As estratégias de cliente no centro podem ajudar na fidelização da sua base de consumidores; entenda mais sobre o assunto nesse post
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Toda empresa busca ter uma base fiel de clientes que voltam com certa frequência para adquirir o mesmo produto ou serviço, isso porque este tipo de cliente é responsável por parte relevante do faturamento total da companhia. E, para incentivar ainda mais o aumento desse processo de fidelização, existem as estratégias de cliente no centro.
Ao fechar as contas do mês da companhia, você deve ter percebido a diferença que esta base de clientes fiéis faz ao seu dia a dia. Graças a essa base, os resultados ficam mais previsíveis e positivos.
O Princípio de Pareto, também conhecido como a regra 80/20, estipula que 80% dos resultados decorrem de apenas 20% das causas. Aplicando no seu negócio, 80% do faturamento pode vir de apenas 20% dos seus clientes.
Pensando em alavancar as vendas do seu negócio e aumentar a base de clientes fiéis, o C6 Bank preparou este texto para explicar o que são as estratégias de cliente no centro de tudo e como você pode aplicá-las no dia a dia do seu empreendimento. Confira o que você encontrará por aqui:
Essa matéria faz parte do C6 Educa, uma série de conteúdos educacionais para empresas que o C6 Bank está desenvolvendo, com dicas do professor Liao, head de educação do C6 Bank. Além dela, publicaremos vários outros textos sobre conceitos e práticas importantes para o seu negócio. Leia algumas delas que separamos para você:
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O cliente no centro da estratégia é uma abordagem para fidelizar o consumidor, que é colocado como foco principal no planejamento estratégico da empresa.
Veja este exemplo: quando entra um novo cliente no seu negócio, é dado a ele o melhor atendimento, sendo oferecido o melhor produto. A ideia é que esse consumidor volte com frequência ao seu estabelecimento físico e on-line.
Com a estratégia de cliente no centro, ocorre o mesmo. Para garantir resultados mais assertivos, é necessário analisar com profundidade as necessidades dos consumidores para oferecer, assim, uma experiência de qualidade ao cliente.
Para a sua empresa se destacar e atrair a atenção do seu público-alvo, não basta oferecer atendimento e produto com qualidade e preço justo. É preciso investir em:
Para entender as vantagens de investir em ações de marketing centradas no cliente, pense naquela pessoa que vai todo mês à sua loja. Além de gerar renda frequente ao negócio, ela também se torna divulgadora da marca. E não há ninguém melhor para falar de um produto ou serviço do que alguém que comprou e gostou da experiência.
Essa é a principal vantagem de ter o cliente no centro. Além disso, ao conhecer as necessidades dos usuários, fica mais claro entender quais são as ações que impactam nas vendas. Ou seja, o empresário consegue fazer investimentos mais precisos, tendo um retorno maior, com gastos menores.
Por fim, esta estratégia possibilita uma redução no custo de aquisição de cada cliente, já que, graças à fidelização, há um esforço menor para conquistar novos clientes. Isso ocorre porque já conhecem seus serviços gerando a possibilidade de influenciarem e trazerem para o seu negócio novos consumidores de forma orgânica e gratuita.
“Todas as empresas falam que são centradas no cliente, mas nem todas conseguem ser. Como exemplo de uma que é de verdade, eu assino um streaming que após assistir um trecho de um filme pelo celular, posso ligar a TV que o filme retoma no mesmo trecho onde parei. Como contraexemplo, fui em uma loja de eletroeletrônicos e o produto que eu queria custava R$ 999,00, mas no site da loja o mesmo produto estava por menos de R$ 520,00, e o vendedor não tinha autonomia para dar mais de R$ 30,00 de desconto. Resultado, não comprei nem em um nem em outro canal da loja.”, conta Prof. Liao.
Confira a seguir os pilares da empresa centrada no cliente:
“Um elemento essencial é mapear a jornada do cliente e levantar os pensamentos e sentimentos tanto negativos quanto positivos do seu cliente em cada ponto de contato com a sua marca. Depois, questionar como melhorar a experiência do cliente, ajudando-o a resolver os problemas dele com eficiência.”, explica Liao.
Dono de empresa, ficam aqui, portanto, as nossas dicas para você reforçar o vínculo com seus clientes. Colocar em prática as estratégias de cliente no centro é uma das melhores alternativas para marcar a presença da sua empresa no mercado e poder, assim, colher os resultados que você deseja.
Ter uma estratégia com o cliente no centro é muito importante para que uma empresa atinja o maior sucesso possível nas suas operações. No entanto, para uma eficiência ainda maior, é recomendado que você tenha à sua disposição ferramentas que ajudem no dia a dia da sua empresa.
É exatamente isso que a conta C6 Empresas, do C6 Bank, oferece. Dentre os principais benefícios para esse tipo de conta estão:
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