Leitura de 9 min

Como traçar metas financeiras para 2024? Descubra em nosso guia prático

Identifique seu sonho, estabeleça suas metas e crie um plano de ação. Com estes passos é possível definir e concretizar seus sonhos financeiros.

Atualizado em

um homem pesquisando em seu notebook como denifir suas metas financeiras
Descubra abaixo como definir suas metas financeiras da melhor forma

Para realizar um sonho é preciso entender como definir suas metas financeiras. Ao adotar prioridades bem definidas e um planejamento financeiro minucioso, é possível encontrar um equilíbrio para se aproximar da concretização de diferentes objetivos, como fazer uma viagem, comprar um carro ou uma casa. 

Além disso, existem alguns caminhos para realizar esta organização de uma forma mais objetiva, como entender qual é a sua prioridade diante de seus desejos e saber quanto será preciso economizar/investir para daí criar um plano de ação. 

Para ajudar você a definir suas metas financeiras, o C6 Bank desenvolveu este post que vai abordar os seguintes assuntos: 

  • O que são metas financeiras? 
  • Como definir metas financeiras: passo a passo; 
  • Exemplos de metas financeiras.  

Gostaria de ler mais conteúdos relacionados a planejamento financeiro? Aprenda com o que separamos para você: 

O que são metas financeiras?  

Em primeiro lugar, definimos como metas financeiras objetivos que são traçados com a finalidade de serem atingidos dentro de um determinado período, sejam eles a curto, médio ou longo prazos

Assim, podemos entendê-las como guias que ajudam a manter o foco e a disciplina para futuras decisões financeiras. 

Como definir metas financeiras: passo a passo 

Traçar metas financeiras é uma parte essencial para alcançar seus sonhos, sejam eles comprar um carro, uma casa e até mesmo viajar. Cada um destes objetivos requer organização, investimento e execução diferentes. Abaixo, descubra como começar a montar um plano de metas para 2024.  

1. Monte uma reserva de emergência  

O primeiro passo para atingir metas financeiras, é fazer uma reserva de emergência. É importante entender que esse valor pode variar, entretanto, essa é uma quantia que costuma equivaler aos gastos mensais de 3 a 6 meses de um indivíduo ou família. Nesse caso, o mais indicado é fazer investimentos em um título de renda fixa como o CDB ou Tesouro Selic, uma vez que possuem alta liquidez e baixa volatilidade.  

Assim, você sempre terá uma quantia reservada para suprir necessidades e imprevistos que podem surgir. Ainda nesse sentido, é importante ressaltar que objetivos de curto prazo e reserva de emergência são pontos diferentes do planejamento financeiro.  

2. Tenha o planejamento financeiro em dia 

Por mais simples que um objetivo possa parecer, é muito importante estabelecer um planejamento financeiro. Dessa forma, você garante que o processo até alcançá-lo seja mais eficiente e seguro.  

Aqui, uma das principais maneiras para conseguir se organizar financeiramente é por meio de uma planilha de gastos. Assim, é possível visualizar seus gastos e estipular um prazo para a meta ser cumprida. Saiba mais

3. Defina metas realistas e mensuráveis 

Na hora de definir suas metas financeiras, é interessante fazer a divisão em três grupos diferentes: 

  • Curto prazo: nessa categoria, devem entrar os objetivos que podem ser alcançados em até um ano, como quitar uma dívida ou realizar uma viagem; 
  • Médio prazo: já as metas financeiras a médio prazo, são aquelas que devem ser atingidas a partir de 2 anos. Festas de casamento, viagens internacionais e pequenas reformas costumam fazer parte desse segundo grupo; 
  • Longo prazo: por último, ficam os planos que levam mais tempo para serem concretizadas. Geralmente, por exigirem um investimento maior, podem levar, no mínimo, 5 anos para serem alcançados. Bons exemplos dessa categoria são a compra de uma casa ou uma reserva para alcançar a independência financeira.  

4. Monte um plano de ação para alcançar objetivos 

O terceiro passo é montar um plano de ação com as tarefas que precisam ser feitas até que você alcance seus objetivos. Para isso, tenha informações como: 

  1. O que deverá ser feito; 
  2. Frequência com que essa atividade será realizada; 
  3. Qual o objetivo a ser alcançado; 
  4. Data de início e prazo de término. 

Assim, é possível visualizar melhor suas metas.  

Exemplos de metas financeiras  

Existem diferentes tipos de metas, cada uma com objetivos diferentes, de acordo com a realidade financeira de cada indivíduo. Por isso, separamos alguns exemplos entre os mais recorrentes.  

Para quitar dívidas e regularizar pendências  

Quitar as dívidas e regularizar pendências são metas financeiras que devem estar em primeiro lugar antes de dar início a outros planejamentos. Para isso, você pode entrar em contato com a instituição financeira em questão para discutir condições de pagamento que cabem no seu bolso. Ao eliminar essas despesas, você consegue se organizar melhor e realocar seu dinheiro para demais objetivos. 

Aqui, ensinamos como você pode priorizar suas dívidas e renegociá-las para manter a saúde financeira em dia.  

Para montar uma reserva de emergência  

O valor deixado em uma reserva de emergência pode variar. Entretanto, essa é uma quantia que costuma equivaler aos gastos mensais de 3 a 6 meses de um indivíduo ou família. Nesse caso, o mais indicado é fazer investimentos em um título de renda fixa como o CDB ou Tesouro Selic, uma vez que possuem alta liquidez e baixa volatilidade.  

Assim, você sempre terá uma quantia reservada para suprir necessidades e imprevistos que podem surgir.  

Para fazer uma viagem 

Uma viagem pode custar altos valores, a depender de seus desejos e escolhas. Para isso, é essencial que você guarde o valor para realizar esta meta. 

Entretanto, antes de pensar como investir é necessário que você adote metas bem definidas para que não ocorra um imprevisto, afinal, geralmente um investimento para viagem é de curto prazo. 

uma mala ao lado de um guia de viagem e celular pronto para viajar
Aprenda como investir para viajar de uma forma tranquila.

Nesta modalidade de investimento, você pode optar por alguns ativos, como: 

A ideia é priorizar investimentos de baixo risco e que possam ser resgatados rapidamente. Isso pode ser de grande ajuda em alguns casos, como em um cenário de queda do dólar, por exemplo onde seja necessário retirar uma parte das economias para comprar a moeda. 

Para comprar um carro 

Neste caso, geralmente os prazos para se organizar para comprar um carro costumam variar de dois a três anos. Para isso, as aplicações de Renda Fixa são muito buscadas, pois elas apresentam menor risco e têm condições definidas de retorno. 

Explore abaixo as opções de investimentos para comprar um carro.

Por se tratar de um prazo um pouco maior do que no caso da viagem, é possível deixar os recursos travados por um período em ativos com vencimento mais longo, de modo a buscar taxas de retorno maiores. Algumas boas opções de investimento são: 

  • CDB sem liquidez; 
  • LCI/LCA; 
  • Fundo de Renda Fixa; 

Além das opções citadas, investimentos atrelados a inflação também podem ser uma alternativa para proteger seu patrimônio contra as flutuações econômicas. Dentre eles, está o Tesouro IPCA+, título público emitido pelo Tesouro Nacional.  

Contudo, é importante prestar atenção se há a incidência de Imposto de Renda sobre o investimento, pois isso vai afetar diretamente seu ganho. 

Para comprar um imóvel 

Um grande viabilizador do sonho da casa própria é a rentabilização de sua renda. Procure por ativos com uma maior rentabilidade e de longo prazo e assim será possível obter retornos mais lucrativos. 

Conheça abaixo quais são os investimentos recomendados para comprar sua casa.

De início, é preciso definir um prazo para esta meta, pois ela geralmente se trata de um compromisso financeiro de longo prazo, que pode chegar até 360 meses, em casos de financiamentos. 

Alguns ativos que apresentam maior chance de rentabilidade no longo prazo são: 

Vale ressaltar que os investimentos que têm uma expectativa de retorno mais elevada também costumam oferecer maior risco para sua carteira. Por isso a indicação é de diversificar para minimizar esse efeito. Monte um portfólio com parte dos produtos mais conservadores indicados nos tópicos anteriores e parte dos produtos mais arrojados apresentados acima. Se possível, busque ajuda de um assessor de investimentos. 

Além disso, não existe problema em buscar um financiamento, mas é preciso fazer as contas direito para que você consiga pagar suas parcelas em dia e também seguir investindo. Assim você vai quitar em um prazo menor e consequentemente os juros pagos serão mais baixos. 

Para atingir a independência financeira  

Após montar um planejamento financeiro, definir metas e eliminar suas dívidas, fica muito mais fácil atingir a independência financeira. Além disso, procurar por uma fonte de renda extra também pode ser interessante. Assim, mesmo que seja um objetivo a longo prazo, ele será concluído com muito mais facilidade. 

Ainda nesse sentido, estabelecer um teto de gastos pode ser bastante eficaz. Para isso, estipule valores para gastar com: 

  • Alimentação; 
  • Lazer; 
  • Educação; 
  • Saúde; 
  • Contas fixas; 
  • Vestuário; 
  • Demais despesas que fazem parte da sua rotina. 

E, claro, siga o que foi planejado com disciplina.  

Como o C6 Bank pode ajudar nas metas financeiras? 

O C6 Bank pode auxiliar você em todas as metas financeiras citadas acima. Para isso, oferecemos uma gama completa de produtos com o C6 Invest: nossa plataforma de investimentos. Ela oferece excelentes vantagens para você, como: 

  • Isenção de taxas de corretagem e custódia; 
  • Ampla variedade de ativos: CDBs, fundos, ações, FIIs, ETFs, BDRs, Mercados Futuros e previdência. 

E para quem está iniciando no mundo de investimentos ou não tem tempo para acompanhar o mercado, o C6 Bank disponibiliza a todos os seus clientes as recomendações de carteira. Através delas o cliente acessa conjuntos de investimentos selecionados pelo time de especialistas do banco de forma prática, simples e transparente. 

Agora que você já sabe como definir suas metas financeiras, ficou mais fácil rentabilizar seu dinheiro guardado. Aproveite nossos produtos para facilitar sua vida em poucos toques. 

Explore abaixo mais assuntos sobre investimentos: 

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra suaconta digital , peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.