Como encerrar conta bancária por falecimento  

Entenda como proceder com o encerramento da conta bancária de um ente falecido.

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Perder um ente querido é um momento delicado. Para ajudar nesse processo, o C6 Bank oferece um procedimento dedicado para o encerramento de contas bancárias em casos de falecimento.  

Neste conteúdo, explicamos todas as etapas, documentos necessários e prazos para facilitar esse trâmite. 

Entenda o processo de encerramento por falecimento 

Abaixo, explicamos como agir nesse tipo de situação.  

Por que é necessário encerrar a conta de um falecido? 

Após o falecimento de um titular, a conta bancária deve ser formalmente encerrada para evitar cobranças indevidas e garantir que o saldo seja tratado conforme a legislação vigente, seja via inventário ou por encerramento sem saldo. 

O que acontece com o saldo e os débitos da conta? 

O saldo remanescente é destinado aos herdeiros legais mediante processo de inventário. Se a conta estiver zerada, o encerramento é simplificado. Débitos pendentes seguem os trâmites legais para sucessão patrimonial. 

Passo a passo para encerrar a conta no C6 Bank 

Saiba como dar início ao processo do encerramento de conta: 

1. Reúna a documentação necessária 

Você precisará dos seguintes documentos: 

  • Certidão de óbito do titular da conta; 
  • Documento de identificação do solicitante; 
  • RG ou CNH do familiar ou invetariante; 
  • Número do telefone do familiar; 
  • Chave Pix;
  • Decisão Final do Processo de Inventário ou Decisão Judicial (caso não haja bens a inventariar, poderá formular um pedido de Alvará Judicial para recebimento de valores); 
  • Dados bancários dos herdeiros para possível transferência de valores, se houver.  

2. Envie a documentação para o canal oficial 

Todo o processo deve ser feito exclusivamente pelo e-mail: [email protected]

Importante: é fundamental que toda a comunicação seja realizada por um único familiar ou responsável legal e exclusivamente por este canal. Isso garante a rastreabilidade e a segurança das informações.  

Além disso, é importante que os documentos enviados tenham formato PDF. 

3. Aguarde o prazo de análise 

Após o envio completo da documentação, o prazo de resposta é de até 7 dias úteis. Nesse período, a equipe do C6 Bank analisará as informações e trará uma devolutiva para os próximos passos. 

Casos específicos e dúvidas frequentes 

Saiba o que fazer em casos específicos: 

O que fazer se não houver saldo na conta? 

Se a conta estiver sem saldo e sem débitos pendentes, o encerramento é feito diretamente após a verificação da documentação. Vale lembrar que o prazo de atendimento é de 7 dias úteis. 

É necessário inventário para encerrar a conta? 

Como mencionado, é necessário apresentar a Decisão Final do Processo de Inventário ou a DecisãoJudicial. Se não houver bens a inventariar, o familiar ou responsável pela solicitação do encerramento da conta, poderá formular um pedido de Alvará Judicial.  

Quem pode solicitar o encerramento da conta? 

A solicitação deve ser feita por um familiar direto (cônjuge, ou filhos) ou responsável legal devidamente comprovado, por meio de documentação. 

Dicas importantes para facilitar o processo 

  • Organize toda a documentação antes do envio; 
  • Use sempre o mesmo endereço de e-mail para todas as comunicações; 
  • Envie os documentos em formato PDF. 

Se precisar de mais orientações entre em contato diretamente com o atendimento oficial do banco

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app. 

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