A entrada de bens estrangeiros e a saída de produtos nacionais demandam atenção das empresas na hora de operar.
Atualizado em
Pedro Rodrigues
Tempo de leitura · 7 min
Publicado em
2 de fevereiro de 2026
A importação e a exportação são atividades que fazem parte do chamado comércio exterior. As empresas que fazem essas operações internacionais ajudam a movimentar a economia nacional, seja ao trazer insumos e tecnologias de outras nações ou ao levar produtos brasileiros para outros países.
Essas operações permitem que negócios de diferentes portes possam ampliar sua competitividade, diversificar fornecedores e até acessar novos públicos. No entanto, esse tipo de transação também demanda cuidados com regras específicas, variações cambiais e documentações necessárias.
Neste conteúdo, entenda o que é importação e exportação, quais são os documentos exigidos no processo e os principais desafios dessas operações. Somado a isso, saiba como o C6 Bank pode apoiar sua empresa com soluções completas.
Não deixe também de ler sobre outras estratégias e conteúdos sobre negócios:
Importação e exportação são as formas em que bens e serviços transitam no comércio exterior. Esse tipo de movimentação promove o abastecimento de mercados ao redor de todo o mundo e ainda incentiva a expansão e o aprimoramento de empresas.
Porém, ao definir o que é importação e exportação é preciso entender que os termos representam coisas diferentes. Enquanto um trata da entrada de produtos estrangeiros, o outro se refere à saída de produtos nacionais do país. Assim, temos:
É o processo de aquisição de bens, insumos e tecnologia feitos no exterior para ser usado ou mesmo comercializado no Brasil. Representa uma possibilidade para empresas nacionais recorrerem ao mercado exterior e conseguirem o que é necessário à sua operação, como matéria-prima ou tecnologia ainda não disponível aqui.
É o processo de venda de produtos ou até serviços que foram produzidos internamente para outros países. Nesse caso, as companhias brasileiras têm a oportunidade de expandir seu público e atender a demanda de outros países.
Como lidam com relações internacionais, essas operações envolvem regras específicas, documentos obrigatórios e etapas reguladas por órgãos como a Receita Federal e o Banco Central.
As diferenças entre importação e exportação envolvem tanto os seus objetivos, quanto os fluxos e as documentações exigidas. Confira a tabela comparativa a seguirpara entender as características de cada um:
Importação | Exportação | |
|---|---|---|
Foco | Entrada de produtos do exterior no país. | Saída de produtos nacionais para outros países. |
Objetivos | Adquirir itens que não são fabricados internamente ou têm custo elevado. | Conquistar novos mercados e suprir a demanda exterior. |
Documentos | Invoice, Packing List, DI/DUIMP | Invoice, Packing List, Certificado de Origem |
Compra em moeda estrangeira. | Recebimento em moeda estrangeira. | |
Exemplos práticos | Compra de peças de tecnologia na China. | Venda de soja e café para a Europa. |
O comércio exterior do Brasil tem grande relevância no contexto mundial. Para exemplificar essa importância da importação e exportação com números reais, basta conferir os dados consolidados da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), de janeiro a agosto de 2025, que mostram:
Em ambos os casos, os principais setores que levaram a esse resultado positivo acumulado foram os de Agropecuária e de Indústria de Transformação. Além disso, historicamente outros segmentos se destacam, como a exportação de materiais de mineração e a importação de tecnologia, máquinas e equipamentos, e insumos industriais.
Essas trocas constantes beneficiam diretamente o crescimento econômico brasileiro ao gerar empregos e renda. Também é um impulsionador de inovação, já que as empresas nacionais que desejam vender no exterior devem cumprir as exigências de tais mercados e, assim, podem aprimorar a sua produção.
Quando o foco são operações internacionais, é preciso estar atento e seguir à risca uma série de exigências legais. Dentre os documentos necessários para importação e exportação, é possível destacar:
Ainda que possa haver demais requisitos necessários, de modo geral, é por meio desses registros que se torna possível garantir segurança jurídica e transparência nas operações de comércio exterior.
Existem ainda tipos de importação e exportação a serem considerados, ou seja, formas diferentes de realizar tais transações. Cada uma delas envolve diferentes níveis de responsabilidade, custos e agentes intermediários. Conheça as principais modalidades:
Importação
Neste caso, a companhia se responsabiliza pelo processo completo de entrada do produto no país, com o controle da negociação, pagamento e desembaraço aduaneiro na alfândega e logística;Exemplo: uma indústria brasileira que compra máquinas da Alemanha e gerencia toda a operação.
A importação é feita através de uma trading company, inclusive em seu nome, mas por solicitação de outra empresa;Exemplo: uma loja de eletrônicos contrata uma trading para trazer smartphones da China, sem se envolver na parte burocrática.
A empresa que demanda a importação tem responsabilidade legal e financeira sobre a operação, porém é a trading company que executa os trâmites.
Exemplo: uma startup de cosméticos contrata um trading para intermediar a importação de embalagens da Itália, mas mantém o controle financeiro da operação.
Exportação
A companhia produtora realiza a venda internacional e cuida da operação como um todo, desde a negociação até a entrega no exterior;Exemplo: uma vinícola brasileira exporta seus rótulos diretamente para restaurantes na Europa.
A empresa vende seus produtos para uma companhia intermediária, como uma trading, e a encarrega da operação internacional.Exemplo: uma fábrica de calçados vende sua produção para uma exportadora, que distribui os produtos nos Estados Unidos.
São muitas as oportunidades trazidas pelo comércio exterior, mas seja no processo de importação ou exportação também há desafios presentes, como:
Não há dúvidas de que há muito a ganhar com operações no comércio exterior. No entanto, empresas que arriscam entrar nesse tipo de negociação sem um planejamento bem-feito podem enfrentar prejuízos financeiros graves e até perda de competitividade.
Para apoiar empresas que atuam no comércio exterior, o C6 Bank oferece a Mesa de Câmbio, com soluções sob medida para quem precisa de agilidade e segurança.
Entre os serviços oferecidos, destacam-se:
Além disso, são oferecidas linhas de crédito exclusivas para capital de giro ou suporte às operações de comércio exterior. Para saber mais sobre essas e outras soluções, confira no site oficial do C6 Bank.
Em um mundo globalizado, as transações internacionais se tornam cada vez mais comuns e até necessárias. Por isso, entender os processos de importação e exportação é muito importante para qualquer empresa que deseja crescer e competir em âmbito internacional.
E, nesse sentido, já é possível recorrer a serviços especializados que ajudam a descomplicar o comércio exterior. Para um melhor planejamento e gestão, soluções financeiras como as oferecidas pelo C6 Bank podem ajudar a trazer previsibilidade, segurança e eficiência.
Aproveite agora para conferir outros conteúdos sobre transações em outras moedas:
Sua empresa atua no comércio exterior? Explore a Mesa de Câmbio do C6 Bank para realizar operações internacionais com segurança e previsibilidade.
Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.
Tags relacionadas
Índice