• Início
  • Economia
  • Juros nos EUA: cortar ou não cortar, eis a questão | Podcast Macro Review 

Juros nos EUA: cortar ou não cortar, eis a questão | Podcast Macro Review 

No episódio do Macro Review, saiba por que o comitê está dividido e o que esperar da política monetária dos EUA e do cenário global.

Atualizado em

Tempo de leitura · 2 min

Publicado em

O Federal Reserve cortou os juros em 0,25 percentual na semana passada, a segunda redução seguida após nove meses de pausa. A decisão, embora esperada pelo mercado, não foi unânime e trouxe novas dúvidas sobre o rumo da política monetária

No episódio #185 do Macro Review você entende por que Jerome Powell adotou um tom cauteloso e quais desafios o Fed enfrenta na próxima reunião. Afinal, o ciclo de cortes vai continuar? 

Um Fed dividido  

O corte levou os juros para a faixa entre 3,75% e 4%, confirmando as expectativas. Mas o discurso de Powell diminuiu a confiança do mercado em um noivo corte em dezembro: a probabilidade caiu de 95% para 70%, segundo a Bloomberg. 

Na coletiva, Powell destacou que há opiniões muito divergentes dentro do comitê. Dos 12 membros votantes, dois discordaram da decisão:  

  • Stephen Miran queria um corte maior (0,5 ponto)  
  • Jeffrey Schmid preferiu manter as taxas.  

Neste episódio, você entende de forma mais aprofundada o comunicado de Jerome Powell e o cenário econômico do país.  

|| Na visão da equipe econômica do C6 Bank, a falta de dados e a inflação ainda alta devem deixar o Fed mais cauteloso. Mesmo assim, o cenário mais provável é um novo corte de juros em dezembro.  

PIB europeu engrena e juros seguem em pausa  

A economia da zona do euro começa a dar sinais de fôlego. O PIB cresceu 0,9% no terceiro trimestre, acima do trimestre anterior (0,5%). O desempenho foi puxado por França e Espanha, com avanços próximos de 2%, enquanto a Alemanha ainda enfrenta dificuldades.  

Os dados reforçam que a percepção de que a Europa mantém ritmo moderado de crescimento, o que levou o Banco Central Europeu (BCE) a manter os juros inalterados. 

Entenda também no #Macro Review dessa semana  

  • Brasil: a Pnad Contínua mostrou um novo recorde para o mercado de trabalho brasileiro. A taxa de desemprego caiu para 5,7% no trimestre encerrado em setembro, a menor da série histórica. 

Você também pode ouvir análises na íntegra no Spotify, basta buscarMacro Reviewou clicarneste link.  

Opodcast também está disponível nas plataformasAmazon Music,Apple Podcasts,Pocket Casts,iHeartRadioeDeezer.            

Não deixe de ouvir os episódios mais recentes: