Leitura de 6 min

Descubra o que é INPC e como o índice impacta seu salário 

Entenda como Índice Nacional de Preços ao consumidor é calculado e como ele pode impactar seu salário e investimentos.

Atualizado em

Você pode não saber o que é INPC, entretanto, esse índice econômico está presente no seu dia a dia, seja no consumo de produtos e serviços, bem como no cálculo do salário da população brasileira. Além disso, ele também é usado para fazer a análise de alguns tipos de investimentos. Com o objetivo de tirar suas principais dúvidas sobre o assunto, o C6 Bank preparou um conteúdo completo sobre o tema.  

Entenda o que é INPC.

Agora, descubra quais são os tópicos que farão parte da sua leitura: 

  • O que é INPC
  • Para que serve o INPC
  • Como o INPC é calculado? 
  • Qual a diferença entre IPCA, INPC e IGP-M
  • Como o índice impacta seu salário? 
  • O INPC pode afetar seus investimentos? 

Além disso, se você tem interessa sobre o tema, não deixe de ler outros conteúdos preparados pelo time do C6 Bank: 

  1. IPCA: 4 pontos para entender a importância na sua vida 
  1. Inflação baixa no Brasil: o que isso significa? 

O que é INPC? 

INPC é a sigla usada para fazer referência ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor, usado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para medir a variação dos preços de produtos e serviços que chegam até o consumidor.  

A partir do índice de inflação de cada região, é possível visualizar a variação dos valores do mercado varejista e como ela impacta o custo de vida da população. Além disso, o INPC contempla famílias com rendimento de 1 a 5 salários mínimos.  

Vale lembrar que as regiões de abrangência do Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor (SNIPC) usadas para fazer a pesquisa são:  

  • Regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre; 
  • Distrito Federal;  
  • Municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju. 

Para que serve o INPC? 

De forma simplificada, o INPC serve para calcular o poder de compra de famílias de baixa renda. Por exemplo: se um trabalhador recebe o mesmo salário há 6 meses, mas não consegue comprar ou pagar pelas mesmas coisas durante todo esse período, isso significa que o custo de vida aumentou. 

Logo, é possível medir a inflação e entender como está o poder de compra da população em relação a variação dos preços de produtos e serviços.  

Como o INPC é calculado? 

Para calcular o INPC, o IBGE usa a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), que analisa quais produtos o brasileiro consome. Assim, entre o primeiro e o último dia do mês referência do INPC, os pesquisadores vão até estabelecimentos comerciais, empresas prestadoras de serviços, residências alugadas e concessionárias de veículos para verificar os valores praticados. 

A partir disso, o IBGE monta o que chamamos de “cesta” que é dividida em algumas categorias: 

  • Alimentos e bebidas; 
  • Moradia; 
  • Vestuário; 
  • Transporte; 
  • Educação. 

Vale ressaltar que cada uma delas possui um peso diferente, alimentação e moradia, por exemplo, têm uma influência maior do que despesas pessoais. Assim, por meio desse cálculo, é possível identificar se o trabalhador brasileiro ganha o suficiente para adquirir itens básicos no seu dia a dia. 

Abaixo, confira o histórico de variação do INPC durante o ano de 2023: 

Janeiro/23 0,46 
 Fevereiro/23 0,77 
 Março/23 0,64 
 Abril/23 0,53 
Maio/23 0,36 
 Junho/23 –0,10 
Julho/23 –0,09 
Agosto/23 0,20 
 Setembro/23 0,11 
Outubro/23 0,12 

Qual a diferença entre IPCA, INPC e IGP-M? 

Existem outros índices que podem ser usados para calcular a inflação, como o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M). A grande diferença entre eles é o aspecto levado em consideração na hora de fazer a pesquisa. Confira quais são eles: 

  • INPC: abrange famílias que ganham entre 1 a 5 salários mínimos; 
  • IPCA: tem como público-alvo as demais faixas de renda, ou seja, entre 6 a 40 salários mínimos; 
  • IGP-M: analisa questões de mercado e atacado, ou seja, engloba toda a cadeia produtiva. 
INPC, IPCA e IGP-M são usados para calcular a inflação.

Entretanto, é preciso saber que as três pesquisas são complementares. A divisão é feita para que o governo possa entender o impacto da inflação de forma mais específica. E, a partir disso, desenvolver políticas públicas mais eficientes para diminuir os impactos negativos das variações.  

Como o índice impacta seu salário? 

O cálculo o INPC ajuda nos reajustes salariais, na ação de sindicatos que buscam por melhor remuneração e no aumento do salário mínimo. Isso acontece porque entende-se que é importante que o trabalhador consiga manter a compra de produtos básicos para a sua sobrevivência e qualidade de vida, mesmo diante das mudanças do mercado. 

O INPC pode afetar seus investimentos? 

Algumas instituições financeiras usam o INPC como indexador, ou seja, a remuneração é feita atrelada ao índice em questão.  

Em outras palavras, quando o INPC sobe, é um sinal de que a inflação cresceu. Como consequência, o governo pode aumentar a taxa de juros para inibir o consumo e, assim, controlar o processo inflacionário. Dessa forma, títulos de renda fixa, como CDBs e Tesouro Direito, que estão indexados a esse índice, podem apresentar uma melhora em sua rentabilidade.    

Assim, como você pode perceber, o INPC é um índice de suma importância para a economia do país, além de auxiliar diversos investidores na hora de fazerem suas aplicações.  

Agora que você já sabe o que é INPC, não deixe de acompanhar o Macro Review, podcast do C6 Bank, comandando por uma equipe de economistas que apresentam uma visão original sobre os fatos econômicos do Brasil e do mundo. Ouça um de nossos episódios. 

E para mais conteúdos como esse, não deixe de ler também: 

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.