Leitura de 5 min

Entenda o que é PLR e quem tem direito a esse dinheiro

Empresas que buscam aumentar o engajamento dos funcionários podem escolher pagar esse valor

Atualizado em

cédulas de 100 e 200 reais espalhadas junto a algumas moedas de um e cinco centavos, a nota de 200 reais está em destaque. o montante simbolizando o valor recebido de PLR
Descubra quem tem direito à PLR.

A Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma remuneração extra oferecida por diferentes empresas. Com essa bonificação, funcionários recebem parte do lucro obtido pela organização, desde que cumpram as metas previamente estabelecidas.

Apesar de sua oferta não ser obrigatória, a PLR é regulamentada pela Lei Nº 10.101, que garante a fixação de regras para a negociação entre empresa e empregados. Para explicar o funcionamento desse bônus, o C6 Bank vai responder as principais dúvidas sobre o assunto:

  • O que é PLR?
  • Como funciona a PLR nas empresas?
  • Como calcular PLR?
  • Quando a PLR cai na conta?
  • Quem tem direito ao recebimento?
  • PLR é proporcional ao tempo de trabalho?
  • Imposto de Renda sobre PLR
  • Qual a diferença entre PLR e PPR?

Conheça outros textos relacionados ao tema:

O que é PLR?

A PLR é um benefício oferecido por algumas empresas com o objetivo de compartilhar com os funcionários os lucros alcançados. Em muitos casos, esse bônus desempenha um papel estratégico para motivar colaboradores e reconhecer o trabalho que realizaram.

Como funciona a PLR nas empresas?

A PLR, segundo a Lei Nº 10.101, atua como um “instrumento de integração entre o capital e o trabalho e como incentivo à produtividade”.  Ainda de acordo com sua regulamentação, o funcionamento da participação nos lucros deve ser firmado por meio de uma negociação entre a empresa e seus funcionários. Dessa forma, a periodicidade de distribuição, programas de metas e de mais critérios e regras variam de organização para organização.

Na prática, isso quer dizer que o valor da PLR é variável e é  calculado com base nos resultados da empresa, como lucro líquido, faturamento ou metas previamente estabelecidas. Da mesma forma, a distribuição entre os colaboradores é feita de acordo com critérios definidos, como cargo, tempo de serviço ou salário.

Como calcular PLR?

Uma vez que as regras variam de acordo a negociação previamente firmada, é necessário entender quais critérios foram usados como base de cálculo da PLR. Como citado, resultados alcançados, metas contratadas e o faturamento podem ser alguns dos indicadores que determinam o valor a ser pago.

Quando a PLR cai na conta?

Novamente, as regras de pagamento da PLR podem variar. Contudo, é comum que o valor seja depositado em conta logo no começo do ano. Vale lembrar, ainda, que algumas pessoas recebem o valor em duas parcelas, cada uma em um semestre.

Quem tem direito ao recebimento?

Todos os colaboradores em regime CLT têm direito ao recebimento, o que quer dizer que estagiários, MEIs e servidores públicos não recebem o benefício. Contudo, é importante ressaltar que o pagamento da Participação nos Lucros ou Resultados não é obrigatório.

PLR é proporcional ao tempo de trabalho?

Sim, a Participação nos Lucros ou Resultados pode ser proporcional ao tempo de contribuição do funcionário. Muitas empresas estabelecem critérios que levam em consideração o período em que o colaborador esteve ativo na organização.

Imposto de Renda sobre PLR

O Imposto de Renda sobre a Participação nos Lucros ou Resultados é retido na fonte pela empresa já no pagamento. Em 2023, a tabela progressiva anual com as alíquotas foi atualizada pela Instrução Normativa RFB Nº 2.141, confira:

Valor da PLR anual (em R$)Alíquota (%)Parcela a deduzir do imposto (em R$)
De 0,00 a 7.407,11zerozero
De 7.407,12 a 9.922,287,5a partir de 555,53
De 9.922,29 a 13.167,0015a partir de 1.299,70
De 13.167,01 a 16.380,3822,5a partir de 2.287,23
Acima de 16.380,3827,5a partir de 3.106,25

Qual a diferença entre PLR e PPR?

A principal diferença entre o Programa de Participação nos Resultados (PPR) e a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é que, no primeiro caso, as metas não estão ligadas aos resultados financeiros atingidos pela empesa.

Vantagens do pagamento de bônus

Quando feito de forma estratégica, o pagamento de bônus desempenha um papel significativo para as empresas. As principais vantagens são:

  • Alinhamento dos interesses dos funcionários aos objetivos da empresa;
  • Promoção de incentivo e motivação para os colaboradores;
  • Aumento da produtividade;
  • Atração e retenção de talentos da empresa;
  • Fortalecimento da cultura organizacional.

E para os colaboradores, entender como a Participação nos Lucros ou Resultados funciona é um importante passo para usufruir ao máximo desse benefício. Dúvidas sobre como usar ou onde investir o montante recebido podem surgir, por esse motivo, o C6 Bank oferece uma plataforma de investimentos completa, o C6 Invest, e uma série de conteúdos importantes para quem deseja aprimorar o planejamento financeiro após o recebimento do valor:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.