Leitura de 6 min

Como usar o cashback nas compras de final de ano?

O cashback é um recurso interessante para quem deseja economizar nas compras

Atualizado em

foto colorida de mulher negra, do quadril para cima, com cabelos cacheados e curtos. ela sorri enquanto mexe em roupas penduradas em uma arara, e pensa em como usar cashback
O cashback é um ótimo recurso para gastar menos nas compras

Saber como usar cashback pode ser de grande ajuda para quem deseja economizar nas compras de fim de ano. Esse período, marcado por diversas festividades, é um momento em que muitas pessoas aproveitam para presentear entes e amigos queridos, mas mesmo nessas horas é importante prezar pelo equilíbrio das finanças. Neste post, vamos abordar dois pontos relacionados ao tema:

  • O que é cashback e como funciona?
  • Dicas para usar cashback nas compras de final de ano

Está planejando fazer compras no final de ano? Então aproveite para ler também esses textos:

O que é cashback e como funciona?

Cashback é um termo da língua inglesa que consiste na aglutinação de duas palavras: “cash”, que significa dinheiro, e “back”, cujo significado nesse caso é “de volta”. É exatamente isso que a palavra representa: o cashback nada mais é do que um recurso que permite ao consumidor receber de volta parte do valor gasto em uma compra.

O cashback proporciona uma economia positiva, especialmente a longo prazo, quando você analisa o impacto dele ao longo de muitas transações.

Seu funcionamento varia de acordo com a instituição que o está oferecendo. No caso do C6 Bank, por exemplo, o cashback está relacionado ao Programa C6 Átomos, uma funcionalidade na qual você pontua toda vez que você faz uma compra, seja com o cartão de crédito ou débito. Esses pontos, por sua vez, podem ser trocados por cashback, sem limite máximo. Explicaremos o passo a passo ao longo do texto.

Dicas para usar cashback nas compras de final de ano

Há alguns conselhos que são valiosos na hora de ir às compras de fim de ano. Com eles, você consegue aproveitar as festividades sem se preocupar com problemas financeiros. Veja:

Faça uma lista de compras

lista de compras é um recurso clássico, mas muito atual e relevante para quem deseja economizar nos gastos. Isso porque, ao registrar separadamente o que deseja adquirir, o consumidor tende a ter mais facilidade e foco para evitar distrações.

Aliando a lista de compras ao cashback, a dica é priorizar a separação de produtos que ofereçam o reembolso. Embora qualquer aquisição pontue no Programa C6 Átomos, muitos sites também disponibilizam cupons de cashback, o que permite que você receba de volta um valor ainda maior.

Pesquise preços e compare as ofertas

Seja fazendo compras online ou andando pelas ruas, o que não faltam são opções. Especialmente durante o período de fim de ano, inúmeras lojas oferecem promoções, ofertas relâmpago, além de apresentarem variações nos preços dos produtos oferecidos por cada uma.

Nesse sentido, a dica é simples: aproveite os últimos dias que antecedem as comemorações para pesquisar, e muito. A tendência é que, quanto mais você olhar, maiores serão as suas chances de encontrar o melhor preço possível. No fim das contas, isso pode ter um impacto considerável nos gastos.

Use cartões com cashback

Um cartão com cashback é aquele que devolve parte do valor de uma compra, caso a transação seja elegível. Imagine, por exemplo, um que conte com 2% de cashback por operação: a cada compra, você recebe de volta 2 centavos por real gasto, seja na forma de dinheiro na conta, créditos, pontos, vouchers ou outras modalidades.

O cashback do C6 Bank, como mencionamos, é muito acessível: todos os nossos cartões têm essa vantagem, uma vez que pontuam no Programa C6 Átomos. A diferença se dá na quantidade acumulada por compra, como você confere na tabela abaixo:

 Cartão C6 e C6 DébitoC6 PlatinumC6 Mastercard BlackC6 Carbon
Acúmulo de pontos (crédito)0,05 pts por real gasto0,40 pts por real gasto2,0 pts por dólar gasto    2,5 pts por dólar gasto ou equivalente em outra moeda
Acúmulo de pontos (débito)0,03 pts por real gasto0,10 pts por real gasto

E para converter esses pontos em cashback, é só seguir o passo a passo abaixo:

  1. Com pelo menos 100 pontos C6 Átomos acumulados, abra o nosso app e toque em “+Benefícios”, no menu inferior da página inicial;
  2. Depois, selecione “Trocar pontos” e, em seguida, “Cashback”;
  3. Você será redirecionado para um conversor que permite a troca de pontos C6 Átomos por dinheiro na conta. É possível ver o saldo de pontos, bem como o cashback máximo disponível. O valor a ser convertido é definido a partir de um regulador que você pode controlar com o toque;
  4. Após definir a quantia, é só tocar em “Continuar” e confirmar a operação.

E mais: se você já quiser deixar programada a conversão para ser feita todos os meses, isso é possível com o cashback recorrente. Essa ferramenta permite que você receba os reembolsos de forma automática todos os meses, sem precisar executar o processo toda vez.

Para ativar o recurso, basta acessar a área de C6 Átomos no nosso app, tocar em “Cashback Átomos” e ativar a opção “Resgate recorrente”. Você pode, ainda, definir o dia do mês em que prefere ter o saldo de pontos convertido em reais e creditado na conta.

Compre na C6 Store com pontos Átomos

Por fim, para quem deseja comprar do conforto de casa, uma boa dica é consultar a C6 Store. Lá, você encontra mais de 60 mil produtos – celulares, eletrodomésticos, artigos de decoração, passagens aéreas e muito mais –, vários deles com descontos ou elegíveis para o recebimento de cashback. Além disso, você nem precisa desembolsar seu dinheiro: é possível fazer as aquisições com pontos Átomos, facilitando muito a sua vida.

E se você quiser tornar o fim de ano de outras pessoas mais feliz, saiba que também é possível fazer doações pela C6 Store. Basta entrar na categoria de mesmo nome dentro da loja, escolher a instituição desejada e seguir as instruções.

Com essas dicas, você já sabe como usar cashback da melhor forma. Se tiver gostado e quiser ler mais textos como esse, separe alguns minutos para ver também:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.