• Início
  • Produtos
  • Como funciona um consórcio de carros? Vale a pena fazer um?

Leitura de 5 min

Como funciona um consórcio de carros? Vale a pena fazer um?

Fazer um consórcio de carros pode ser uma ótima opção para você que quer adquirir um veículo, mas não tem recursos próprios no momento.

Atualizado em

Comprar um carro é um desejo comum. Isso porque se trata de um veículo que facilita a locomoção e traz conforto e independência. Nesse cenário, o consórcio de carros pode ser a melhor opção para quem ainda não pode fazer essa compra à vista, mas não quer mais esperar para ter o próprio automóvel.  

Uma mão segurando a chave de um carro para representar como fazer consórcio de carros
Descubra como funciona um consórcio de carros.

É interessante ressaltar que antes de comprar qualquer produto, é importante entender quais são as opções de compra que estão disponíveis no mercado, para que você consiga fazer um planejamento financeiro muito mais eficiente. Pensando nisso, o time do C6 Bank preparou um conteúdo completo para tirar suas principais dúvidas sobre o assunto. 

Antes de seguir, descubra quais serão os tópicos que você encontrará durante a leitura: 

  • O que é consórcio de carros? 
  • Como funciona o consórcio de carros? 
  • Vantagens e desvantagens de um consórcio de carro
  • O que considerar ao escolher um consórcio? 
  • Quando optar por um consórcio de carro? Qual o cenário mais adequado para não se endividar?  
  • Consórcio C6 Bank.  

Além disso, não perca outros conteúdos sobre consórcio que podem ser interessantes: 

  1. Chegou o C6 Consórcio: sua oportunidade de economizar na compra de um imóvel, carro ou moto 
  2. Entenda a diferença entre consórcio e financiamento 
  3. Como Declarar Consórcio no Imposto de Renda?

O que é consórcio de carros?  

O consórcio de carros é um produto destinado a pessoas que desejam comprar este bem, mas não contam com recursos suficientes no momento. Dessa forma, por meio de uma administradora de consórcios, duas ou mais pessoas se juntam com o objetivo de comprar um determinado serviço ou bem, nesse caso, um automóvel e pagam um número de parcelas durante um período assinado em contrato.  

Como funciona o consórcio de carros? 

Essa modalidade de compra é organizada por administradoras especializadas em consórcios. Assim, elas se tornam responsáveis por organizarem pagamentos, sorteios, assembleias e a contemplação dos membros do grupo. 

Todos os participantes devem pagar parcelas para formarem a carta de crédito. Com isso, periodicamente são feitos sorteios por meio da loteria federal para que um ou mais dos integrantes seja contemplado com o valor necessário para adquirir o bem acordado.  

Entretanto, quem não deseja esperar até o fim do contrato para fazer a compra, pode dar lances maiores para aumentar as chances de ser o próximo sorteado.  

Vantagens e desvantagens de um consórcio de carro 

Antes de entrar em um consórcio, é importante que você saiba quais são suas principais vantagens e desvantagens. Dessa forma, você consegue entender se esse é um movimento faz sentido neste momento.

Dentre as principais vantagens, temos: 

  • Possibilidade de maior planejamento: se você quer fazer uma compra planejada para organizar suas finanças, o consórcio é uma alternativa; 
  • Uma compra de acordo com seu perfil: o comprador consegue escolher prazos e o valor das parcelas de acordo com seus recursos no momento; 
  • Taxas: o consórcio conta apenas com a taxa de administração que pode variar entre 1% e 2%, divididos pela duração do contrato. 

A principal desvantagem é a incerteza da data em que você será contemplado, afinal, os sorteios são feitos de maneira aleatória. Porém, como citado anteriormente, você pode dar lances maiores para aumentar suas chances e, enfim, conseguir o valor acordado para comprar seu veículo.  

O que considerar ao escolher um consórcio?  

Ao escolher fazer um consórcio de carro, é importante que você considere alguns fatores que poderão fazer toda a diferença durante o seu investimento. São eles: 

  1. A administradora: procure por uma empresa confiável e que seja especialista nessa modalidade de compra; 
  2. Contrato: leia todas as cláusulas e fique atento aos prazos; 
  3. Entenda como funcionam os lances: antes de começar a dar lances para aumentar suas chances de contemplação, descubra como o leilão funciona na administradora escolhida; 
  4. Se atente às formas de contemplação: em alguns casos, o cotista recebe o produto e não o valor dele, já em outros, é possível usar a sua carteira de crédito para abater o pagamento de um bem mais caro do que o acordado; 
  5. Saiba escolher o valor das parcelas: mesmo com a empolgação do momento, é de suma importância que você tenha plena consciência sobre o quanto pode pagar ao mês para não acabar se endividando.  

Quando optar por um consórcio de carro? Qual o cenário mais adequado para não se endividar?  

Se você quer fazer a compra de um bem ou serviço, mas ainda não tem todo os recursos para adquirir à vista, o consórcio pode ser a opção ideal para você. Isso porque você consegue fazer um bom planejamento financeiro para pagar as parcelas. 

Entretanto, vale a pena lembrar que atrasos em parcelas ou falta de pagamento, resultam no fim da participação em assembleias e sorteios.  

Consórcio C6 Bank 

Agora que você já sabe como funciona um consórcio de carros e escolheu essa modalidade para comprar seu automóvel, saiba que o C6 Consórcio oferece diversas vantagens como maior flexibilidade para escolher o valor das parcelas e opções de prazos de pagamento para facilitar esse processo para você.  

O passo a passo de contratação do C6 Consórcio é bem simples, clique neste link para começar. É importante ressaltar que o contrato é efetivado apenas após o pagamento da 1ª parcela, disponível ao final da contratação. Depois de que o pagamento é feito, o kit de boas-vindas é enviado, bem como o direcionamento para acessar o app parceiro do nosso consórcio, o Servopa.

Não deixe de ler outros conteúdos que também podem ser interessantes: 

  1. Tabela Fipe: veja como consultá-la antes de comprar um carro 
  2. Viagem, carro ou casa: como definir suas metas financeiras?  

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.