Leitura de 5 min

Quando a restituição do Imposto de Renda cai?

Entenda quando o pagamento da restituição começará a ser feito

Atualizado em

Mão feminina fazendo um cálculo na calculadora do celular relacionado à restituição do Imposto de Renda
Restituição do Imposto de Renda é a devolução de parte do valor que foi pago pelo contribuinte em tributos.

restituição do Imposto de Renda nada mais é do que a devolutiva do valor pago a mais pelos contribuintes à Receita Federal. Esse é um direito de todas as pessoas após entregar a declaração, nos casos em que há um saldo a ser recebido.

O valor da restituição depende do número de deduções feitas. Ou seja, quanto mais gastos com saúde, educação, dependentes e previdência privada, maiores as chances de receber algo ao final do processo.

Para explicar tudo sobre a restituição Imposto de Renda, o C6 Bank preparou esse texto. Nele, você encontrará as respostas para as seguintes perguntas:

  • O que é restituição do Imposto de Renda?
  • Como consultar a restituição do IRPF?
  • Como receber esse valor na sua conta?
  • Quando cai a restituição do Imposto de Renda?
  • Imposto de Renda não caiu na conta: o que fazer?

Gostaria de ler outras matérias relacionadas ao Imposto de Renda? Explore o que separamos para você:

Importante: este texto é uma forma de ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

O que é a restituição do Imposto de Renda?

Mulher preta escrevendo em um papel, sentada em frente a um computador que exibe a tela de restituição do Imposto de Renda
A restituição do Imposto de Renda é paga em cinco lotes.

Restituição do Imposto de Renda é o termo criado para definir a devolução de parte do valor que foi pago pelo contribuinte em tributos, caso seja maior que o necessário.

Essa quantia varia de pessoa para pessoa e é paga em cinco lotes mensais, de acordo com calendário pré-estabelecido pela Receita Federal (disponível mais à frente nesse post). Mas atenção: só vai restituir quem não cair na malha fina, contribuir mais do que o preciso e conseguir deduzir gastos.

Quando cai a restituição do Imposto de Renda?

O calendário de lotes de restituição de 2024 ainda não foi divulgado. Mas, por enquanto, você pode verificar as datas  do ano anterior, divulgado oficialmente pela Receita Federal:

LoteData do pagamento
1º lote31 de maio
2º lote30 de junho
3º lote31 de julho
4º lote31 de agosto
5º lote29 de setembro

Vale ressaltar que o primeiro lote é preferencial. Ele é destinado a idosos com idade acima de 80 anos, indivíduos com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência física, mental ou doença grave, além de contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério.

Os indivíduos que optarem pela declaração pré-preenchida ou escolherem receber a restituição por Pix também terão prioridade no recebimento.

Como consultar a restituição do IRPF?

consulta da restituição do Imposto de Renda só pode ser feita após o término do prazo para a declaração, que neste será em 31 de maio. Dessa forma, ao entrar no site da Receita Federal será possível fazer a checagem dos valores e a data prevista do pagamento.

A quantia indicada no sistema é obtida através de um cálculo automático. Além disso, ela pode variar de acordo com o tipo de declaração escolhido: completa ou simplificada.

Como receber esse valor na sua conta?

Após verificar o valor do pagamento da restituição, é necessário preencher as informações bancárias de onde deseja receber o dinheiro. Descubra a seguir o passo a passo para inserir os dados da sua conta do C6 Bank:

  1. Coloque o tipo de conta desejado (1 – Conta corrente, 2 – Conta poupança, – Conta pagamento ou 4 – Pix);
  2. Informe o banco (Código 336 – Banco C6 S.A.);
  3. Descreva a Agência (0001);
  4. Insira o número da conta, com o respectivo dígito.

Caso você já tenha preenchido todas as informações bancárias no início da declaração, elas serão importadas automaticamente nesta parte do processo.

Também é possível receber a restituição via Pix. É só seguir o passo a passo:

  1. Confira se seu CPF está cadastrado como chave Pix no C6 Bank;
  2. Acesse o programa onde você está preenchendo a sua declaração do Imposto de Renda;
  3. No início, em informações bancárias, selecione o “Tipo de Conta 4 – Pix” e pronto!

Importante: a restituição do IR via Pix só será realizada se o seu CPF estiver cadastrado como chave. Dica: restituições solicitadas via Pix terão prioridade nos lotes para recebimento dos valores.

Feito todo esse processo, fica a dúvida de como saber quando vai cair o Imposto de Renda. Descubra a seguir todas as datas do pagamento.

Imposto de Renda não caiu na conta: o que fazer?

Se você tinha um lote restituição IRPF para receber e ele não entrou na sua conta, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse a página do Banco do Brasil;
  2. Selecione o botão “Clique aqui” e consulte sua restituição;
  3. Informe o seu CPF e o valor do imposto a restituir, somando os juros;
  4. Digite os dados da conta corrente em que deseja receber a quantia.

Se mesmo após o processo não receber a restituição, entre em contato com o seu banco.

Agora você já sabe o que é a restituição do Imposto de Renda e o que fazer para recebê-la na sua conta do C6 Bank. Nossa dica é se organizar com antecedência e já pegar seu informe de rendimentos no nosso app para conseguir fazer a declaração logo na data de abertura. Dessa forma, caso seja elegível à restituição, a receberá no primeiro lote.

Leia outras matérias que podem ser relevantes:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.