Quais são as melhores opções do Tesouro Direto para investir?

Conheça os títulos públicos dentro do Tesouro Direto e comece a investir

Atualizado em

Mulher em pé segurando um caderno salário base
Tempo de leitura · 6 min

Publicado em

Mulher em pé segurando um caderno

Quais são as melhores opções do Tesouro Direto para investir?

O Tesouro Direto é uma alternativa de investimentos entre investidores que buscam rentabilidade, sem renunciar à segurança oferecida pela renda fixa. Conhecido por permitir o acesso a títulos públicos, o programa disponibiliza diversos papéis  para que você possa escolher o mais adequado para alcançar seus objetivos financeiros no curto ou longo prazos.

No entanto, as diferenças entre cada tipo de Tesouro geram algumas dúvidas, como “onde começar a aplicar meu dinheiro?” ou “o Tesouro Direto tem liquidez diária?”. Por isso, para responder essas e outras perguntas, o C6 Bank preparou esse texto.

Abaixo, os tópicos que serão discutidos ao longo do post:

  • Onde investir no Tesouro Direto: tipos de rentabilidade
  • Tesouro RendA+: investir para aposentadoria
  • Rentabilidade do Tesouro Renda+
  • Liquidez do Tesouro RendA+
  • Tesouro SELIC: investimentos de curto prazo
  • Rentabilidade do Tesouro SELIC
  • Tesouro prefixado: para longo e médio prazo
  • Tesouro IPCA+: proteção contra inflação
  • O que não esquecer na hora de investir

Leia outras matérias sobre o programa e investimentos em títulos públicos:

Onde investir no Tesouro Direto: tipos de rentabilidade

O Tesouro Direto não é um investimento, mas sim um programa do Tesouro Nacional em parceria com a Bolsa de Valores brasileira, que possibilita a compra e venda de títulos públicos. Contudo, para investir nessa plataforma é necessário conhecer as opções de títulos disponíveis.

Os papéis são divididos em cinco modelos de rentabilidade:

  • Tesouro Renda+;
  • Tesouro SELIC;
  • Tesouro Prefixado; e  
  • Tesouro IPCA+ e Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais.

E se você quer saber quanto seu dinheiro rende no Tesouro Direto, basta clicar no vídeo acima.

Abaixo, conheça qual o melhor tipo de Tesouro para você.

Tesouro RendA+: aposentadoria extra

O Tesouro RendA+ é a novidade do programa, a modalidade tem o objetivo de possibilitar que o investidor complemente o valor de sua aposentadoria pública a longo prazo.

Rentabilidade Tesouro RendA+

A rentabilidade do Tesouro RendA+ é sempre acima da inflação, o que implica que o ganho real é garantido.  Uma vez que esse é um título pós-fixado, dois elementos impactam sua performance:

  1. Taxa anual de juros pactuada no momento de compra do ativo; e
  2. Variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A diferença desse tipo de Tesouro é o resgate do investimento, que acontece em 240 parcelas. Assim, como citado acima, quem aplicar no título receberá um valor mensal durante 20 anos, o que evidencia seu papel como aposentadoria complementar.

Liquidez do Tesouro RendA+

Assim como os demais títulos do Tesouro Direto, o RendA+ possui liquidez diária. Isso quer dizer que você pode resgatar seu dinheiro quando precisar e fizer sentido para seus objetivos financeiros. Contudo, a solicitação precisa ser feita em dias uteis, até às 13h, caso contrário seu dinheiro será creditado em sua conta somente no próximo dia útil.

Outro fator que impacta esse valor é a marcação a mercado, uma atualização de preço do ativo, que tem como base o fechamento dos preços dos títulos ao final do dia.

Tesouro Selic investimentos de curto prazo

Os títulos do Tesouro Selic têm liquidez diária e são pós-fixados, são mais indicados para investimentos de curto prazo, como para a criação de uma reserva de emergência, pela facilidade de resgate e segurança oferecida.

Rentabilidade do Tesouro Selic

A rentabilidade do Tesouro Selic está atrelada à taxa Selic, a tarifa básica de juros da economia brasileira. Segundo o programa:

“Sua remuneração é dada pela variação da taxa Selic diária registrada entre a data de liquidação da compra e a data de vencimento do título, acrescida, se houver, de ágio ou deságio no momento da compra.”

Esse é um produto de pagamento simples, isso quer dizer que o investidor pode receber o rendimento e o valor principal de uma vez só, na data de vencimento. E ainda, segundo o programa, é o que apresenta menor risco em vendas antecipadas.

Tesouro prefixado: para longo e médio prazo

Tesouro prefixado tem taxas fixas, o que explica sua nomenclatura. Isso quer dizer que o investidor fica sabendo quanto seu dinheiro vai render desde e o início.

A rentabilidade do Tesouro Prefixado é predefinida, o que costuma chamar a atenção de quem deseja saber quanto irá resgatar no vencimento do título. Por esse motivo, é possível que o investidor com perfil conservador demonstre interesse no produto.

Tesouro IPCA+: proteção contra inflação

O Tesouro IPCA+ é pós-fixado e sua rentabilidade está atrelada ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Essa característica possibilita a proteção do seu dinheiro contra as variações da inflação.

Então, na data de vencimento é possível fazer o resgate do valor principal somado à taxa pactuada no momento de compra e à variação do IPCA.

Normalmente essa modalidade é uma boa opção para quem busca investir em objetivos de longo prazo. Antes de investir nesse produto, no entanto, recomenda-se buscar uma previsão da taxa de inflação no período.

E ainda vale ressaltar que a modalidade Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais tem características específicas, como um fluxo periódico de pagamentos ao investidor (taxa de 6% aa).

Quais os benefícios de investir no Tesouro Direto?

O programa pode ser uma excelente forma de investimento, por três motivos:

  1. O Tesouro Direto não exige um alto investimento inicial. É possível começar a investir com apenas R$30, mantendo a rentabilidade de alguém que investe montantes maiores;
  2. O programa garante alta liquidez. Assim, é possível vender seus títulos antes do vencimento com facilidade;
  3. O Tesouro Direto é uma forma bastante segura de investimento. Quem garante o pagamento é o Governo Federal.

E agora que você conhece as opções de rentabilidade do Tesouro Direto, separamos alguns conteúdos que podem ajudar ainda mais no seu entendimento sobre como os títulos públicos funcionam:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.

Tags relacionadas

inflação
investimentos
IPCA
Renda Fixa
taxa selic
tesouro direto
Tesouro IPCA
tesouro nacional
tesouro prefixado
Tesouro RendA+