Entenda qual a diferença entre juros simples e juros compostos
Atualizado em
Se você quer começar a investir, é muito importante entender o que são juros compostos. Essa é uma variável elementar para definir a rentabilidade do seu investimento.
Por isso, entenda o que são juros compostos e quais tipos de investimentos utilizam esse conceito:
Aproveite para ler outros conteúdos sobre o tema:
Também conhecidos como “juros sobre juros”, os juros compostos são calculados a partir do valor inicial investido somado ao valor recebido através de juros ao longo do tempo.
Para entender melhor, confira a fórmula dos juros compostos:
C (1 + i)t = M
Em que:
Através da fórmula, é possível perceber que o tempo é uma variante exponencial. Isso quer dizer que, durante o tempo que você mantiver um investimento, o seu montante será acumulado exponencialmente.
Por isso, o investimento se tornará mais lucrativo de forma exponencial com o passar do tempo. Esse é o conhecido “Efeito Bola de Neve”.
Os juros simples, diferentemente dos juros compostos, são calculados apenas acima do valor inicial investido. Entenda através da fórmula dos juros simples:
J = C x i x t
Através da fórmula, é possível perceber que o tempo não é uma variável exponencial no caso dos juros simples. Por isso, o lucro não aumenta da mesma forma do que nos juros compostos.
Quase todos os investimentos brasileiros têm juros compostos. Isso acontece porque cada produto tem a sua fórmula de cálculo, e quase todos eles foram convencionados utilizando os juros compostos devido ao histórico de inflação no Brasil.
Leia também: Como ficam seus investimentos com a alta da Selic?
Índice
Compartilhar