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Como começar no marketing digital e alavancar seu empreendimento?

De conceitos a técnicas para incrementar a sua empresa e aumentar a presença nas plataformas digitais; saiba mais

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Tempo de leitura · 12 min

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A pandemia da Covid-19 serviu para acelerar os processos de transformação digital. Você, como empresário, deve ter percebido que a presença de muitos negócios aumentou no mundo on-line para manter os clientes e para não correr o risco de suas marcas caírem no esquecimento.

Segundo a pesquisa Panorama PMEs, realizada pelo portal Resultados Digitais, 85,6% das empresas apontaram que o Marketing de Conteúdo é fundamental na retomada dos negócios. Além disso, 70,9% das organizações afirmaram a necessidade de melhorar os processos de vendas na internet.

C6 Bank preparou este texto para que você entenda o que é marketing digital e possacolocar esse conceito em prática no seu negócio. Aqui, você encontra as respostas para as seguintes questões:

  • O que significa marketing digital?
  • Qual a importância do marketing digital para as empresas?
  • Como começar no marketing digital do zero: passo a passo
  • Defina o objetivo do seu negócio e faça um diagnóstico;
  • Estude sobre o assunto a partir dos seus objetivos;
  • Aprenda sobre seu público-alvo;
  • Faça um planejamento estratégico;
  • Defina em qual rede social você quer estar presente;
  • Elabore relatórios e acompanhe as métricas;
  • Se necessário, tenha ajuda profissional.
  • Conceitos básicos de marketing.
    • O que é funil de vendas?
    • O que são os 7 Cs do marketing?
    • O que são os 4 Ps do marketing?

Essa matéria faz parte do C6 Educa, uma série de conteúdos educacionais para empresas que o C6 Bank está desenvolvendo, com dicas do professor Liao, head de educação do C6 Bank. Além dela, publicaremos vários outros textos sobre conceitos e práticas importantes para o seu negócio. Leia algumas delas que separamos para você:

O que significa marketing digital?

Se você já promoveu algum produto ou serviço da sua empresa nas mídias digitais, saiba que estava praticando o marketing digital. Ou seja, ele é uma das formas que as organizações têm para se comunicar com o público de forma direta e muitas vezes personalizada.

Segundo Philip Kotler, conhecido como o “pai do Marketing”, o conceito se relaciona diretamente com “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejo e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

O marketing digital, portanto, nada mais é do que todos os esforços de uma empresa para divulgar e vender seus serviços através de canais digitais, como blogs, sites, redes sociais, e-mail, entre outros. Tudo isso com o objetivo de resolver os problemas e desejos dos potenciais e atuais clientes.

Qual a importância do marketing digital para as empresas?

O marketing digital oferece muitas vantagens às empresas. Confira os motivos que reforçam a importância desta prática:

  • Garantir forte presença na internet: o marketing digital promove a sua empresa tornando-a visível dentro dos mecanismos de busca. Atualmente, os clientes pesquisam os perfis de uma organização nas redes sociais antes de comprar produtos e serviços. Assim, analisam a opinião do público sobre a qualidade da empresa como um todo. Estar presente no mundo digital promove as chances de um cliente adquirir os seus produtos;
  • Construir um público qualificado: um grande segredo para obter sucesso no marketing digital e no seu negócio é saber cativar o seu público a fim de criar a fidelização. Com algumas estratégias de marketing você pode criar diferentes grupos de clientes e dividi-los por seus interesses direcionando ofertas específicas para cada um;
Mulher olhando para o tablet e pesquisando sobre a importância do marketing digital

O marketing digital é essencial para o sucesso da sua empresa no ambiente digital

  • Personalizar ações: uma vez definido o público-alvo, fica mais simples saber como e quando falar com as pessoas. A personalização das peças de comunicação garante identificação do público com a marca obtendo melhores resultados;
  • Analisar resultados com precisão: é possível acompanhar com mais precisão as ações de marketing e entender o que funciona melhor para cada tipo do seu público-alvo. É importante entender qual tipo de comunicação é mais eficiente, como, por exemplo, qual e-mail teve maior taxa de abertura ou qual publicação no Instagram que recebeu mais curtidas e comentários. Para facilitar essa análise, vale contar com a ajuda de ferramentas de web analytics para mensurar os detalhes.

Como começar no marketing digital: passo a passo

Quer alavancar as vendas da sua empresa, mas não sabe como iniciar no marketing digital? Descubra a seguir:

1. Defina os objetivos e faça um diagnóstico

O pontapé inicial de toda organização deve ser definir onde você quer chegar como empresa, quantos clientes deseja fidelizar e quais produtos/serviços deseja vender. Trata-se de um bom começo para montar a sua estratégia de marketing digital.

Cada objetivo exige um posicionamento diferente. Por exemplo, se você quer que a sua marca seja reconhecida no ramo, precisa criar uma identidade visual forte e promover uma comunicação que dê destaque a ela.

Analise o comportamento do público nas redes sociais para ter um panorama da presença de outras empresas do seu segmento nesse poderoso meio de interação social, finalizando assim seu diagnóstico entendendo como a concorrência atua. Depois disso, defina seu objetivo para iniciar sua atuação na prática.

2. Estude o ramo e as técnicas

O marketing digital têm alguns termos que podem dificultar a experiência da empresa iniciante no mundo das plataformas digitais. Além disso, as redes sociais são baseadas em uma comunicação específica e no conhecimento de técnicas para garantir o alto índice de alcance das publicações.

No Google, Facebook e Instagram há a possibilidade de criar anúncios patrocinados para aumentar o alcance e, assim, o retorno das publicações. Porém, para ter êxito é preciso conhecer os diferentes recursos da ferramenta ou delegar essa tarefa a um profissional experiente.

O SEO, por exemplo, é uma das técnicas e consiste em um conjunto de recursos responsáveis pela “otimização dos mecanismos de busca”, colocando em prática estratégias para melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados em buscadores. Ou seja, quanto melhor posicionada, maiores as chances de o público encontrar a sua empresa e gerar vendas.

Outra técnica é o Inbound Marketing, que se baseia na criação e compartilhamento de conteúdo voltado a um público específico que pede, em troca do consumo do material, um ou mais dados de contato do leitor para envio de novas comunicações no futuro. Assim, a empresa cria também um mailing de leads que pode usar para aplicar outra estratégia de marketing digital, que é o envio de comunicação direta aos clientes, como e-mails e SMSs com ofertas e novidades de produtos.

Lembre-se: cada passo que envolve o marketing digital deve ser bem calculado. Pense como aquele consumidor que não gosta de ser abordado por uma marca que não seja do seu interesse. Além disso, ao causar impacto negativo na imagem da empresa, será mais difícil essa pessoa aderir à marca.

3. Aprenda sobre seu público-alvo

Já reparou como alguns consumidores foram feitos para os seus produtos? São essas pessoas que compõem o seu público-alvo. Mas, antes de entender as particularidades dessa parcela, vale compreender o conceito.

Público-alvo é a fatia da sociedade consumidora para a qual uma empresa direciona as ações de marketing dos produtos ou serviços. Ele é composto por indivíduos com o mesmo perfil e interesses que a sua empresa deseja alcançar. A escolha destas pessoas passa pela análise dos hábitos de consumo, preferências, região que moram, poder aquisitivo e outras informações relevantes.

dele, coloque a técnica de marketing escolhida em prática e crie conteúdos que comuniquem a mesma coisa, porém em layouts diferenciados e até mesmo com formas de escrever distintas. Através da quantidade de curtidas e da taxa de abertura e conversão de cada comunicação você identificará como deve se conectar com o seu público-alvo.  

Mulher e um homem olhando para o computador e pesquisando como fazer um plano de marketing digital

Siga os nossos passos e dicas para implementar o marketing digital na sua empresa

4. Faça um planejamento estratégico

Para ter sucesso nas ações de marketing digital é necessário criar um planejamento estratégico para obter constância na técnica de marketing digital escolhida, seja ela uma página de vendas, blog e redes sociais. As plataformas digitais devem ser administradas e atualizadas com frequência.

Se a sua empresa tem um perfil nas redes sociais foi possível verificar o engajamento dos internautas às publicações sobre os produtos e serviços ? Repare como conteúdos de qualidade e relevantes para o seu público-alvo geram os tão desejados cliques.

A regra para um perfil ativo no Instagram é postar de forma bastante recorrente. Ter um blog é uma boa opção para sua empresa, mas é necessário atualizá-lo diariamente ou, no mínimo, semanalmente. Por isso, o planejamento prévio do conteúdo a ser publicado é extremamente importante para garantir o cumprimento dos objetivos.

5. Escolha uma rede social

É inegável que as redes sociais se tornaram essenciais no dia a dia de seus usuários. Um espaço virtual onde cabe de tudo: de relacionamento a entretenimento, passando à divulgação de produtos e serviços até mesmo a uma forma eficiente de analisar a reputação de uma empresa no mercado.

O sucesso vem com a escolha da rede social que tenha mais a ver com o público que deseja atrair. Se a interação da sua empresa for com público mais jovem, invista em um perfil no TikTok ou Instagram. Mas, se você está focado em conversar com outras empresas e empresários, melhor apostar no LinkedIn ou YouTube.

Vale reforçar que, quando bem aplicada, as estratégias de divulgação nas redes sociais trazem bons resultados e aumentam a credibilidade e o posicionamento de uma marca no mercado.

6. Elabore relatórios e acompanhe as métricas

Qualquer investimento em melhorias na sua empresa deve vir acompanhado da análise dos resultados. Quem não faz esse levantamento sabe como pode ser prejudicial para os negócios. Da mesma maneira, é essencial acompanhar os resultados das ações de marketing digital para verificar o que está ou não funcionando.

Com as ferramentas de análise você consegue, por exemplo, monitorar os acessos nos seu site, entender se os anúncios patrocinados estão trazendo o retorno desejado, a origem e faixa etária do seu público, e, por fim, quais publicações geram mais engajamento.

Nesta etapa, deve ser considerada a análise do índice de Retorno Sobre Investimento (ROI) a fim de mensurar quais foram os ganhos ou as perdas obtidos com os recursos que foram injetados nas redes sociais.

7. Se necessário, procure ajuda profissional

Considere a contratação de um profissional para alavancar os resultados da sua empresa nas redes sociais. SEO cria ações para dar maior visibilidade da sua página nas ferramentas de busca. Já um especialista em redes sociais garante o planejamento eficaz neste ambiente, além de publicações mais assertivas e com grandes chances de conversão.

Conceitos básicos do marketing

Se a sua empresa está adentrando no mundo do marketing digital, saiba que há termos essenciais que você precisa conhecer para montar uma boa estratégia e garantir resultados.

O que é funil de vendas?

O funil de vendas é um conceito criado para representar todo o processo de venda, envolvendo desde o momento de captação de um lead até a conversão final. Trata-se de um método que acompanha o cliente desde o primeiro contato com a sua empresa até o momento que a venda é fechada. É com o funil que é possível entender qual o nível de relacionamento do seu lead com sua marca e se ele já está próximo de comprar seu produto ou serviço.

Confira as partes que compõem o conceito:

  • Topo de funil: fase na qual a empresa está concentrada em atrair pessoas que podem se tornar clientes. Além disso, é também no topo que a organização quer gerar reconhecimento da marca; Para essa etapa, crie conteúdos que apresentem suas soluções e gerem interesse em seu público-alvo em saber mais sobre sua empresa.
  • Meio de funil:fase voltada para aumentar a relevância e transformar os clientes advindos do topo em oportunidades de vendas. Para a idealização deste momento, é necessário descobrir as necessidades dos clientes, o fator decisivo para compra e estimular com novas comunicações que ele continue o processo de compra do seu produto ou serviço.
  • Fundo de funil: momento da idealização da venda. Nesta fase é necessário que a sua companhia ressalte os diferenciais dos produtos e serviços para estimular que seu lead finalize o pedido com sua empresa.

Vale reforçar que para garantir a eficácia do funil de vendas é necessário anotar todas as atividades de cada fase, além dos contatos coletados que podem se tornar clientes em potencial e estimular as etapas seguintes.

O que são os 7 Cs do marketing?

Os 7 Cs do marketing auxiliam as marcas a projetar uma estrutura para atingir os planos traçados no marketing digital. Para facilitar a compreensão, confira o infográfico com o significado de cada C.

Infográfico 7Cs do Marketing. Conteúdo: produzir temas que ajudem no processo de compra e atraia o cliente de forma natural e espontânea. Conversão: conseguir que o público-alvo realize uma ação determinada e planejada por meio de um conteúdo. Comunidade: estreitar laços com pessoas que já consomem seus produtos/serviços, sempre monitorando suas necessidades e ouvindo suas opiniões em relação à marca. Conveniência: garantir facilidade na conversão de vendas, com atividades como, por exemplo, um site adaptado a todos dispositivos (responsivo), com facilidade na escolha, várias formas de pagamento, velocidade na entrega e possibilidade de descontos. Conversa: agregar valor ao negócio através da disponibilização de um contato para resolver as dúvidas dos clientes, agregando autenticidade e confiança à marca. Customização: conhecer bem seu público-alvo e preparar conteúdos e ofertas específicas para ele, aumentando assim a atratividade da marca e gerando mais leads. Colaboração: compartilhar publicações com outras empresas para aumentar o número de leads, conhecimento da sua marca e até mesmo a influência que você terá nas redes sociais. A colaboração pode acontecer também com seus usuários, estimulando que eles participem de decisões do seu negócio, como escolha de promoções e produtos através de enquetes.

O que são os 7Cs do Marketing

O que são os 4 Ps do Marketing?

Pense em tudo que a sua empresa precisa para funcionar. Se pensou em produto e preço, saiba que estes termos estão dentre os 4 Ps do Marketing.

  • P – Produto: o que é comercializado ou oferecido ao público-alvo. Ou seja, tudo o que pode ser apreciado ou adquirido. Deve ser definido nos processos iniciais de criação da empresa;
  • P – Preço: o valor que você dá para algum item que seu negócio está disponibilizando. Nesta conta devem ser considerados fatores como custos de produção, distribuição e divulgação;
  • P – Promoção: relacionadas às técnicas utilizadas para aumentar a visibilidade da marca e divulgar o produto e suas características;
  • P – Praça: meios para chegar até o cliente e vice-versa. Dentre alguns exemplos estão as redes sociais e os sites de hospedagem.

Devo adotar o marketing digital na minha empresa?

Sim. É notório que o marketing digital traz diversos benefícios para sua empresa. Além de aumentar a presença da marca na mídia, você cativa e fideliza um público que esteja interessando em consumir seus produtos e serviços.

“Assim como eu abro o perfil do LinkedIn de um candidato antes de ler o currículo, o primeiro lugar onde eu vou procurar informações sobre uma loja, um produto ou serviço são nas redes sociais.”, explica Prof. Liao.

E o melhor é que não é complicado. Com a escolha das ferramentas certas e os profissionais adequados é possível conseguir bons resultados em pouco tempo.

Agora que você conhece melhor sobre marketing digital pode entender seus principais conceitos e colocar em prática as estratégias para aumentar a presença da sua marca no ambiente on-line.

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