Leitura de 12 min

48 Lugares para passar as férias em maio no Brasil e exterior

De Itacaré na Bahia a Amsterdã na Europa, lugares para viajar em maio não faltam. Leia mais e conheça nossas sugestões.

Atualizado em

Conheça abaixo os melhores destinos para o mês.

O mês de maio é ótimo para viajar, porque independentemente do tipo de viajante que você é, a lista de destinos inesquecíveis é extensa. A maioria das regiões está em um período de baixa temporada, o que representa uma boa oportunidade de economizar em passagens aéreas, hospedagens e atrações.

Quanto ao clima, ele costuma apresentar temperaturas mais amenas, onde nem o calor ou o frio chegam a extremos em muitas localiades. Nesse sentido, é possível aproveitar a natureza, como praias sem chuva ou regiões mais quentes no nordeste brasileiro. E, do mesmo modo, aproveitar as férias com foco em gastronomias locais ou um clima mais frio.

Para ajudar você na escolha de um lugar perfeito para passar as férias em maio, seja no Brasil ou exterior, o C6 Bank montou essa lista com 48 opções.

Vamos nessa? Para começar, leia no índice o que preparamos para você:

  • Melhores lugares para viajar em maio no Brasil
  • 11 Cidades e regiões litorâneas para conhecer em maio
  • 5 Destinos especiais para quem busca calor
  • 14 Cidades e regiões para aproveitar o frio
  • Melhores destinos para conhecer em maio no exterior
  • 9 Lugares para quem busca praia e calor fora do Brasil
  • 9 Destinos para aproveitar as férias no frio fora do país
  • Dica para viagens gastronômicas
  • C6 Bank: melhor amigo de viajantes VIP

Se o tema viagem é do seu interesse, é possível que você goste dos posts relacionados:

Melhores lugares para viajar em maio no Brasil

Descubra quais são as melhores escolhas para curtir suas férias em maio no Brasil.

Em maio, a maior parte do Brasil passa pelo outono, estação do ano conhecida por apresentar temperaturas mais quentes, quando comparada ao inverno. Em determinadas regiões do país, como em alguns estados do nordeste ou cidades de Goiás, é possível aproveitar o Sol.

Por outro lado, turistas que buscam destinos mais frios e culturais para as férias também são contemplados. Inhotim (Minas Gerais) e Curitiba (Paraná) são bons exemplos de lugares para visitar nessa época.

11 Cidades e regiões litorâneas para conhecer em maio

Salvador (BA)
  1. Itacaré, Bahia;
  2. Porto Seguro, Bahia;
  3. Itaúnas, Espírito Santo;
  4. Guarapari, Espírito Santo;
  5. Vitória, Espírito Santo;
  6. Ilha Grande, Rio de Janeiro;
  7. Paraty, Rio de Janeiro;
  8. Angra dos Reis, Rio de Janeiro;
  9. Búzios, Rio de Janeiro;
  10. Ubatuba, São Paulo;
  11. Balneário Camboriú, Santa Catarina;

Búzios, Guarapari, Vitória e Itaúnas são destinos para quem quer pegar uma praia, sem correr o risco de a chuva estragar as férias. São cidades em que a temperatura fica elevada, o que pede uma mala com roupas mais leves. Já Itacaré, na Bahia, apresenta um clima mais úmido, o que pede que o viajante tenha um plano B com atrações turísticas em locais cobertos.

Embora Ubatuba seja uma cidade litorânea conhecida por seus temporais, em maio e junho eles costumam dar uma trégua. No entanto, geralmente as noites em São Paulo são mais frias no outono, então, não deixe de colocar um casaco na mala.

Da lista, Porto Seguro é ideal para viajantes que buscam climas mais amenos, com a água da praia mais aquecida. Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, também passa por uma estação mais fresca nessa época, recebendo seus visitantes com um clima agradável e paisagens naturais de tirar o fôlego, assim como as companheiras de estado, Paraty e Ilha Grande.

Por fim, Balneário Camboriú é uma boa opção para viajantes práticos, porque a região é bem localizada, próxima de Blumenau e Joinville. Em qualquer época do ano o local oferece acesso a natureza, mas em maio apresenta um céu mais nebuloso e temperaturas mais baixas, anunciando a chegada do inverno.

5 Destinos especiais para quem busca calor

Goiás pode ser o destino ideal para você que busca calor e aventura.

Além das praias, existem outros destinos para passar as férias em maio no Brasil. Nesse mês, sol e temperaturas mais altas também podem ser encontrados em:

  1. Chapada dos Veadeiros, Goiás;
  2. Mambaí, Goiás;
  3. Pirenópolis, Goiás;
  4. Belém, Pará;
  5. Jalapão, Tocantins.

Maio é um bom mês para visitar a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, porque o ambiente apresenta um clima seco com poucas chances de chuva. Contudo, as águas das cachoeiras acabam ficando um pouco mais frias.

Mambaí é recomendo para quem busca regiões que proporcionam contato com o ecoturismo. Bem como Pirenópolis, cidade do mesmo estado, em que os visitantes podem acessá-la de carro vindos dos aeroportos de Goiânia ou Brasília.

Jalapão é o coração de Tocantins. Conhecido por seus fervedouros, conjuntos de montanhas e cachoeiras, o local chama a atenção de visitantes de diferentes lugares do mundo. O quinto mês do ano é um dos melhores para conhecer a região, que também passa por um período de seca. E assim como as demais regiões listadas, é necessário colocar o pé na estrada após pousar em Palmas.

Agora se deseja um destino mais fácil de chegar, conhecer os sabores das comidas paraenses, em Belém, capital do Pará, é uma boa opção. Cheia de pontos turísticos, a cidade também oferece lindos passeios de barcos.

14 Cidades e regiões para aproveitar o frio

Curitiba (PR)

Se você busca por locais mais frios e aconchegantes, separamos uma lista:

  1. Domingos Martins, Espírito Santo;
  2. Santa Teresa, Espírito Santo;
  3. Caparaó, Minas Gerais;
  4. Capitólio, Minas Gerais;
  5. Diamantina, Minas Gerais;
  6. Inhotim, Minas Gerais;
  7. Ouro Preto, Minas Gerais;
  8. Tiradentes, Minas Gerais;
  9. Serra do Cipó, Minas Gerais;
  10. Visconde de Mauá, Rio de Janeiro;
  11. São Paulo, São Paulo;
  12. São Bento de Sapucaí, São Paulo;
  13. Curitiba, Paraná;
  14. Bento Gonçalves; Rio Grande do Sul.

Minas Gerais é um ótimo estado para se aventurar em maio. Isso porque as cidades são recheadas de pontos turísticos e arquitetura colonial. Em Diamantina, por exemplo, o turista é recebido por casas e estruturas bastante características da época. Além disso, a gastronomia local é um ótimo recurso para se conectar ainda mais com a região.

E quem gosta de fazer trilhas e observar paisagens naturais tem grandes chances de amar passar as férias em Domingos de Martins, Santa Teresa ou Visconde de Mauá.

Lembre-se, quanto mais ao sul decidir se hospedar, maiores são as chances de viver dias frios. Em São Paulo, as manhãs e noites apresentam um ar mais gelado enquanto as tardes costumam ser mais quentes. Vale ressaltar que ainda é possível pegar dias com garoa e céu nublado, então, não esqueça de colocar uma variedade de peças na mala. Se deseja um destino menos acelerado que a grande capital, passar uns dias em São Bento de Sapucaí pode ser uma opção.

Curitiba e Bento Gonçalves e são locais de alta temporada somente no inverno. No quinto mês do ano os viajantes conseguem aproveitar as atrações com mais calma e conhecer os pontos turísticos de forma desacelerada.

Melhores destinos para conhecer em maio no exterior

Londres (UK)

As temperaturas em maio no exterior podem variar, de acordo com o país que deseja visitar. Na Europa, nesse mês, por exemplo, os turistas são recebidos pelo fim da primavera e o início dos dias de verão, o que nem sempre quer dizer que as temperaturas estarão muito elevadas.

Por outro lado, se você pretende conhecer o continente africano, os países estão passando, assim como o Brasil, pelo outono e, neste caso, apresentam um clima mais próximo ao que visitantes brasileiros estão acostumados. A seguir, conheça alguns destinos incríveis:

9 Lugares para quem busca praia e calor fora do Brasil

Descubra abaixo os melhores destinos internacionais
  1. Cidade do Cabo (Cape Town), África do Sul;
  2. Joanesburgo, África do Sul;
  3. Fort Lauderdale, Estados Unidos;
  4. Milos, Grécia;
  5. Mykonos, Grécia;
  6. Santorini, Grécia;
  7. Florença, Itália;
  8. Nápoles, Itália;
  9. Algarve, Portugal.

Para todas as nove opções, sem exceção, é necessário montar uma mala com roupas leves, mas sem abrir mão de algumas peças que protejam do frio. Isso porque, apesar da possibilidade de dias ensolarados ser maior, as noites podem apresentar temperaturas mais baixas, principalmente em cidades litorâneas.

Maio é um bom momento para visitar a Cidade do Cabo, período em que a água do mar está mais quente e estrangeiros podem aproveitar as paisagens naturais com tranquilidade. Joanesburgo, também na África do Sul, vive um período de seca, o que garante dias poucos chuvosos.

Nas duas cidades africanas é possível relaxar e criar uma conexão com a natureza, sem deixar de conhecer as histórias locais, principalmente em relação ao apartheid  e suas consequências no território.

A Grécia é conhecida por seus verões muito quentes, por esse motivo, conhecer Mykonos, Santorini e Milos, no arquipélago das Ilhas Cíclades, em maio é uma boa escolha, já que é clima se encontra um pouco mais ameno.

Vale ressaltar que as ilhas têm propostas diferentes, sendo a primeira mais badalada, com clubes e festas. Já a segunda é ideal para quem deseja conhecer a estética grega que viu em filmes, como as famosas casas com estruturas brancas e telhados azuis. Por fim, Milos é o roteiro perfeito para quem quer conhecer uma praia paradisíaca e encher o Instagram com fotos de um mar cristalino.

9 Destinos para aproveitar as férias no frio fora do país

Paris, França
  1. Berlim, Alemanha;
  2. Barcelona, Espanha;
  3. Paris, França;
  4. Normandia, França;
  5. Amsterdã, Holanda;
  6. Cusco, Peru;
  7. Machu Picchu, Peru;
  8. Praga, República Checa;
  9. Gisborne, Nova Zelândia.

É importante ressaltar que essa seleção contempla um clima mais frio, mas que não se compara ao inverno. As malas podem ser feitas com roupas mais pesadas, mas a dica é observar a previsão do tempo para época que pretende viajar. No geral, esses destinos possibilitam a mistura de dias frios e ensolarados em suas férias.

Cusco e Machu Picchu são locais perfeitos para quem ama viagens históricas e deseja saber um pouco mais sobre os povos originários do Peru. As paisagens são belíssimas e, vale ressaltar, que uma das opções é considerada uma das Maravilhas do Mundo da atualidade.

Os países europeus também têm muitas histórias, o que conquista a curiosidade dos turistas. Em Barcelona, na Espanha, além dos pontos turísticos, é possível aproveitar um festival que sempre acontece no quinto mês do ano de dança flamenca, o Ciutat Flamenco.

E esta é uma das melhores épocas para visitar os parques de Berlim e encontrá-los floridos, graças a primavera. Esse fator também faz com que seja alta temporada em Amsterdã, cidade em que as flores são um dos principais atrativos e deixam a região ainda mais bonita.

Dica para viagens gastronômicas

Amsterdã, Alemanhã

A verdade é que a maioria dos destinos oferece algum tipo de culinária local, com maior ou menor variedade. As viagens gastronômicas, no entanto, dão prioridade a regiões que são conhecidas pelos deliciosos e diferentes sabores que oferece.

Se você optar por desbravar cidades litorâneas, por exemplo, é bom estar com o estômago preparado para experimentar pratos com frutos do mar. Ao escolher um local como Porto Seguro, bolinho de acarajé, vatapá e sarapatel, grandes representantes dos temperos quentes e baianos, fazem parte do cardápio. Por outro lado, a região de praias de Balneário Camboriú traz comidas típicas diferentes à mesa, como as famosas linguiças de Blumenau.

Então, a recomendação é pesquisar o que cada lugar pode oferecer, bem como a disponibilidade de restaurantes, bares, bistrôs e café nas proximidades.

C6 Bank: melhor amigo de viajantes VIP

Descubra as vantagens de ter um cartão C6 Carbon Mastercard® Black

Agora que você tem em mãos uma lista de lugares incríveis para visitar em maio, falta entender como o C6 Bank, o banco da sua vida, pode ajudar com o planejamento das suas férias. Abaixo, listamos alguns dos produtos que oferecem vantagens para quem coloca o pé na estrada – ou nos ares.

  • Economia na compra de passagens aéreas com o programa de Pontos C6 Átomos.
  • Clientes que têm nosso cartão de crédito black, o C6 Carbon Mastercard Black, aproveitam as férias com mais comodidade e segurança, fazendo uso das salas vips e seguros para bagagem.
  • Economia de, em média, 6%, em comparação ao tradicional cartão de crédito internacional. Aqui, você pode abrir uma C6 Conta Global e aproveitar o IOF em 1,1% e spread mais baixo.

Leia também outros conteúdos sobre o tema, voltados a parte mais burocrática de viajar:

Conheça a ⁠C6 Conta Global, nossa conta internacional em dólar e euro com menos tarifas, câmbio com cotação comercial, envios e recebimentos para todos os países e cartão de débito para viajar com tranquilidade.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.