Leitura de 10 min

Como fazer e receber transferências internacionais?

Ter dinheiro fora do país ficou ainda mais fácil: entenda como funciona uma transferência internacional e as taxas dessa operação

Atualizado em

nótas de 100 dólares enroladas e empilhadas representando as transferências internacionais que podem ser feitas com a conta global dólar

Transferências internacionais são um serviço para enviar e receber dinheiro em outra moeda, dentro ou fora do seu país. As transações podem ocorrer por meio de bancos digitais, físicos, casas de câmbio e até operadoras de remessas.  

Elas são uma opção para descomplicar as suas compras e viagens, assim como para ajudar familiares morando fora do Brasil. Em questão de minutos, você consegue comprar um produto no exterior na moeda local e, dependendo da instituição financeira utilizada, pagando taxas baixas.  

Para você entender melhor sobre todas as vantagens e facilidades que essas operações implicam, o C6 Bank preparou um post detalhando alguns dos aspectos principais para você não ficar de fora: 

  • O que é transferência internacional? 
  • Transferência internacional: como funciona? 
  • Como receber transferência internacional? 
  • Como fazer transferência internacional? 
  • Quanto custa fazer transferências para outro país? 
  • Quais dados são necessários para fazer transferência internacional? 
  • O que é Câmbio, IOF, SWIFT e IBAN 
  • Como funciona a transferência internacional no C6 Bank? 
  • Planeje sua próxima viagem com o C6 Bank 
  • C6 Conta Global vence prêmio de Melhor Cartão de Débito Internacional   

Quer saber mais sobre as possibilidades de transferências internacionais? Confira nossos conteúdos: 

O que é transferência internacional? 

A transferência bancária internacional é o serviço de envio e recebimento de dinheiro em uma determinada moeda, em seu país de origem ou no exterior.  

Também chamada de remessa internacional, essa operação facilita algumas situações que fazem parte do nosso cotidiano e às vezes nem percebemos.  

Por exemplo, com tantas pessoas trabalhando de modo remoto atualmente, é comum encontrar vagas em empresas estrangeiras. Na maioria das vezes, essas companhias irão pagar na moeda local de seu país, e isso significa receber em dólar ou euro, por exemplo.  

Para receber seu salário, você terá que encontrar um meio adequado para que a empresa envie dinheiro para você do exterior. Ou seja, mensalmente, você receberá uma transferência internacional.  

Outro caso comum são viagens de intercâmbio. É comum na adolescência ou durante a faculdade, jovens se aventurarem a passar alguns meses estudando em um país novo. Para isso, os pais (e até os filhos, com suas próprias economias) devem enviar dinheiro para que ele pague pela sua alimentação, moradia e outras despesas. Esse é o caminho contrário: o dinheiro sai do país de origem para chegar em outra moeda no exterior. 

Existem também algumas situações mais específicas: a compra de um artigo no exterior por meio de uma loja on-line; a conversão de moedas antes de uma viagem para fora; e até trocar alguns dólares ou euros pensando em investir no futuro.    

Em todos esses casos, há um denominador comum: pessoas ou empresas enviam dinheiro para outras pessoas ou empresas de um país para outro, em moedas distintas.  

Para que as operações de câmbio sejam bem-sucedidas é necessário que uma casa de câmbio, um banco ou uma plataforma estejam envolvidos. A função desses mediadores é garantir que o dinheiro chegue no bolso certo. Sempre atentando-se às taxas de câmbio e aos dados bancários de ambas as partes.  

Transferência internacional: como funciona? 

De uns tempos para cá, novas plataformas vêm possibilitando a compra, venda e envio de moedas estrangeiras pelo próprio site ou aplicativo, ou pagando instantaneamente com o cartão de crédito.  

A tendência é que os bancos digitais e outras plataformas tragam um serviço mais ágil e essas transferências demorem menos. Para quem usa a Conta Global Euro ou Dólar do C6 Bank, as remessas podem ser feitas 24 horas por dia pelo aplicativo e o dinheiro cai na conta na hora. 

O recebimento de uma transferência pode variar entre alguns minutos, horas ou até dias, a depender do formato usado. No C6 Bank, a Conta Global faz remessas 24 horas pelo aplicativo. Além disso, as transações entre a Conta C6 e a Conta Global podem ocorrer a qualquer momento.  

Como receber transferência internacional? 

O primeiro passo para receber transferências internacionais em moeda estrangeira é ter uma conta bancária que aceite remessas internacionais. A partir disso, você deve fornecer os seus dados bancários para o remetente, como o nome completo, endereço, e o número da conta, IBAN e/ou o código SWIFT, conforme explicaremos em mais detalhes abaixo.  

Um fator importante a se atentar nesse tipo de transferência é que o valor esperado pode variar em relação à taxa de conversão e impostos como o IOF que podem ser descontados. 

Como fazer transferência internacional? 

Para fazer uma transferência internacional online, o modo mais prático é pelo próprio aplicativo bancário. Basta inserir as informações do destinatário (dados bancários e pessoais).  

Pelo app do C6 Bank, após abrir a Conta Global Euro ou Dólar, basta fazer uma transferência de sua conta corrente. A conversão é imediata para transferências realizadas entre 9h e 18h em dias úteis no Brasil. 

Quanto custa fazer transferências para outro país? 

O custo de transferências para o exterior varia em alguns aspectos, é sempre bom estar atento a eles a fim de evitar gastos desnecessários ou exagerados. Ele vai depender da cotação e da taxa de câmbio; dos juros obrigatórios (IOF); e de taxas administrativas. 

No C6 Bank, a taxa de câmbio adotada para o dólar é a comercial, mais barata do que a cotação turismo. Além disso, a spread (taxa administrativa) é de 2% para a Conta Global Dólar e 2,5% para a Conta Global Euro, valor abaixo da média do mercado.  

O IOF é um imposto obrigatório para transferências internacionais, regulamentado pelo Governo Federal. Para cartões de débito, como o da Conta Global Dólar e Euro, o IOF equivale a 1,1%.  

Em alguns casos, mais específicos como contratos de serviços ou compras relacionadas a turismo, também pode haver um desconto no Imposto de Renda.  

Quais dados são necessários para fazer transferência internacional? 

Para realizar a transferência internacional, alguns dados serão imprescindíveis para garantir que o dinheiro seja enviado para a conta certa e na moeda adequada. Os principais dados a serem fornecidos são: 

  • Nome completo do beneficiário; 
  • Moeda e quantidade a ser enviada; 
  • Número da conta bancária ou IBAN; 
  • Código SWIFT. 

Além desses principais, também é possível que o banco ou agência solicite o endereço completo do beneficiário e um endereço de e-mail. 

O que é Câmbio, IOF, SWIFT e IBAN? 

Agora que você já sabe mais sobre como funcionam as transações internacionais, deve ter notado que alguns termos se repetem constantemente nesse tópico. Para entender melhor de cada um deles e não ter muita turbulência durante as operações, vale conhecer alguns deles mais de perto: 

Taxa de câmbio 

Durante uma transferência internacional, não se pode deixar de lado a taxa de câmbio. Ela simboliza o quanto uma moeda vale em relação à outra moeda e é fixada diariamente pelo Banco Central. 

Naturalmente, as taxas de câmbio sofrem muitas variações ao longo do dia. Isso porque elas dependem de múltiplos fatores econômicos de um país. O índice de commodities, as taxas de juros (Selic) e a dívida externa são alguns dos elementos que podem fazer com que a cotação de uma moeda flutue.  

No mercado cambial existem dois tipos de taxas de câmbio: o câmbio comercial e o câmbio turismo. 

O câmbio comercial é aquele que sempre podemos consultar fazendo uma pesquisa em tempo real. Ele representa a taxa média do mercado e é a cotação usada em importações e exportações, ou seja, negociações de larga escala. No C6 Bank, essa é a taxa adotada para as transferências internacionais na Conta Global. 

O câmbio turismo, por sua vez, é aquele que os bancos, casas de câmbio e demais instituições adotam na venda de moeda estrangeira. Essa taxa costuma ser consideravelmente mais alta do que o câmbio comercial.  

IOF 

O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é um tributo federal que pode ser aplicado em diversas operações. Ele funciona como um regulador da economia nacional, pago por pessoas físicas e jurídicas, através do conhecimento que proporciona a respeito da oferta e demanda de determinados produtos. 

No âmbito do câmbio, o IOF atualmente é de 1,10% para compra de moeda internacional, de acordo com a determinação do Governo Federal.  

Esse valor do imposto é adotado pelo C6 Bank nas transferências internacionais e compras no cartão de débito internacional da Conta Global. Para ter uma noção, a alíquota de IOF aplicada nas compras internacionais de cartão de crédito costuma ser mais alta, exatamente 6,38%. 

IBAN  

O Número Internacional de Conta no Banco (International Bank Account Number, em inglês, IBAN) é o padrão de identificação de transferências internacionais de recursos para contas bancárias.  

Esse número conta com 34 dígitos, entre letras e números, em que cada trecho simboliza uma informação relacionada à sua conta, facilitando a localização do contista. Em um IBA3N, você consegue descobrir o país, a instituição financeira e a agência, o número da conta bancária e o tipo de conta.  

SWIFT 

A Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais (Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication, em inglês, SWIFT) foi criada para estabelecer boas normas de comportamento em transações financeiras.  

O código SWIFT, também conhecido como código BIC, cumpre a função de tornar as transferências internacionais mais seguras. Ele possui entre 8 e 10 dígitos e serve para identificar a instituição bancária, o local de origem e a agência.  

Como funciona a transferência internacional no C6 Bank? 

Com tantas informações, encontrar o melhor banco para fazer transferências internacionais pode parecer uma tarefa desafiadora. Se você está procurando uma plataforma segura e competente para garantir que tudo corra bem na sua viagem, o C6 Bank pode ter o produto certo para você. 

A Conta Global do C6 Bank proporciona o conforto e segurança para você aproveitar suas férias fora do país, sem se preocupar em achar uma casa de câmbio para trocar o dinheiro.  

A Conta Global está disponível nas duas principais moedas internacionais: dólar e euro. Por meio dela, você obtém um cartão de débito internacional, que pode ser usado tanto em compras on-line, quanto no exterior.  

Entre as vantagens da Conta Global, alguns destaques são:  

  • Envio e recebimento de dólar e euro de qualquer lugar do mundo
  • Remessas 24 horas pelo app: o dinheiro cai na hora na conta; 
  • Tarifas mais baixas do que em cartões de crédito internacionais; 
  • Compra de moeda estrangeira em taxa comercial (mais vantajosa que a cotação turismo); 
  • Compras em lojas físicas, on-line ou saque no exterior
  • Maior segurança, uma vez que não é preciso ficar carregando dinheiro em espécie. 

Planeje sua próxima viagem com a Conta Global do C6 Bank 

Agora que você conhece mais sobre a Conta Global do C6 Bank, já pode começar a planejar aquela viagem tão aguardada para exterior, gastando muito menos do que imaginava.  

Com tarifas mais baixas do que em cartões de crédito internacionais e uma conversão mais vantajosa, na taxa de câmbio comercial. Além disso, junto com as vantagens da conta Global, o cliente tem todas os benefícios de ser um cliente do C6 Bank.  

Procure as passagens, faça as malas e se prepare para fazer a sua primeira ou próxima remessa internacional de uma maneira fácil e econômica. 

C6 Conta Global vence prêmio de Melhor Cartão de Débito Internacional   

A C6 Conta Global foi reconhecida por uma das maiores premiações do setor de turismo brasileiro. Fomos campeões na categoria Melhor Cartão de Débito Internacional do prêmio O Melhor de Viagem e Turismo 2023/2024, realizado pela revista Viagem e Turismo, da editora Abril.  

Vale ressaltar que o C6 Bank foi pioneiro no Brasil no lançamento da Conta Global em dólar, em dezembro de 2019.  

Além disso, também fomos percursores em:   

  • Ofertar uma conta internacional com saldo em euro no varejo bancário brasileiro;  
  • Oferecer uma conta com saldo dolarizado e cartão de débito internacional no mesmo aplicativo da conta em real;  
  • Proporcionar essa experiência para clientes PJ, com a conta em dólar ou euro para empresas.  

Por fim, vale pontuar que somos mais de 3.500 CSixers. A vitória em uma categoria tão relevante é fruto do trabalho de todos que, em conjunto, criaram as condições e soluções financeiras para sermos reconhecidos como o Melhor Cartão de Débito Internacional.  

Confira mais novidades e informações sobre a Conta Global do C6 Bank:  

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.