Leitura de 4 min

Conta no exterior: como declarar no Imposto de Renda 2023

Os depósitos não remunerados no exterior precisam ser declarados à Receita Federal. Os dados necessários podem ser encontrados no Informe de Rendimentos

Atualizado em

homem branco andando na rua a frente de prédios luminosos olhando seu celular e pesquisando como declarar saldo em conta no exterior
O saldo em conta no exterior é um dos itens que deve ser declarado no Imposto de Renda

Saber como declarar saldo em conta no exterior no Imposto de Renda 2023 é muito importante para se manter em situação regular com a Receita Federal. O pagamento de tributos é um dos principais fatores na manutenção de uma boa saúde financeira. Para ajudar você, o C6 Bank preparou este post para falar de forma mais aprofundada sobre esse aspecto da declaração do IR. Nele, tiraremos as seguintes dúvidas:

  • Como declarar conta no exterior no Imposto de Renda: passo a passo
  • Como declarar compra de moeda estrangeira no Imposto de Renda?

Para ler outros conteúdos sobre esses temas, dê uma olhada nas seguintes publicações relacionadas:

Importante: este texto é uma forma de te ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Como declarar conta no exterior no Imposto de Renda: passo a passo

Toda pessoa física com mais de R$ 140 em conta internacional precisa fazer a declaração de seus depósitos não remunerados no exterior no Imposto de Renda. O procedimento para isso é simples, mas são necessárias algumas informações que variam de pessoa para pessoa:

  • País onde foi aberta a conta;
  • Nome do banco;
  • Agência e número da conta;
  • Saldo existente no dia 31/12 do ano-base da declaração.

Esses dados estão presentes no Informe de Rendimentos, demonstrativo com as informações necessárias para declarar conta corrente no Imposto de Renda. Ele é emitido pelas instituições financeiras das quais você é cliente, com a forma de emissão variando caso a caso.

Para clientes do C6 Bank, basta acessar seu perfil na parte superior da página inicial. Em “Documentos”, toque em “Solicitar declaração de dados”. Lá, você pode escolher se deseja a simples ou completa.

Com essas informações em mão, o passo a passo de declaração de aplicações em sua C6 Conta Global fica muito mais simples:

  1. Os depósitos não remunerados no exterior – que você encontra em “Posição em Moeda Estrangeira” no Informe de Rendimentos – devem ser informados na Declaração de Bens e Direitos, no grupo “06 – Depósito à Vista e Numerário” com o código “01 – Depósito em conta corrente ou conta pagamento”;
  2. Em “Discriminação”, insira o valor de moeda estrangeira que consta no seu Informe, bem como o banco e o número da conta;
  3. Em “Localização (País)”, coloque “137 – Ilhas Cayman”. Em “Agência”, insira “001”. Em “Conta”, por fim, o número CC que consta no Informe de Rendimentos. Vale notar: esses são dados que devem ser usados apenas por clientes do C6 Bank;
  4. Finalmente, em “Situação em 31/12/2021” e no campo “Situação em 31/12/2022”, informe o valor de saldos que você tinha nessas datas, apresentados no Informe de Rendimentos. Eles devem estar convertidos em reais com base na cotação da moeda estrangeira fixada, para compra, pelo Banco Central, nestas datas, via PTAX dos dias 31/12/2020 e 31/12/2021, respectivamente. 
imagem da plataforma de declaração do IR, representando passo a passo da declaração de conta internacional
A declaração exige o preenchimento de uma série de campos

Embora o acréscimo patrimonial gerado pela variação cambial seja isento de tributação, este valor deve ser informado à Receita Federal na aba de Rendimentos Isentos e Não Tributáveis utilizando o código “26 – Outros”.

Como declarar compra de moeda estrangeira no Imposto de Renda?

Para declarar moeda estrangeira em espécie no IR 2023, siga os passos abaixo:

  1. Na ficha “Bens e Direitos”, clique em “Novo”;
  2. Aparecerá uma tela, na qual você poderá declarar o valor em moeda estrangeira. No código, busque “64 – Dinheiro em espécie – Moeda estrangeira” e selecione;
  3. Indique o país em que a quantia está guardada;
  4. Faça a conversão da moeda para o real e informe quanto você possuía no último dia do ano anterior, bem como a quantia que você tinha no último dia do ano base;
  5. Clique em “Ok” e finalize a inserção do campo.

Esperamos ter conseguido tirar suas dúvidas a respeito de como declarar saldo em conta no exterior. Para ler mais sobre contas internacionais, não deixe de ler também os seguintes posts:

Conheça a C6 Conta Global, nossa conta internacional em dólar e euro com menos tarifas, câmbio com cotação comercial, envios e recebimentos para todos os países e cartão de débito para viajar com tranquilidade.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.