O que significa ser acionista?

Entenda o papel e a importância desse tipo de investidor em uma empresa.

Atualizado em

Tempo de leitura · 7 min

Publicado em

Você sabe o que é acionista? É aquela pessoa que tem uma parcela da propriedade de uma empresa. Isso acontece por meio da compra de ações, que são partes do capital social de uma companhia. Ao adquirir uma ou mais, você será um dos sócios. 

Consequentemente, lucra com o crescimento do negócio e ainda tem direitos, que vamos especificar na sequência. Fique conosco para saber como tudo funciona na prática – os tipos de acionistas, as funções, os direitos, a diferença entre CEO e como se tornar um. Mas, antes, aproveite para ler também: 

O que é acionista? 

Para facilitar o entendimento, pense em uma empresa como uma pizza. Cada fatia representa uma ação. Se alguém compra uma delas (ou mais), passará a ter uma parte da empresa. Sendo assim, se torna um dos acionistas dela. 

É possível ser acionista de uma empresa de capital aberto, ou seja, cujos papéis são negociados na bolsa. Nesse caso, existem dois tipos principais de papéis: 

  • Ações ordinárias (ON): com elas, os acionistas podem votar nas assembleias da empresa; 
  • Ações preferenciais (PN): não dão direito ao voto, mas quem as detém tem prioridade no recebimento de dividendos. 

Basta comprar um desses dois tipos de ações para começar a fazer parte do quadro societário de uma empresa (não importa o tamanho da fração). 

Leia mais: confira o que são ações nominativas e como funcionam 

Quais os tipos de acionistas? 

Existem diferentes tipos de acionistas – e essa variação está relacionada ao volume de ativos que cada um possui. Entenda a seguir. 

Acionista minoritário 

Categorizam-se como minoritários aqueles acionistas que detêm menos de 50% das ações de uma determinada empresa – independentemente de seus papéis conferirem ou não o direito a voto. 

Como a sua porcentagem participativa é menor, eles não costumam ter controle sobre grande parte das decisões administrativas. No entanto, podem participar de assembleias, sem necessariamente ter direito a voto. 

Esse direito, vale notar, é relacionado ao tipo de ação detida: uma ação ordinária, por exemplo, confere ao acionista direito a voto. Já as ações preferenciaisnão. Mas, por outro lado, dão preferência na hora da distribuição de lucros e dividendos. 

Leia mais: entenda, na prática, a diferença entre ações ordinárias e preferenciais 

Acionista majoritário 

O acionista majoritário, por sua vez, tem mais de 50% de todas as ações com direito a voto (ordinárias) que uma empresa emitiu. Considerando que, nas assembleias de sócios, pesa mais o voto de quem possui mais ações, o majoritário acaba assumindo a posição de controlador, com a maior influência sobre as decisões tomadas pela companhia. 

Acionista controlador 

Embora frequentemente o acionista majoritário também seja o controlador da empresa, esse não é necessariamente o caso. Isso porque existem cenários em que nenhum investidor terá mais de 50% das ações ordinárias, o que significaria que não há um majoritário. 

Nesses casos, o que costuma acontecer são articulações que buscam formar grupos controladores, a partir da soma de seus volumes acionários e influência. Imagine, por exemplo, que dois acionistas contam com 30% das ações ordinárias de uma companhia, cada. Se eles se unirem, terão peso suficiente para assumir uma posição controladora dentro das votações e deliberações. 

A seguir, fizemos um resumo para facilitar o entendimento sobre as diferenças entre os tipos de acionistas existentes. 

Característica
Acionista minoritário
Acionista majoritário
Acionista Controlador
Participação
Baixa.
Possui mais de 50% das ações com direito a voto.
Pode até não ter maioria das ações, mas possui poder de decisão.
Poder de decisão
Baixo.
Alto.
Muito alto (tem, inclusive, influência direta na gestão).
Direito a voto
Sim (ações ordinárias) ou não (ações preferenciais).
Sim.
Sim – pode definir os rumos da empresa.
Lucros
Sim.
Sim.
Sim.
Participação em assembleias
Sim (dependendo do tipo de ação).
Sim.
Sim.

Qual a diferença entre CEO e acionista? 

Acionistas e CEOs tem papéis diferentes, embora muitas vezes atuem juntos na empresa. Entenda como funciona na tabela abaixo: 

Características
CEO
Acionista
Quem é
Executivo contratado exclusivamente para comandar as operações da empresa.
É um dos sócios da empresa. Ou seja, possui parte do capital dela.
O que faz
Profissional responsável pela gestão da companhia.
Trata-se de alguém responsável pela propriedade da empresa – pode acumular funções dentro dela, como de direção, por exemplo.
Atuação
Pode ou não ser acionista.
Pode ou não atuar na gestão.

Como o acionista ganha dinheiro? 

Os acionistas podem ganhar dinheiro por meio de quatro formas principais: 

1. Valorização das ações 

Com um potencial de crescimento da companhia, é possível que os preços de suas ações se valorizem ao longo do tempo. Ao vendê-las por um valor mais alto do que o gasto para comprá-las, o acionista consegue gerar lucro. Para isso, no entanto, vale notar que é necessário paciência. 

2. Dividendos e juros sobre capital próprio 

Ambas são formas que as empresas encontram de remunerar seus acionistas por meio da distribuição de uma parcela do lucro líquido, caso tenha havido, de forma proporcional ao número de papéis que cada um tem.  

A diferença entre as duas modalidades é que os dividendos já chegam com o IR descontado, enquanto os juros sobre capital próprio precisam ser declarados pelo próprio acionista. 

3. Bonificação de ações 

A bonificação de ações é um terceiro tipo de provento. Diferentemente dos dividendos e juros sobre capital próprio, no entanto, não se baseia na distribuição de dinheiro, e sim no fornecimento gratuito de novas ações para os acionistas, proporcionalmente à quantidade de capital investido.  

4. Recompra de ações pela empresa 

Caso a companhia promova recompra de ações, reduzindo o número de papéis em circulação, isso também tende a valorizar ainda mais as ações, por conta da maior escassez.  

Quais os direitos dos acionistas? 

Ao se associar a uma empresa por meio da compra de ações, o investidor ganha alguns direitos. Eles podem ser divididos, de forma geral, em dois grupos: 

  • Essenciais: garantem direitos como a participação do acionista nos lucros através do recebimento de dividendos, a possibilidade de vender suas ações de forma livre, o direito à fiscalização da empresa, ao voto, entre outros; 
  • Modificáveis: todos os que não são essenciais. Estão contidos nas leis ou no próprio estatuto da empresa à qual o acionista é associado, e podem ser alterados ou excluídos em diferentes momentos. 

Como se tornar um acionista? 

Agora que você sabe o que é acionista, é hora de aprender a se tornar um. Para comprar ações de empresas listadas em bolsa, é necessário usar um home broker. Esse termo é usado para se referir a sistemas projetados para fazer uma ponte entre o investidor e o mercado, de forma totalmente digital.  

No C6 Invest, a plataforma de investimentos do C6 Bank, você encontra um home broker completo para você. 

Para usá-lo, basta seguir o passo a passo abaixo: 

  1. Abra nosso aplicativo e toque em “C6 Invest” no menu localizado na parte inferior da tela;  
  1. Em seguida, você vai tocar em “Investir”;  
  1. Na tela seguinte, toque em “Produtos” e depois em “Bolsa de Valores”. Ao selecioná-la você conseguirá ver todo o catálogo de renda variável do C6 Bank. As ações poderão ser identificadas pelos tickers presentes à esquerda da tela;  
  1. Depois de escolher o papel que você quer comprar e decidir se vai adquirir uma ação ordinária ou preferencial, você poderá prosseguir;  
  1. Na tela seguinte, será possível ver o último valor pelo qual o papel em questão foi negociado e a variação sofrida no dia. Se estiver de acordo, é só definir o valor de compra e clicar em “Comprar”.  

Por que entender o papel do acionista?

Ser acionista é uma forma de investir em uma empresa e, consequente, ganhar mais dinheiro quando ela cresce. Ou seja, você fará parte da sua evolução. Sendo assim, representa uma ótima oportunidade de investimento, desde que tudo seja feito com atenção e o apoio de profissionais capacitados. 

Com o C6 Invest, por exemplo, você pode ter acesso a uma infinidade de ações ordinárias, preferenciais e outros ativos do mercado de capitais. E o melhor: com a praticidade de fazer tudo pelo app. 

Quer dar o primeiro passo? Continue explorando nossos conteúdos: 

Quer começar agora mesmo a investir em ações? Abra a sua conta digital C6 Bank e comece a investir pela plataforma C6 Invest. Tudo de um jeito prático, pelo app. 

Compartilhar