• Início
  • Seu Bolso
  • Férias de Julho: conheça os melhores lugares para aproveitar com a família

Leitura de 10 min

Férias de Julho: conheça os melhores lugares para aproveitar com a família

Está com pouco tempo para planejar suas férias de julho em família? Separamos dicas de destinos incríveis para viajar esse ano.

Atualizado em

As férias de julho estão logo aí e com elas a oportunidade de criar memórias inesquecíveis com toda família. Seja no Brasil ou no exterior, destinos incríveis não faltam para você aproveitar um período de descanso durante o inverno brasileiro. Contudo, o prazo para organizar alguns dias de folga está cada vez mais apertado.

férias de julho  mulher negra com uma criança abraça e apoiada em suas costas na praia
Entenda como aproveitar suas férias de julho em família.

Por isso, neste texto o C6 Bank resolveu compartilhar os melhores lugares para suas férias de julho 2023, com dicas de para onde ir, o que fazer e como economizar. Também trazemos sugestões para planejar uma viagem de última hora e evitar despesas inesperadas.

A seguir, os tópicos que serão tratados neste breve guia de viagem de férias:

  • Por que viajar em julho?
  • Clima julho: afinal, para onde ir?
  • Férias de julho na praia
  • Férias de julhos nas montanhas
  • Destinos culturais para as férias de julho
  • Dicas para aproveitar as férias em família

Conheça alguns dos nossos conteúdos sobre viagem:

Por que viajar em julho?

Os benefícios das férias em julho são muitos. Primeiro porque tradicionalmente esse é um mês de férias escolares, o que faz dele o momento perfeito para viajar com a família.  Isso porque, normalmente, essa é uma época do ano em que todos estão em casa.

férias de julho em familia  casal de pessoas negras caminhando com seu filho na praia, a criança está no ombro do pai
As férias escolares fazem desse o momento ideal para viajar com os familiares.

Além disso, neste período muitos destinos turísticos oferecem atrações especiais, como festivais e eventos culturais, devido ao clima e às comemorações de festa de junina no Brasil.

Clima julho: afinal, para onde ir?

O clima em julho varia muito, de modo que é possível fazer uma escolha adequada para você e sua família, considerando as preferências de seus pares.

férias de julho | mulher com chapéu de palha e camiseta listrada com pés na piscina em um dia ensolorado
O clima sempre é determina a escolha do destino perfeito.

No Brasil, é inverno, o que é perfeito para quem gosta de destinos mais frios e naturais, com hospedagens mais aconchegantes. Mas quem gosta de calor pode aproveitar regiões mais ao norte e nordeste do país ou apreciar o verão do hemisfério norte.

Férias de julho na praia

Praias são ideais para quem quer escapar do frio. No Brasil, as cidades litorâneas presentes na região sul e sudeste, naturalmente, oferecem dias menos ensolarados em julho. Contudo, o território brasileiro é gigante e opções com temperaturas mais amenas não faltam.

A Costa do Sauípe está localizada no litoral norte da Bahia, por exemplo. Esse destino oferece atividades para todas as idades, sendo os esportes aquáticos um grande atrativo para as crianças. A praia de areia branca é o lugar perfeito para uma viagem em família e para renovar o álbum de fotos – e o feed das redes sociais;

costa do sauipe praia, céu azul e depois da areia da praia é possível observar casas e residências luxuosas com vegetação comum em ambientes litorâneos
Costa do Sauípe.

Porto de Galinhas fica em Pernambuco. O distrito da cidade de Ipojuca é conhecido por suas águas cristalinas e piscinas naturais. Por ter uma variedade de resorts que oferecem atividades para crianças, torna-se uma excelente opção para as férias de julho.

porto de galinhas  praia com água cristalina em um dia ensolarado
Porto de Galinhas.

Destinos internacionais para férias de julho na praia

Agora se uma viagem internacional está nos seus planos, Balos é uma das várias praias gregas que você pode conhecer. Localizada em Creta, leva a fama por sua água azul limpada e por proporcionar uma ótima vista aos turistas. E uma vez que em julho é verão na Europa, muitas cidades litorâneas transformam-se em opções de destino. Abaixo, algumas opções de praia do Mar Adriático:

  • Brač, Croácia;
  • Portorož, Eslovênia;
  • Praia de Tropea, Itália;
  • Riviera Albanesa, Albânia.
portoroz  praia com céu na tonalidade degrade pôr do sol, píer e prédios
Portorož.

Férias de julhos nas montanhas

As paisagens naturais, com montanhas, campos verdes e espaços abertos para visitantes caminharem costumam ser uma boa pedida para as férias em família. Contudo, esse tipo cenário, principalmente durante essa época do ano, oferece dias mais frios. No Brasil, Gramado e Campos do Jordão são boas opções.

cidade em miniatura gramado com um pequeno edificio central e area com vegetação
Atrações em Gramado.

Gramado está localizada na Serra Gaúcha, um lugar encantador. Sua bela arquitetura traz encanto para os passeios em família. E a deliciosa culinária, sem dúvidas, deixará os dias ainda mais felizes. Vale ressaltar que a cidade tem atrações para todos os públicos, como o Lago Negro e parque temáticos de neve e miniaturas.

lago negro em gramado entre uma área verde com arvores de diferentes tipos
Lago Negro em Gramado.

Campos do Jordão está localizada em São Paulo. Este costuma ser um destino popular para quem busca um clima mais frio. E assim como a cidade gaúcha, essa também tem muitas opções do que fazer em família, como visitar o Parque Amantikir e o Teleférico do Morro do Elefante. Além disso, o parque temático da cidade é um grande favorito das crianças.

parque amantikir  jardim extenso com um labirinto feito de arbustos
Parque Amantikir.

Já no exterior, Interlaken, na Suíça, costuma ser um ótimo lugar para famílias que adoram aventura. A cidade fica entre dois lagos alpinos, Thun e Brienz, e é a ideal para explorar as montanhas circundantes. No local, as atividades vão desde caminhadas até parapente. Além disso, a cidade tem vários museus e parques, perfeitos para dias mais calmos e de descanso.

interlakem suiça  pessoas pousando de paraquedas em um gramado, ao fundo é possível ver residências, igrejas e montanhas com neve
Interlakem.

Destinos culturais para as férias de julho

Londres, no Reino Unido, é um destino cultural fantástico para curtir em família. A cidade abriga alguns dos museus mais famosos do mundo, como o Museu de História Natural e o Museu da Ciência, que oferecem várias exposições interativas para crianças.

museu de história natural londres  interior do museu com pilastras e escadarias
Museu de História Natural.

Ouro Preto é uma das cidades históricas de Minas Gerais, perfeita para uma viagem cultural. Igrejas barrocas, minas de ouro antigas e o Museu da Inconfidência, são responsáveis por construir o cenário local. Durante as férias, é possível fazer trilhas e explorar as cachoeiras da região. Além disso, uma variedade de festivais culturais e artísticos tomam as ruas durante o ano, e muitos deles acontecem no mês de julho.

Dicas para aproveitar as férias em família

Para finalizar esse breve guia de viagem e auxiliar ainda mais nas suas férias em família, reunimos algumas dicas uteis:

férias de julho internacional  avião planando no ar e um céu com nuvens ao fundo
Leia algumas dicas para se preparar para viajar.

1.Monte um planejamento de viagem

Planejar a viagem é fundamental para garantir que tudo dê certo, mas sem a devida antecipação os preços encontrados não serão ideais. Em uma pesquisa de última hora é importante checar as condições climáticas do destino escolhido, por exemplo.

Outra recomendação é reservar as acomodações o quanto antes, sem desconsiderar a segurança do local e a proximidade com relação às atividades que desejam fazer.

Por fim, comprar as passagens com antecedência é o ideal, mas ainda é possível economizar no preço fazendo o uso de benefícios do cartão de crédito, ou de programas de pontos e milhas.

2. Crie um roteiro de atividades para toda a família

O roteiro de atividades para a família é também uma etapa do planejamento. Isso porque, ao escolher o destino, é essencial considerar os interesses de todos. Se você pretender viajar com crianças, por exemplo, lugares com passeios interativas e ambientes em que elas possam brincar livremente são os mais indicados. Agora, você vai acompanhado de adolescentes, certifique-se de que os incluir no processo de escolha das atrações.

3. Como economizar durante as férias

Viajar não precisa ser caro. Existem várias maneiras de economizar durante as férias, como procurar por descontos em passagens e acomodações. Contudo, para férias planejadas em cima da hora, optar por refeições em locais mais econômicos e atividades gratuitas pode ser de grande ajuda.

Vale ressaltar que o C6 Bank tem ótimos recursos financeiros que podem ajudar na sua economia, são eles:

O cartão C6 Carbon Mastercard Black: proporciona acesso ilimitado à sala Vip Mastercard Black no aeroporto de Guarulhos, 2,5 pontos C6 Átomos (que não expiram) a cada US$ 1 gasto no crédito e muito mais. E uma característica destaque para quem viaja bastante é que o plástico conta com a Masterassist Black, assistência médica para contar em qualquer lugar do mundo.

Conta dólar e euro, a C6 Conta Global, destaque por cobrar menos tarifas. Com esse recurso você paga a cotação comercial, com IOF de 1,1%. Além disso, o câmbio é 24h.

4. Lembretes para viajar com crianças pequenas.

Além de garantir um destino divertido, viajar com crianças pequenas exige atenção extra. Primeiro, em um âmbito mais burocrático, é necessário reunir as documentações e autorizações necessárias, principalmente em viagens em que os guardiões legais não estarão presentes.

E ainda, não esqueça de considerar qual será a duração da viagem e quais são as necessidades de alimentação e sono do pequeno. Na mala, lembre-se de levar todos os itens essenciais, como fraldas, lanches e brinquedos.

5. Segurança da sua família durante a viagem

Para garantir a segurança de todos durante a viagem, é importante:

  • Estar atento ao seu entorno;
  • Seguir as orientações locais; e
  • Manter seus pertences seguros.

Além disso, é uma boa ideia ter um planejamento em caso de emergência, como saber a localização do hospital mais próximo e contratar um seguro viagem.

6. Como manter uma alimentação saudável durante a viagem?

A principal dica é aproveitar a gastronomia local e deixar um pouco de lado alimentos processados e fast food. Além disso, para manter uma alimentação saudável durante a viagem, é possível incluir frutas e vegetais em suas refeições sempre que possível, sem esquecer de beber muita água.

Chegou a hora de decolar ou colocar o pé na estrada

As férias de julho são ótimas para passar um tempo de qualidade com quem se ama e criar memórias inesquecíveis. Independente do destino escolhido, o importante é aproveitar cada momento. E agora que você já sabe o que fazer, para onde ir, e como economizar, basta começar a planejar sua viagem de 2023.

Aproveite para ler também: Como calcular o custo de uma viagem de carro? Quais os principais gastos? e Cartão Black: o que é e como ter o seu?.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.