Entenda a definição de commodities, principais tipos e como investir 

As commodities estão entre as mercadorias mais importantes dentro da balança comercial brasileira.

Atualizado em

Tempo de leitura · 8 min

Publicado em

As commodities ocupam posição estratégica na economia global, e especialmente na balança comercial brasileira. No 1° semestre de 2024, produtos como soja, minério de ferro e petróleo foram alguns dos quais o Brasil se manteve entre os maiores exportadores mundiais. Isso garantiu bilhões em receita e fortaleceu a economia loca. 

Esses bens básicos, negociados em grandes volumes e com preços definidos no mercado internacional, impactam não apenas o PIB, mas também o dia a dia do consumidor e influenciam desde o valor do pão até o preço da gasolina.  

Neste conteúdo, você vai entender o que são commodities, seus tipos, como funcionam e como acompanhar esse mercado.  

Quer conhecer outros conceitos relacionados? Então leia essas publicações que separamos para você:  

O que são commodities?  

No contexto econômico, commodities são insumos padronizados, de alta liquidez e grande relevância para o comércio internacional. Elas podem incluir desde produtos agrícolas, como soja e milho, até minerais, como minério de ferro e petróleo, além de ativos fundamentais como moedas e títulos.  

Sua importância vem do fato de serem fundamentais para cadeias produtivas e estratégicas. Países exportadores, como o Brasil, dependem de suas vendas de commodities para gerar divisas, equilibrar a balança comercial e sustentar setores inteiros de economia.  

Qual o papel das commodities no comércio internacional  

No comércio global, as commodities funcionam como base para a produção de bens industrializados e para o abastecimento energético e alimentar. Por serem padronizadas, podem ser compradas e vendidas em bolsas de mercadorias, como a Bolsa de Chicago (CBOT) e a Bolsa de Londres (LME), com preços definidos internacionalmente.  

Tipos de commodities  

Existem três categorias que se destacam no mercado:  

  • Commodities financeiras: são um tipo diferente de mercadoria, pois não representando um bem físico. Na verdade, dizem respeito aos títulos e moedas negociados no mercado. O real e títulos do Tesouro Direto, por exemplo, podem ser considerados commodities financeiras;  
  • Commodities agrícolas: incluem gêneros alimentícios e produtos provenientes de recursos naturais. É o caso de itens como soja, milho, café, açúcar, algodão, madeira, água, entre outros;  
  • Commodities minerais: os principais exemplos dessa modalidade são o petróleo, o gás natural, além de outros combustíveis, minerais e metais preciosos como o ouro.  

Quais são as principais commodities brasileiras?  

O Brasil se destaca pela sua produção de commodities agrícolas e minerais. Com um dos territórios mais ricos em recursos naturais em todo o mundo, pautamos nossa estratégia comercial na exportação desses bens. Assim, movimentamos bilhões na economia local todos os anos.  

A seguir, consulte o ranking das principais exportações brasileiras até junho de 2025, por valor gerado. Os dados são do Sistema Integrado de Comércio Exterior: 

Tabela com os principais produtos exportados pelo Brasil e seus respectivos valores FOB em dólares americanos. A tabela contém três colunas: 'Posição', 'Principais Produtos Exportados pelo Brasil' e 'Valor FOB US$'. Os dados apresentados são: Minério de Ferro - 42,2 bilhões Soja - 37,3 bilhões Óleos brutos do petróleo - 27,4 bilhões Açúcares e melaços - 8,5 bilhões Carne bovina - 7,4 bilhões Farelos de soja - 7,2 bilhões Óleos combustíveis de petróleo - 6,6 bilhões Demais produtos - Indústria de Transformação - 6,4 bilhões Carnes de aves - 6,3 bilhões Celulose - 6,1 bilhões"

Principais commodities brasileiras.

FOB (Free On Board) é um termo do comércio exterior que significa:

  • Vendedor: entrega a mercadoria no porto de origem e a coloca no navio.
  • Comprador: assume os custos e riscos a partir do embarque (frete, seguro e chegada ao destino).

Como as commodities funcionam?  

Para que você possa entender como as commodities funcionam, listamos quatro pontos que as caracterizam:  

  • Produção uniforme: a forma que essas mercadorias são produzidas ou adquiridas não tem grande variação, o que também faz com que elas apresentem qualidade similar ao redor do mundo;  
  • Pouca industrialização:em geral, commodities são insumos básicos – seja para consumo ou para a produção de bens de maior complexidade. Isso significa que elas não passam por grandes processos em indústrias;  
  • Comercializadas globalmente: precisamente em função de sua essência fundamental, as commodities têm demanda em todo o mundo – especialmente entre países que não têm condições favoráveis à produção ou extração delas;  
  • Produzidas em larga escala: por conta de sua produção mais simples e de sua alta demanda, as commodities tendem a ser produzidas em grandes volumes. Além disso, muitas vezes permitem o estoque sem prejuízo de qualidade.  

O que significa cotação de commodities?  

Acotação das commodities nada mais é do que o preço delas no mercado internacional. Usa-se esse termo porque, assim como no caso da cotação do dólar, por exemplo, o valor pode oscilar ao longo de um único dia.  

Em ambos os casos, um dos maiores fatores responsáveis por essa variação é a lei da oferta e demanda. A regra é conhecida: se um produto está com alta procura e a oferta não acompanha esse ritmo, o preço tende a subir. Da mesma forma, caso a demanda esteja mais baixa e a mercadoria apresente uma disponibilidade para a qual não há público, seu custo irá cair.  

Por exemplo, uma seca prolongada pode elevar o valor do milho, enquanto um aumento na produção global tende a reduzi-lo. 

Vale a pena investir em commodities?  

Depende. Embora as commodities possam ser bastante atraentes em função de sua demanda praticamente inesgotável, é necessário levar em conta alguns fatores antes de pensar em investir nesse setor, considere:  

  • Seu objetivo com as aplicações;  
  • Seu conhecimento acerca dos ativos, entre outros.  

Em geral, as commodities são negociadas nomercado futuro derenda variável, o que as torna mais atraentes para investidores de perfilarrojado.   

Como investir em commodities na bolsa?  

Não é necessário negociar diretamente grãos ou barris de petróleo para se expor ao setor. Existem diferentes estratégias:  

Contratos futuros  

Muitas pessoas aplicam em contratos futuros negociados naBolsa de Valores. Essa categoria de investimento consiste na compra de papéis com prazos previamente definidos, cujos rendimentos se dão por meio da valorização de seu valor de face ao longo do tempo, a partir das variações na cotação da commodity.  

É uma estratégia muito usada por investidores que desejam fazer hedge – isto é, se proteger da variação do câmbio.  

Exemplo: 

Imagine que você é um produtor de café que vai negociar os grãos da próxima safra. Até o fim da colheita muitos imprevistos climáticos e econômicos podem acontecer, o que pode elevar ou derrubar o preço do grão.  

Para garantir a venda, portanto, você faz um contrato para uma data futura com um preço pré-definido, a fim de se proteger de eventuais oscilações.  

Ações e fundos ligados a commodities na B3 

Adicionalmente, há também a opção de comprar ações ou cotas de fundos de investimentos focados em empresas ligadas às commodities na B3. É o caso de mineradoras, energéticas, além de companhias ligadas ao setor agrícola.  

Muitas delas pagam bons dividendos, o que permite que você reinvista os ganhos e lucre com o efeito bola de neve dos juros compostos.  

Qual o impacto das commodities na economia?  

O impacto das commodities, para o Brasil, vem na balança comercial. Essas mercadorias, como mencionamos, representam volume expressivo das exportações feitas pelo país, sendo uma das nossas principais fontes de lucro.  

As commodities também têm um importante papel no abastecimento do mercado interno. Adicionalmente, vale reforçar a função que elas desempenham como matéria-prima de outros produtos e, muitas vezes, de alta tecnologia. 

Como as commodities impactam o bolso da população?  

Outro impacto das commodities se dá no preço delas e de produtos derivados. Imagine, por exemplo, que o preço do trigo aumentou no mercado externo: nesse caso, os brasileiros provavelmente sentirão o mesmo aumento ao irem às compras no mercado.  

Isso porque, uma vez que as exportações se valorizarem, as chances de o produtor preferir vender seus produtos no mercado internacional aumentam. Como mencionamos, alta demanda com baixa oferta se traduz no aumento dos preços, o que impacta diretamente o bolso da população na forma de inflação pessoal.  

Como acompanhar as oscilações das commodities?  

Para conseguir acompanhar os altos e baixos das commodities, sugerimos buscar canais especializados no assunto. A boa notícia é que você não precisa ir muito longe para se manter informado.   

Aqui no C6 Bank, contamos com especialistas que sempre analisam não só as commodities, mas o mercado de forma geral. Com essas informações, eles produzem relatórios e podcasts sobre economia com uma série de informações. Confira:  

Conheça o C6 Invest  

Agora que você já sabe o que são commodities, aproveite para conhecer o C6 Invest, a plataforma de investimentos do C6 Bank. Com ela, você consegue investir no Brasil e no exterior por meio do app, o que garante mais segurança e praticidade   

Conheças as vantagens:  

  • Corretagem e custódia zero para CDBs, fundos, previdência, renda variável (ações, FIIs, ETFs, BDRs, mini-índice e minidólar);  
  • Possibilidade de investir em carteiras recomendadas para o seu objetivo ou, se preferir, montar seu portfólio;  
  • Acesso ao C6 Global Invest, serviço de intermediação de investimentos no exterior que possibilita aplicações em renda fixa em dólar e ações de bolsas dos EUA.  

Entender o que são commodities e como elas funcionam é essencial para identificar oportunidades de investimento e compreender a economia. Com o C6 Invest e o C6 Global Invest, você pode acessar esse mercado de forma prática e segura, diversificando sua carteira e se protegendo contra oscilações. 

Ainda não está usando oC6 Bank? Baixe o app, abra suaconta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.  

Compartilhar