Onde investir em julho: o que mudou na Carteira C6 

Entenda como últimos acontecimentos no cenário econômico global impactou a Carteira C6.

Atualizado em

Tempo de leitura · 5 min

Publicado em

A cada mês, o C6 Bank revisa sua carteira recomendada de investimentos com base na leitura do cenário econômico global e local. O segundo semestre começa com um cenário complexo para os investidores. Isso acontece uma vez que junho trouxe reações fortes nos mercados globais: da expectativa de novos acordos entre Estados Unidos e China ao retorno das tensões no Oriente Médio, o mês foi marcado por oscilações e reavaliações de risco. 

Apesar das incertezas, os principais índices americanos fecharam em alta, impulsionados por uma trégua geopolítica e pela perspectiva de corte de juros nos Estados Unidos ainda em 2025. No Brasil, o Banco Central optou por uma postura mais conservadora, com elevação da Selic e reforço do foco em combater as pressões inflacionárias — mesmo com sinais de alívio de curto prazo. 

Diante desse cenário, a Carteira C6 passou por ajustes importantes. Neste conteúdo, a especialista em investimentos, Shauane Sampaio, explica as principais mudanças feitas na Carteira C6 e os motivos por trás de cada uma delas. 

Quer se aprofundar mais em investimentos? Leia outros conteúdos no nosso blog: 

Importante: Este material tem caráter meramente informativo e não constitui recomendação de qualquer ativo financeiro ou investimento.   

Composição da carteira de julho 

Classe de Ativo 
Nível 1 
Nível 2 
Nível 3 
Renda Fixa Pós-Fixada 
66,6% 
33,5% 
0% 
Renda Fixa Inflação 
22,9% 
45,7% 
68,6% 
Renda Fixa Prefixada 
0% 
0% 
0% 
Multimercado 
3,1% 
6,1% 
9,2% 
Renda Variável Brasileira 
4% 
8% 
12,1% 
Cambial (Euro versus Dólar) 
3,4% 
6,7% 
10,1% 
Cambial (Real versus Dólar) 
0% 
0% 
0% 

Cenário internacional: tensões, trégua e fundos multimercado em destaque 

Junho foi um mês de contrastes nos mercados globais. Começou com otimismo: havia expectativa de avanços comerciais entre Estados Unidos e China, o que trouxe algum alívio inicial. No entanto, o clima de tranquilidade durou pouco. As tensões no Oriente Médio reacenderam o alerta de risco, o que provocou maior aversão dos investidores e oscilação nos ativos financeiros. 

Apesar da instabilidade geopolítica, as bolsas americanas fecharam o mês em alta

  • O S&P 500 subiu 5,1%; 
  • O Nasdaq100, por sua vez, avançou 6%. 

O Federal Reserve (Fed), autoridade monetária americana, manteve os juros inalterados, em meio às incertezas sobre os rumos da economia americana. Ainda assim, o mercado segue em projeção de cortes nas taxas até o fim do ano, o que já provocou queda nos juros de longo prazo nos Estados Unidos. 

Diante desse cenário, o C6 Bank manteve a alocação em fundos multimercado, que são usados para dar exposição a ativos internacionais. 

Composição fundos multimercado por perfil de investidor 

Classe de Ativo 
Nível 1 
Nível 2 
Nível 3 
Multimercado 
3,1% 
6,1% 
9,2% 

Moedas em foco: ajustes nas posições frente ao dólar 

A combinação entre desaceleração econômica nos EUA e perspectiva de corte de juros pressionou o dólar global, que caiu pelo sexto mês consecutivo. Esse movimento favoreceu o euro, que se valorizou frente ao dólar e a outras moedas. 

O C6 Bank manteve sua posição comprada em euro contra o dólar, buscando aproveitar esse movimento. 

O euro tem ganhado destaque com o enfraquecimento do dólar, acumulando valorização frente a várias moedas, comenta a especialista. 

No Brasil, o dólar caiu de R$ 5,72 para R$ 5,43 entre o fim de maio e junho, o que beneficiou a estratégia do C6 com real frente ao dólar. No entanto, em julho, essa posição foi encerrada.  

Apesar da perspectiva global de enfraquecimento do dólar, as incertezas fiscais no Brasil limitam a valorização do real, explica Shauane. 

Composição cambial por perfil de investidor 

Classe de Ativo 
Nível 1 
Nível 2 
Nível 3 
Cambial (Euro versus Dólar) 
3,4% 
6,7% 
10,1% 
Cambial (Real versus Dólar) 
0% 
0% 
0% 

Economia brasileira: juros altos e foco no IPCA+ 

O Comite de Política Monetária (Copom) elevou a Selic para 15% ao ano. A decisão indicou uma postura mais conservadora, com manutenção dos juros elevados por mais tempo. 

Mesmo com a inflação em desaceleração no curto prazo, nós optamos por: 

  • Manter a posição zerada em ativos prefixados; 
  • Reduzir a alocação em títulos de inflação de curto prazo; 
  • Aumentar o peso dos títulos atrelados ao IPCA de médio prazo. 
“Estamos ajustando a carteira para preservar ganhos reais, diante das oscilações nos juros futuros”, destaca Shauane. 

Composição em renda fixa por perfil de investidor 

Classe de Ativo 
Nível 1 
Nível 2 
Nível 3 
Renda Fixa Pós-Fixada 
66,6% 
33,5% 
0% 
Renda Fixa Inflação 
22,9% 
45,7% 
68,6% 
Renda Fixa Prefixada 
0% 
0% 
0% 

Renda variável local: alta moderada e riscos no radar 

O Ibovespa subiu 1,3% em junho, favorecido por menor incerteza externa e dados de inflação abaixo do esperado. Apesar do desempenho positivo, as questões fiscais seguem pressionando a confiança no mercado acionário.  

Por isso, o C6 manteve a exposição à renda variável brasileira, mas com postura cautelosa. 

“Seguimos atentos aos próximos desdobramentos fiscais e, se necessário, vamos reduzir a posição”, afirma a especialista. 

Composição em renda variável por perfil de investidor 

Classe de Ativo 
Nível 1 
Nível 2 
Nível 3 
Renda Variável Brasileira 
4% 
8% 
12,1% 

Como acompanhar a Carteira C6  

Se você é cliente C6 Bank, pode acessar a Carteira C6 direto no app, com todos os ativos dessa estratégia organizados em um só lugar.  

Se tiver dúvidas ou quiser personalizar sua estratégia, fale com seu assessor do C6 Bank via WhatsApp.  

Ainda não é cliente? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, escolha a cor do seu cartão (sujeito a análise) e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

As informações contidas neste conteúdo são válidas na data de publicação e podem estar sujeitas a alterações. As condições dos produtos e serviços mencionados podem mudar conforme novas diretrizes do mercado. Antes de tomar qualquer decisão de investimento, consulte os termos e informações atualizadas diretamente no app do C6 Bank ou com seu assessor financeiro.   

Compartilhar