5 dicas para vender no Dia dos Namorados

Algumas ações podem fazer uma grande diferença na sua rentabilidade nessa data comemorativa

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Com a redução dos números da pandemia e a flexibilização cada vez maior das medidas de restrição, muitas empresas voltaram a ter oportunidade de rentabilizar os negócios com as datas sazonais. Uma delas é a data preferida de vários casais, e está bem próxima. E você, já sabe o que vai fazer para vender no Dia dos Namorados

Neste post, vamos te dar 5 dicas para que você consiga aumentar o rendimento da sua empresa com Dia dos Namorados ações. Algumas dessas dicas também podem ser aplicadas a outras datas, portanto fique atento. Confira mais informações abaixo.

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Em datas como Natal, Dia das Crianças, das Mães, dos Pais e, nesse caso, dos Namorados, é comum que muitas pessoas saiam para procurar presentes, aquecendo o mercado. A questão é que muita gente não sabe como aproveitar esses eventos apropriadamente e só deixa para promover ações muito em cima da hora.

Também é bom destacar que praticamente qualquer tipo de empreendimento consegue aproveitar esse tipo de data de alguma forma. Nesse sentido, vale a pena tirar um tempo para refletir e tentar pensar em maneiras criativas de promover o seu negócio e, consequentemente, aumentar suas vendas em datas comemorativas.

Veja a seguir as dicas que separamos para vender no Dia dos Namorados.

5 dicas para vender no Dia dos Namorados

1. Planejamento

Planejamento é um conceito chave para praticamente qualquer aspecto da vida, e isso inclui vendas. Nesse caso, a ideia é usar as informações que você já tem para se preparar e evitar eventuais faltas ou mau funcionamento.

Sabendo que a demanda tende a crescer na medida em que o Dia dos Namorados se aproxima, vale a pena preparar a sua equipe para que ela consiga atender às demandas dos clientes no dia, além de oferecer um atendimento rápido e eficiente.

Você muito provavelmente já esteve na posição de cliente, procurando algum presente e desistindo de uma loja porque ninguém parecia disponível para te atender. Tenha esse tipo de experiência em mente e planeje com o intuito de evitar com que ela aconteça.

Nesse sentido, também é recomendado fazer uma estimativa de vendas. Dessa forma, você pode avaliar se é necessário fazer contratações temporárias ou aumentar o estoque. Se você já sabe que um determinado produto tem maior procura, ou entende que ele pode vir a ser mais demandado por conta do contexto da data, vale a pena tê-lo em maior quantidade.

2. Divulgação

Imagine se os filmes fossem lançados de repente, sem a exibição de trailers ou divulgação prévia nas redes sociais. Muito provavelmente a bilheteria seria consideravelmente menor, não? A lógica para vender no Dia dos Namorados é a mesma.

Se você quer aumentar suas vendas, vale a pena investir em campanhas publicitárias elaboradas que façam uso criativo da data. Muitas vezes, fazer adaptações na identidade visual da empresa também é válido, para dar um destaque maior às mercadorias e relacioná-las com o evento em questão.

Além disso, use e abuse das redes sociais. Colocar seus produtos e sua marca no panorama das pessoas antecipadamente tornará mais provável que elas lembrem de você quando a data estiver se aproximando. Considerando que muita gente deixa para comprar presentes de última hora, ser o primeiro lembrado pode significar uma venda.

Caso decida por fazer promoções, o que também é recomendado, invista na divulgação delas. Torne seu produto o mais atraente possível para os clientes. 

3. Kits para aumento do ticket médio

A venda de kits/caixa namorados é outra excelente maneira de rentabilizar e aumentar sua receita. Se sua empresa vende acessórios de maquiagem, por exemplo, é muito provável que você consiga multiplicar seus ganhos vendendo um kit presente maquiagem.

Isso não significa, no entanto, que é uma exclusividade desse setor: pense em quais dos seus produtos se complementam e tente montar kits que atendam a diferentes personas do seu público-alvo. Mesmo sendo Dia dos Namorados, pense na maior quantidade possível de “perfis”. 

Você também pode usar itens que acrescentam pouco valor ao preço total do kit ou caixa Dia dos Namorados, como cartões com mensagens. Dessa forma, você consegue aumentar o ticket médio do seu negócio, indicador que fornece o valor médio de vendas por cliente.

4. Boas condições de pagamento

Ninguém merece passar pelo processo de pesquisa e seleção de um produto só para, no fim das contas, descobrir que seu meio de pagamento não está disponível. Ou seja, quando o assunto é vender no Dia dos Namorados, tente ser o mais abrangente possível: aceite débito, crédito, parcelamento, Pix etc.

Considerando que muitas pessoas optam por fazer compras on-line, considere se não vale a pena fazer uso de ferramentas como frete grátis, cupons de desconto, link de pagamento para os clientes pagarem online, promoções que dão recompensas caso o cliente recomende o serviço para outra pessoa, entre outros. 

Às vezes, uma pessoa pode nem estar procurando um presente de Dia dos Namorados, mas gosta de algum produto que você vende e usa a oportunidade do desconto para comprá-lo, o que também acaba por aumentar seus rendimentos.

5. Bom atendimento

Já falamos um pouco disso no planejamento, mas vale a pena reforçar: atendimento é chave, seja em ambiente físico ou virtual.

Tenha certeza de que seus chats e plataformas de suporte estejam funcionando adequadamente e de que o tempo de resposta para os clientes será o menor possível. Muitas vezes uma demora no retorno pode significar uma venda perdida.

Rapidez não é o único fator, todavia: também é válido fazer um treinamento com os funcionários para evitar gargalos no atendimento, esclarecendo as dúvidas que os clientes trarão com mais frequência ao longo do Dia dos Namorados. 

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