Saiba como funciona a identificação comercial de uma empresa e o que fazer quando for necessário atualizar esse cadastro.
Atualizado em
Pedro Rodrigues
Tempo de leitura · 6 min
Publicado em
18 de fevereiro de 2026
O nome fantasia é como o público conhece uma empresa no dia a dia. Essa identificação aparece na fachada da sede, nas redes sociais, nas embalagens e nos materiais de marketing. Já a razão social é o nome de registro da empresa.
Profissionais com MEI ou empresas maiores, têm a responsabilidade de entender o que é o nome fantasia para criar uma marca forte, passar confiança e se aproximar dos clientes. Às vezes, também é preciso mudá-lo por diferentes motivos, como alterações na imagem da marca, estratégia de crescimento ou por ajustes burocráticos, por exemplo.
Neste texto, entenda o que é nome fantasia, como funciona, quando vale a pena trocar, como fazer a mudança no MEI (e em outros tipos de empresa) e, por fim, quais documentos serão necessários.
Mas, antes, aproveite para ler também:
Nome fantasia é o nome usado para se comunicar com o público. É diferente da razão social, que é aquela especificada no CNPJ. Tal denominação, por sua vez, serve para identificar a empresa nos documentos oficiais.
Em outras palavras, enquanto um é para o governo, o outro é para o mercado. Exemplos práticos:
Leia mais: o que é pessoa jurídica?
A diferença entre nome fantasia e razão social está na forma como a empresa se apresenta ao público e como ela é registrada legalmente. Embora ambos identifiquem o mesmo negócio, cada um cumpre função distinta na prática.
A tabela abaixo resume as principais diferenças:
Nome fantasia | Razão social |
|---|---|
Nome comercial usado publicamente, com clientes e o mercado em geral. | Nome jurídico registrado no CNPJ. |
Presente em materiais de divulgação, embalagens e perfis digitais. Representa a identidade da marca. | Usado em contratos e documentos oficiais. |
Tem o objetivo de construir a identidade de marca. | Focado em identificação legal. |
Alteração costuma ser mais simples. | Alteração envolve mudança contratual. |
Em termos práticos, o nome fantasia é a forma pela qual o público reconhece a empresa, enquanto a razão social é a identificação formal utilizada em obrigações legais. Por isso, entender essa diferença evita erros em contratos, cadastros bancários e emissão de notas fiscais.
O nome fantasia é importante porque ajuda a criar uma identidade para a empresa, o que facilita a comunicação com os clientes. Além disso, dá um aspecto mais profissional e ajuda o negócio a ganhar destaque.
É possível usar o nome fantasia nas embalagens dos produtos, nos anúncios, nas redes sociais e nas plataformas de venda. É uma identificação que conecta e aproxima. Por isso, deve representar o que é o negócio.
Trocar o nome fantasia é uma decisão importante. Os motivos mais comuns são:
É importante lembrar que essa mudança envolve questões burocráticas, já que é preciso alterar o nome fantasia na Receita Federal e na Junta Comercial.
O processo para mudar o nome depende do tipo de empresa. Confira como funciona para MEI:
Nesse caso, tudo é feito pela internet:
1. Entre no Portal do Empreendedor;
2.Faça login com sua conta gov.br;
3. Clique em alterar dados cadastrais;
4. Mude o campo Nome Fantasia e confirme.
Depois de confirmar, a mudança aparece automaticamente no CNPJ. Aí, é só atualizar os dados no banco, nas notas fiscais, nas redes sociais e nas plataformas de venda.
A alteração de nome fantasia exige procedimentos diferentes conforme o porte da empresa. Para o MEI, o processo é mais simples e pode ser feito diretamente pelo Portal do Empreendedor e os documentos e informações necessários são:
Para empresas de outros portes, o procedimento costuma envolver etapas adicionais junto à Junta Comercial e à Receita Federal. Nesses casos, geralmente são exigidos:
Após a alteração, é importante manter o cadastro do CNPJ atualizado para evitar inconsistências em notas fiscais, contratos, contas bancárias e emissão de boletos. A atualização correta reduz riscos operacionais e mantém a empresa regular perante os órgãos responsáveis.
Alterar o nome fantasia exige que os clientes sejam avisados para evitar mal-entendidos. Algumas dicas podem incluir mudar o nome do site no Google Meu Negócio, em etiquetas e colocar novo nome nas notas ficais e documentos
Lembre-se: ser transparente ajuda a manter a confiança dos clientes.
Ao pensar em mudar o nome fantasia, existem alguns passos importantes de serem seguidos. Nesse caso, procure:
Ao abrir uma empresa ou mudar o nome fantasia, encontre no C6 Bank soluções para contribuir em todas essas frentes.
A Conta C6 MEI é uma delas. É possível abrir online, diretamente pelo app, sem taxa de manutenção e solicitar os cartões de débito e crédito. E mais: é oferecido Pix ilimitado, incluindo o Pix Cobrança, no qual é possível gerar QR Codes e ainda fazer o controle de todos os recebimentos.
Com o Cartão C6 Business (sujeito a análise), o limite é ajustável e é feito o controle de gastos da empresa com maior facilidade, além de poder pedir cartões adicionais, se necessário.
Essas ferramentas servem para organizar as finanças, garantir a formalização do negócio e manter tudo em dia.
O nome fantasia é muito importante para a identidade da empresa. Ele facilita a comunicação com os clientes, fortalece a marca e mantém a estratégia da marca sempre coerente. Se precisar mudá-lo, entretanto, siga os passos indicados por aqui e atualize os registros.
Confira outros conteúdos que podem ser interessantes para negócios:
Se está abrindo uma empresa ou busca organizar as suas finanças, o C6 Bank tem tudo o que você precisa. Baixe agora mesmo o app e abra a sua Conta MEI Digital.
Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.
Tags relacionadas
Índice