Leitura de 5 min

O que é Tesouro Selic e como investir?

O Tesouro Selic é um dos títulos públicos disponíveis para compra no programa Tesouro Direto; saiba mais

Atualizado em

Gráficos que demonstram o desempenho do Tesouro Selic
Descubra abaixo o que é o Tesouro Selic e como investir.

Investir em títulos públicos é uma alternativa segura para aplicar seu dinheiro. Entre os papéis disponíveis, o Tesouro Selic se destaca por sua liquidez e rentabilidade atrelada à taxa básica de juros.

Este tipo de investimento é uma alternativa para quem quer sair da poupança e até mesmo para quem busca montar sua reserva de emergência. Ele é indicado tanto para os investidores iniciantes como para os mais experientes.

Para explicar como funciona o Tesouro Selic, o C6 Bank preparou esse texto. Nele, você vai encontrar as respostas para as seguintes perguntas:

  • O que é Tesouro Selic?
  • Como funciona o Tesouro Selic?
  • Qual a liquidez do Tesouro Selic?
  • Como investir em Tesouro Selic?
  • Quais as taxas e custos para investir no Tesouro Selic?

Gostaria de ler outras matérias relacionadas a investimentos? Explore o que separamos para você:

O que é Tesouro Selic?

O Tesouro Selic é um dos títulos públicos disponíveis para compra no programa Tesouro Direto. Ele é um papel pós-fixado, o que significa que a rentabilidade não é definida no momento de sua compra. Nesse caso, ela está atrelada à taxa Selic, a taxa básica de juros brasileira.

Esse título é uma opção de ativo considerada segura, pois tem a garantia do governo federal . Além disso, o Tesouro Selic não apresenta risco de perdas caso o investidor tenha que vende-lo antes do vencimento, diferentemente de outros papéis do Tesouro Direto.

Tesouro Selic: como funciona?

Basicamente, ao investir em títulos no Tesouro Direto você empresta dinheiro ao governo brasileiro. Em troca, o órgão se compromete a devolvê-lo com juros, os quais, no caso do Tesouro Selic, são calculados com base na taxa Selic, definida periodicamente pelo Copom (Comitê de Política Monetária).

Vale ressaltar que este ativo tem liquidez diária, ou seja, pode ser vendido quando desejar, seguindo estes horários:

  • Das 9h30 às 18h, nos dias úteis, os resgates serão processados com os preços e taxas disponíveis no momento da transação;
  • Das 18h às 5h e aos finais de semana e/ou feriados, os resgates serão liquidados com os preços e taxas de abertura do dia útil seguinte.

Por isso, é uma opção para quem quer criar uma reserva de emergência.

Qual a liquidez do Tesouro Selic?

Antes de mais nada, vale reforçar que a liquidez é a capacidade de transformar um bem em dinheiro. Para o caso do Tesouro Selic, a liquidez é diária. Ou seja, o título pode ser vendido de acordo com os horários citados acima, sem ser necessário aguardar até o vencimento.

Embora ele também seja marcado a mercado, seu resgate antecipado não gera prejuízos, já que o retorno é diário e depende do resultado da Selic, de qualquer forma.

Como investir em Tesouro Selic?

Investir no Tesouro Selic é um processo simples e direto. Primeiro, você precisa abrir uma conta em uma instituição financeira cadastrada no programa Tesouro Direto. Em seguida, você deve acessar o site do Tesouro Direto, escolher o título Tesouro Selic e definir o valor que deseja investir.

Para facilitar o processo, você pode utilizar um simulador de Tesouro Selic. Essa ferramenta permite que você visualize a rentabilidade potencial do título, com base na taxa Selic atual e no prazo de investimento.

Quais as taxas e custos para investir no Tesouro Selic?

Uma das taxas que interferem no rendimento Tesouro Selic é o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Vale, porém, ressaltar que ele só é cobrado caso o resgate seja feito ainda no primeiro mês de aplicação.

Descubra a seguir a alíquota regressiva que é cobrada nos resgates dentre os primeiros 30 dias:

Nº DE DIASALÍQUOTANº DE DIASALÍQUOTANº DE DIASALÍQUOTA
196%1163%2130%
293%1260%2226%
390%1356%2323%
486%1453%2420%
583%1550%2516%
680%1646%2613%
776%1743%2710%
873%1840%286%
970%1936%293%
1066%2033%300%

Além disso, sobre o rendimento do Tesouro Selic também incide o Imposto de Renda. Ele, da mesma forma que o IOF, também atua de acordo com uma tabela regressiva.

Descubra a seguir a tabela de cobrança de IR:

ALÍQUOTATEMPO DE APLICAÇÃO
22,5%Até 180 dias
20%Até 360 dias
17,5%Até 720 dias
15%Acima de 720 dias

Lembre-se que há a necessidade de fazer a declaração de ajuste anual (IRPF) para os seguintes casos:

  • Rendimento de investimentos superior a R$ 40.000 ao ano de referência;
  • Valor total superior a R$ 300.000 em bens ou direitos (incluindo aplicações).

O Tesouro Selic, portanto, é uma opção de investimento segura e com boa rentabilidade, ideal para quem busca uma alternativa à poupança ou uma reserva de emergência com liquidez diária. Além disso, é uma excelente forma de começar a investir em títulos públicos, devido a sua simplicidade e baixo risco.

Leia também: Como investir em títulos do tesouro americano no Brasil?

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.