• Início
  • Seu Bolso
  • Checklist para viajar com crianças: documentos, destinos e custos de férias

Leitura de 9 min

Checklist para viajar com crianças: documentos, destinos e custos de férias

Explore nossas dicas para tornar as férias ainda mais especiais, sem enfrentar imprevistos

Atualizado em

Criança segurando um mapa em uma viagem com crianças em família
Explore nossas dicas para transformar a experiência de viajar com crianças.

Viajar com crianças é uma verdadeira aventura e uma ótima maneira de toda a família criar memórias inesquecíveis. Mas há diversos fatores que precisam ser levados em consideração para aproveitar as férias sem preocupação.

Antes de sair de casa é preciso ter muito bem definido os destinos e onde a família vai se hospedar. Além disso, lembre-se de carregar todos os documentos necessários para permitir a viagem dos pequenos.

Para compartilhar algumas dicas para viajar com crianças, o C6 Bank preparou esse post. Nele, você vai encontrar as respostas para as seguintes perguntas:

  • Documentos necessários para viajar com crianças
  • O que não pode faltar na mala das férias em família?
  • Quais os custos de viajar com crianças?
  • Lugares para viajar com crianças no exterior
  • Destinos para viajar com crianças no Brasil
  • Melhores destinos para viajar com crianças

Gostaria de ler outras matérias relacionadas a viagens? Explore o que separamos para você:

Documentos necessários para viajar com crianças

Os documentos necessários para viajar com crianças variam de acordo com as empresas escolhidas para fazer o passeio. Porém, a grande maioria das companhias de aviões, ônibus e trens solicita os seguintes itens para passageiros entre 0 e 12 anos:

  • Certidão de nascimento (original ou cópia autenticada);
  • Documento de identificação com foto (RG ou passaporte) do menor;
  • Documento que comprove o parentesco dos pais, avós, irmãos e tios;
  • Carteira de identidade dos responsáveis;
  • Documento autenticado de autorização de viagem quando os responsáveis não estão presentes.

O que não pode faltar na mala das férias em família?

Dentre as dicas para viajar com crianças estão as de vestuário, para garantir que não falte nada na mala. O primeiro passo é escolher peças versáteis que permitam diversas combinações. Dica: opte por um casaco quente de cor neutra e algumas variações de blusas, calças e camisetas.

Em relação aos sapatos, escolha os mais confortáveis e que combinem com todos os tipos de passeios que forem fazer: desde aproveitar o dia em um parque de diversões até um jantar com toda a família.

Os itens de higiene pessoal também são importantes. Coloque em uma necessaire protetor solar, repelente, pós-sol, hidratante labial, shampoo, condicionador e sabonete. Além disso, separe seus medicamentos junto com a receita médica atualizada.

Por fim, caso sobre um espaço na mala, leve alguns acessórios, como toalhas de praia, chapéus, bonés, gorros ou luvas. Neste caso, vale também escolher uma única peça que seja versátil e combine com tudo para evitar o excesso de peso da bagagem.  

Quais os custos de viajar com crianças?

Os custos de viajar com crianças variam muito de acordo com a idade, destino, forma escolhida para se locomover e até mesmo com a categoria da passagem.

A boa notícia é que, para o caso das passagens aéreas, bebês com menos de dois anos não pagam pelo transporte no colo dos pais. Em algumas empresas, crianças com menos de 12 anos possuem descontos especiais.

Dependendo do local escolhido para visitar, como por exemplo parque de diversões, as crianças pagam mais barato ou até mesmo têm isenção no ingresso. Descubra a seguir alguns lugares para viajar com crianças.

Lugares para viajar com crianças no exterior

Explore a seguir 4 destinos internacionais para viajar com as crianças:

Orlando, Estados Unidos

Quando o assunto é sobre os locais para viajar com criança não dá para deixar Orlando de fora da lista. A cidade estadunidense conta com os maiores parques temáticos do mundo, que são verdadeiras atrações para todas as idades.

Prédios de Orlando rodeando um lago
Orlando conta com diversos parques de diversão para incrementar a experiência da viagem com as crianças.

Por lá é possível conhecer dois complexos que possuem diversas áreas temáticas e personagens fantasiados. A boa notícia é que é possível adquirir pacotes para visitá-los junto da hospedagem, que também já inclui a alimentação.

San Carlos de Bariloche, Argentina

Localizada na região da Patagônia, Bariloche é um ótimo destino para ser visitado no inverno, já que é a melhor oportunidade para as crianças conhecerem a neve. Por lá, toda a família pode fazer aulas de esqui, apreciar a vista no teleférico, conhecer as diversas chocolatarias e descer as montanhas das Piedras Blancas.

Montanhas de Bariloche atrás de uma floresta de árvores e de um lago
Para as crianças que querem conhecer a neve, Bariloche é uma ótima opção.

Santiago, Chile

Outra opção para viajar com as crianças, sem ir muito longe, é Santiago. Com lindas ruas arborizadas e uma vista deslumbrante das Cordilheiras dos Andes, é um ótimo destino para toda a família.

Dentre os possíveis passeios estão almoçar no Mercado Central, subir no Teleférico Cerro San Cristóbal, ir ao playground do Parque Bicentenário, brincar na neve no Valle Nevado, visitar o Museu Interativo Mirador e conhecer o litoral de Valparaíso.

Sky Costanera, prédio localizado no Chile
No Chile há diversas opções de passeios para fazer com as crianças.

Vancouver, Canadá

Para as crianças que gostam de apreciar a natureza, Vancouver é uma ótima opção. A cidade faz parte de um dos países mais seguros do mundo e é considerada uma das mais etnicamente diversas do Canadá.

Dentre os possíveis passeios estão o Stanley Park, no qual é possível alugar bicicletas, ir ao Children’s Water Park (caso seja verão), conhecer o Vancouver Aquarium e andar na ponte suspensa do Capilano Bridge Park.  

Vista da Torre CN, localizada em Toronto, Canadá
Canadá apresenta a mistura perfeita da natureza e tecnologia. Por lá não faltam pontos turísticos para visitar.

Destinos para viajar com crianças no Brasil

Descubra a seguir 4 destinos brasileiros para levar as crianças para passar as férias:

Penha, Santa Catarina

O maior parque temático da América Latina está localizado na cidade de Penha. Com várias áreas temáticas e brinquedos para todas as idades, é uma opção para divertir toda a família. Para chegar lá, caso saia de São Paulo ou Rio de Janeiro, é preciso pegar um voo até Joinville e depois dirigir por cerca de 70 km até chegar no destino.

Praia com rochas em Penha, Santa Catarina
Em Penha a família pode tanto visitar o parque de diversões como curtir o dia na praia.

Fortaleza, Ceará

Para as famílias que vão viajar durante o verão, não dá para deixar de conhecer um dos maiores parques aquáticos do Brasil. Para garantir a tranquilidade dos pais, todo o complexo contém salva-vidas. A recomendação é tirar um ou dois dias para conseguir ir em todos os brinquedos disponíveis.  

Orla da praia em Fortaleza com diversos prédios a beira mar.
Fortaleza é uma ótima opção de destino para viajar no verão.

Caldas Novas, Goiás

Outro destino para os amantes de águas é Caldas Novas. Por lá é possível visitar diversos parques aquáticos de águas termais e naturalmente quentes. Há atrações para adultos e crianças, como praias artificiais, piscinas com hidromassagem e diversos brinquedos radicais.  

Gramado, Rio Grande do Sul

Gramado é uma cidade extremamente democrática, ótima para todas as idades. Para as crianças, há diversos lugares para visitar, como uma cidade em miniatura e até mesmo um parque de diversões interno com neve. Caso a família tenha um tempo extra, vale pegar o carro até Canela (bem próxima) para visitar outras atrações.

Igreja de Gramado em frente a um campo de flores
Gramado é uma ótima opção de destino tanto para os pais quanto para as crianças.

Melhores destinos para viajar com crianças e família em julho

Julho, mês de férias, é durante o inverno, por isso a recomendação é visitar lugares com parques de diversões ou até mesmo escolher destinos internacionais para conhecer no verão.

Dentre algumas opções estão:

  • Orlando: o verão é uma ótima estação para conhecer os parques de diversão;
  • Gramado: os dias mais frios tornam a viagem para o Rio Grande do Sul ainda mais especial;
  • São Paulo: a cidade conta com diversos parques de diversão internos para a criançada passar o dia aproveitando;
  • Bariloche: a família pode aproveitar o inverno para conhecer a neve e aprender a esquiar.

Viaje com as crianças com o C6 Bank

Com o cartão C6 Bank Mastercard Black você pode ter muito mais conforto na sua viagem com as crianças. Além de aproveitar as salas VIP no Brasil e ao redor do mundo, pode contar com o seguro viagem para se proteger caso aconteça qualquer imprevisto ou tenha custos inesperados.

Além disso, caso escolha viajar para o exterior, pode abrir uma C6 Conta Global para ter ainda mais vantagens. Ela é a conta corrente internacional com saldo em dólar ou euro, disponível no mesmo app que a conta em real. Com ela, você pode ter um cartão para ser usado na modalidade débito para compras internacionais e um cartão virtual para ter mais segurança nas transações em e-commerce.  

Na C6 Conta Global, o câmbio do real para moeda estrangeira está disponível 24h de forma simplificada. Após a confirmação, o valor cai na conta internacional instantaneamente.

Agora você já sabe tudo o que precisa fazer para se preparar para viajar com crianças. Além de entender quais os documentos que não podem faltar e os itens indispensáveis da bagagem, pode conhecer alguns destinos imperdíveis que vão garantir mais diversão para toda a família.

Leia também:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.