Entenda a diferença entre renda ativa e renda passiva
Atualizado em
Você sabe a diferença entre renda ativa e passiva? Através dessas duas modalidades, é possível compor diferentes fontes de renda e diversificar o orçamento familiar.
Entenda o que é renda ativa e como você pode complementá-la através da renda passiva:
Relacionadas:
A renda ativa é o dinheiro que você ganha ao exercer alguma atividade remunerada. Ou seja, se trata de todo o dinheiro que você ganha no seu emprego ou estágio, por exemplo.
Além disso, a renda ativa também pode ser proveniente do seu próprio empreendimento ou através da venda de algum bem.
Para a maioria das pessoas, esse tipo de renda compõe a maior parcela do orçamento. No entanto, também é possível ganhar dinheiro através da renda passiva, que se trata de todos os lucros que não estão vinculados a produtividade.
Entre eles, estão a renda proveniente de investimentos, o recebimento de pensão ou aposentadoria e o aluguel de imóveis.
Possuir mais de uma fonte de renda é uma estratégia interessante para formar o orçamento familiar. Por isso, é possível estabelecer fontes ativas e passivas de renda.
Para isso, diferentes formas de renda ativa podem ser utilizadas para compor os ganhos. Ao realizar alguma atividade de forma autônoma ou abrir o seu próprio negócio, é possível diversificar a sua renda.
Além disso, você também pode compor uma renda passiva através de investimentos. Para isso, é preciso investir em ativos que paguem juros, aluguéis ou dividendos mensais. Essa estratégia costuma ser utilizada para garantir uma renda complementar a aposentadoria.
Leia também: 6 mitos sobre renda fixa