de viagem de carro, já que o valor é debitado diretamente da sua conta corrente.
  • Faça uma planilha com os lugares que deseja visitar e os restaurantes que quer conhecer. Dessa forma, você consegue estimar melhor quanto irá gastar por dia com transporte, refeição e outros passeios;
  • Caso vá viajar para o exterior, considere abrir uma conta internacional, como a C6 Conta Global. Com ela é possível economizar na conversão da moeda, gastando menos em tarifas do que comparado ao uso do cartão de crédito. Além disso, a conta do C6 Bank considera a cotação comercial da moeda, que é significativamente mais barata que a do câmbio turismo;
  • Tenha um cartão black para evitar gastos absurdos com comida nos aeroportos, com o seguro viagem e até mesmo em casos específicos como o extravio de bagagem. Com o cartão C6 Carbon Mastercard Black você tem direito a tudo isso e muito mais.

Agora você já sabe para onde viajar em abril. Além de conhecer destinos perfeitos para cada perfil de viajante, conseguiu entender melhor como se planejar financeiramente para evitar extrapolar nos gastos no período de descanso. O próximo passo é definir a cidade para passar suas férias, os dias que deseja ir e montar o roteiro para não deixar de conhecer cada cantinho especial.

Leia também: Como ter acesso a salas VIP de aeroportos com o cartão do C6 Bank?

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.