• Início
  • IR
  • Como Declarar o FIES no Imposto de Renda? Aprenda com o passo a passo 

Como Declarar o FIES no Imposto de Renda? Aprenda com o passo a passo 

Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) precisa constar na sua declaração de Imposto de Renda 2025; saiba como preencher

Atualizado em

Mulher adulta supervisando uma menina enquanto ela escreve em um caderno sobre a mesa, com um laptop aberto ao fundo, simbolizando apoio ao estudo.
Tempo de leitura · 4 min

Publicado em

Muitos estudantes têm dúvida de como declarar o FIES no Imposto de Renda, já que o Fundo de Financiamento Estudantil precisa ser informado àReceita Federal

No geral, esse benefício é um viabilizador para quem deseja ingressar em uma universidade particular sem precisar ter um gasto com a educação de forma imediata. 

Porém, existem alguns caminhos da declaração que precisam ser seguidos antes, durante e após o pagamento. Neste post, você vai encontrar as respostas para as principais perguntas sobre o assunto. 

Como declarar gastos com educação no IR

As mensalidades pagas em creche, escola, faculdade e pós-graduação devem entrar no Imposto de Renda; saiba como declará-las corretamente.

Gostaria de ver mais conteúdos relacionados ao Imposto de Renda 2025? Leia o que separamos para você: 

Importante: este texto é uma forma de ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração. 

O que é o FIES e como funciona o financiamento estudantil do governo?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Governo Federal que oferece crédito a estudantes para cursarem o ensino superior em instituições privadas. Ele permite que o aluno pague parte da mensalidade diretamente à faculdade e o restante só depois da formatura, com condições facilitadas de juros e prazo.

Para participar, é necessário ter feito o Enem a partir de 2010, com nota mínima de 450 pontos e sem zerar a redação. Também é exigida comprovação de renda familiar bruta de até três salários mínimos por pessoa. O financiamento é voltado exclusivamente para cursos com avaliação positiva no MEC.

Preciso declarar FIES no Imposto de Renda? 

Sim. Para fazer a declaração do Imposto de Renda FIES há 3 formas de preenchimento e você deve escolher a que se enquadra com sua situação atual. Isso porque é necessário prestar contas com a Receita Federal antes do primeiro pagamento ser feito, assim como durante o programa e após sua finalização. Mas não se preocupe, iremos ensinar você a fazer isso corretamente. 

Vale ressaltar que declarar o FIES só é obrigatório caso você cumpra os requisitos para o preenchimento do IRPF

1. Passo a passo para quem ainda não começou a pagar o empréstimo 

Neste tipo de declaração, é preciso declarar sua dívida do FIES de 2 formas diferentes. São elas: 

Declaração da dívida 

  1. Selecione o código “13 - Outras Pessoas Jurídicas” na ficha “Dívidas e Ônus Reais”
  1. Informe o valor total de sua dívida em “Situação em 31/12/2024”. 

Declaração do pagamento à universidade 

  1. Preencha com o código “1- Instrução no Brasil” o campo de “Pagamentos Efetuados”
  1. Coloque o valor total pago das mensalidades anuais em “Situação em 31/12/2024”. 

2. Passo a passo para quem já está pagando o financiamento estudantil 

Para declarar o pagamento do FIES e o financiamento estudantil privado, é necessário apenas atualizar o valor pago ao decorrer do ano na ficha de “Dívidas e Ônus Reais. 

Vale ressaltar que os pagamentos realizados ao FIES não são considerados como gastos dedutíveis. Dessa forma, não é preciso informar ele na ficha de “Pagamentos Efetuados”. 

3. Passo a passo para quem já terminou a faculdade 

Neste caso, basta seguir o passo a passo citado acima, sem nenhuma alteração ou caminho diferente. Apenas lembre-se que não é mais necessário informar o gasto com educação

Como tirar extrato do FIES para Imposto de Renda? 

O informe do FIES deve ser solicitado na Caixa Econômica Federal. Para isso, siga este caminho: 

  1. Acesse sua conta da Caixa e vá em “Minha conta”; 
  1. Selecione “Demonstrativos” e clique em “Informe Rendimentos IRPF”. 

O que acontece com quem não declarar Imposto de Renda? 

Quem não fizer a declaração do IR paga multa por atraso, com valor de acordo com a situação. Além disso, enquanto a pendência não for regularizada com a Receita Federal, o contribuinte fica com seu CPF suspenso. Isso pode ocasionar restrições sobre seus direitos, dentre eles: 

  • Prestar concurso público; 
  • Contrair empréstimos; 
  • Tirar ou renovar passaporte; 
  • Abrir conta em bancos. 

Há também alguns casos mais extremas, nos quais é aberto um processo. Dessa forma, a multa pode ficar entre o dobro e o quíntuplo do valor original a ser pago no IR. 

Agora que você já sabe como colocar FIES no Imposto de Renda e como declarar financiamento estudantil privado, é necessário ficar atento com o prazo de preenchimento do IRPF. Caso perca, você poderá pagar multa. Vale ressaltar que a declaração está disponível no sistema da Receita Federal apenas até o dia 30 de maio. 

Leia outras matérias que podem ajudar no processo de declaração do Imposto de Renda 2025: 

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app. 

Tags relacionadas

declaração fies
declaração imposto
declarar fies
faculdade
Fies
Financiamento estudantil
imposto de renda
IRPF