A presença nas redes sociais é um dos principais caminhos para criar laços com os clientes; veja algumas dicas de como fazer isso
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A internet e as redes sociais assumiram, ao longo das últimas duas décadas, uma posição muito importante no que diz respeito ao setor de vendas. Provavelmente você, empreendedor, deve ter constatado o impacto nas vendas a partir do aumento de consumidores usando os meios digitais E isso tem uma justificativa.
Se sua empresa não está presente no “local” em que todos os possíveis clientes estão, fica bem mais difícil aumentar as vendas e se tornar conhecido. Por isso, as redes sociais desenvolveram espaços voltados para os negócios divulgarem seus produtos, ampliando seu alcance e deixando sua marca visível na internet.
Pensando em ajudar seu negócio a estar mais presente e atuante nas redes sociais com o objetivo de alavancar as vendas e angariar mais seguidores e clientes, o C6 Bank preparou este conteúdo para aprofundar os conhecimentos relacionados à importância das plataformas digitais no setor empresarial. Para isso, serão abordados os seguintes tópicos:
Essa matéria faz parte do C6 Educa, uma série de conteúdos educacionais para empresas que o C6 Bank está desenvolvendo, com dicas do professor Liao, head de educação do C6 Bank. Além dela, publicaremos vários outros textos sobre conceitos e práticas importantes para o seu negócio. Leia algumas delas que separamos para você:
Gostaria de ler outros conteúdos para empresas? Confira alguns que separamos para você:
A importância da presença nas redes sociais deixou de ser algo apenas para acompanhar as tendências do momento no mundo do entretenimento ou de moda, por exemplo. Principalmente com a pandemia da Covid-19 em 2020, plataformas como o Instagram e Facebook precisaram se reinventar para receber os negócios e abrir um novo espaço de venda.
Mas não foram apenas as redes sociais que foram impactadas naquele momento. Você, dono de um negócio, provavelmente se viu em um caminho sem volta: ou entrava “de cabeça” no mundo digital para que a sua marca estivesse presente nesse meio onde o público estava ou ficava de fora. E corria o risco de ter prejuízo nas suas vendas e queda no seu faturamento.
Mesmo com a flexibilização do isolamento social, as redes sociais continuaram a ter um papel fundamental para os negócios. A internet se tornou o principal meio para vender produtos e serviços. As empresas que não se atualizaram, implementando uma estratégia de negócios nas redes sociais, provavelmente perderam a grande chance de vender mais e crescer.
Para marcar presença e saber usar as plataformas digitais, é preciso ter alguns conhecimentos básicos e criar um bom planejamento. A boa notícia é que este ambiente pode trazer ótimos benefícios, como um maior reconhecimento da empresa, praticidade na interação com os clientes, maior eficiência no processo de vendas, custos menores, maior alcance e até mesmo mais segurança.
“Comecei a aumentar minha presença nas redes sociais quando iniciei a minha jornada empreendedora em 2016. No início, me senti esquisito, fui apelidado de blogueirinho, e aprendi muito com o processo. Hoje as redes sociais fazem parte do meu dia a dia e do meu negócio.”, conta Prof. Liao.
Conheça alguns conceitos que se tornaram essenciais para a presença das empresas nas redes sociais e também algumas dicas para colocá-los em prática.
Social selling é o termo em inglês para “venda social”. Estas duas palavras servem para descrever o processo de identificar potenciais clientes e se relacionar com eles por meio das redes sociais. Tudo com um único objetivo: gerar mais vendas para seu negócio.
Vale aqui pontuar que há um outro termo muito utilizado pelas empresas que aderem às redes sociais. Trata-se do social marketing que consiste em colocar em prática uma abordagem para atingir um maior número de pessoas, através de publicações com temas mais gerais e que buscam solucionar os problemas da grande maioria do público.
O segredo para marcar presença nas redes sociais e ter sucesso nos negócios está em entender a diferença entre esses dois termos e focar mais no social selling. Ou seja, buscar por consumidores específicos que tenham o perfil de cliente da empresa, adotando estratégias para se aproximar e ganhar a confiança deles.
A definição do público-alvo que você deseja atingir será essencial para definir as características que a sua empresa adotará nas plataformas digitais, como:
Por meio do social selling em a sua empresa passa a ter um posicionamento estratégico na rede social. Veja o que mais é possível fazer para atrair novos clientes e incrementar as vender.
O C6 Bank preparou 5 dicas para aumentar a presença do seu negócio nas redes sociais e na internet. Confira a seguir:
Você, como cliente, já deve ter vivido a situação de estar na loja on-line de algum produto e procurar a rede social da empresa para entender seu tamanho, confiabilidade e até mesmo conferir o comentário das pessoas em relação ao serviço.
Para começar a marcar sua presença na rede social, nada melhor do que “fazer barulho” no endereço eletrônico onde a base de clientes compra os seus produtos e, por curiosidade, acaba clicando no atalho para as redes sociais.
Vale ressaltar que nem todas as pessoas clicarão nos ícones das redes sociais. E isso não é problema já que a premissa do social selling é justamente a busca por clientes específicos. Os botões de direcionamento para as redes sociais servirão como uma espécie de filtro: o usuário que clica passa a sinalizar de que se identifica com a marca ou está interessado em saber mais sobre os produtos.
Se o seu negócio físico está bem consolidado, nada melhor do que aproveitar esse espaço para divulgar o site e as redes sociais da sua empresa.
Aproveite o movimento de clientes na sua loja física: espalhe cartazes divulgando as suas redes sociais e distribua pequenas lembranças, como ímãs, adesivos e panfletos com as informações de como o cliente pode acessar a sua marca na internet.
O ideal é que as pessoas sejam impactadas de diversas maneiras aumentando as chances de voltarem a procurar os seus serviços.
Se você está começando a demarcar o espaço da sua empresa nas redes sociais, não precisa se preocupar. As plataformas são intuitivas e fáceis de manusear. Vale a pena entender como algumas ferramentas podem transformar seu posicionamento on-line.
Por exemplo, no mundo offline, quando você precisa aumentar sua divulgação, busca por uma agência de publicidade. No Instagram existe um recurso que reproduz isso. Trata-se da postagem cruzada- ideal para a empresa que está começando a demarcar seu espaço nas redes sociais e ainda não tem muitos seguidores.
Ou seja, através desse recurso é possível postar o mesmo conteúdo em dois perfis diferentes (o seu e o de um parceiro). Dessa forma, o alcance e as curtidas da publicação são em dobro e há a oportunidade de direcionar um maior tráfego de pessoas para a sua página, que ainda não tinham tido a oportunidade de conhecer seus produtos e serviços.
Outra dica é fazer postagens cruzadas entre diferentes redes sociais. Se a sua empresa possui um perfil no Twitter, deve saber que há uma limitação de apenas 280 caracteres por tuíte. Logo, não há muito espaço para detalhar as características dos seus produtos e serviços. Como alternativa, vale utilizar a postagem nessa rede social para direcionar para uma publicação no Instagram ou Facebook, onde há mais espaço de divulgação.
Ao ligar a TV ou simplesmente navegar pela internet, somos bombardeados por uma avalanche de conteúdos publicitários. Para evitar uma sobrecarga de informação, é comum que os usuários não prestem atenção na divulgação dos produtos- mesmo quando estes são de seu interesse.
Ao anunciar um produto ou serviço, é preciso contextualizar. Antes de criar o anúncio, faça algumas perguntas para si mesmo:
Vale, antes de mais nada, fazer um estudo para entender o comportamento de cada cliente nas suas redes sociais. Isso ajudará a determinar onde cada produto deverá ser anunciado e o que precisará conter o anúncio, sejam preços em letras chamativas ou um vídeo contando uma história e fazendo um link com seu produto.
“No começo, sem experiência, eu fazia ‘propaganda’ nas redes sociais. Eram posts com cara de folhetos de divulgação, ou algo relacionado diretamente aos produtos e serviços que eu oferecia. Hoje, crio e compartilho conteúdo relevante, informação que vai beneficiar primeiro o meu seguidor, para que depois ele se interesse pelo meu serviço.”, explica Liao.
Você já deve ter se questionado sobre porque colocar hashtags (#) ao final dos textos das publicações. Ou pode ter ficado em dúvida sobre quais os melhores termos para colocar após uma hashtag.
Vale reforçar que a hashtag funciona como um filtro com potencial de atrair novos clientes que estão buscando exatamente o termo associado a uma determinada hashtag.
No Instagram, por exemplo, ao clicar em uma hashtag você é redirecionado para uma página com uma infinidade de posts que utilizam a tag daquele conteúdo.
Nas hashtags, você pode associar ao nome do produto, da área em que sua empresa está inserida no mercado ou a um tema que está em alta e se relaciona aos seus serviços. Lembre-se: evite criar hashtags com o nome da sua empresa ou com temas tão específicos ao ponto de não haver nenhuma procura
A melhor forma de começar a criar estratégias para se posicionar nas redes sociais é observando como outras empresas atuam no ambiente virtual.
O C6 Bank, por exemplo, tem um perfil no Instagram voltado apenas para empresários, o @c6empresas. Nele, há publicações com uma série de dicas para incentivar a saúde financeira do seu negócio.
Victoria Khatounian, coordenadora de marketing no C6 Bank e uma das responsáveis por esse perfil, aproveita para reforçar a importância dos pontos que levantamos ao longo do texto: “as redes sociais são uma ótima forma de se aproximar do seu cliente, seja através de conteúdos educativos, inspiradores ou divertidos”, afirma. “Identifique o que mais faz sentido para sua marca e seu público e mantenha uma frequência de postagens”.
Além disso, Victoria também aproveitou para passar uma dica que é muito utilizada na rede social do C6 Empresas: “nas redes sociais dialogamos com empreendedores que, muitas vezes, não têm tanta experiência com gestão de negócios. Por isso, investimos em conteúdos úteis e informativos que ajudem a pessoa jurídica a vender mais, organizar as finanças da empresa e prosperar”.
O foco do @c6empresas não é apenas em produtos e serviços do C6 Bank. Porém eles são mencionados em algumas publicações, sempre de forma contextualizada, como ressaltado anteriormente. “Ajudamos o usuário a entender quais problemas nossos produtos resolvem e como podem ser usados no dia a dia. Isso costuma funcionar para qualquer negócio”, finaliza Victoria.
Agora você já sabe quais as melhores práticas para ter um bom posicionamento nas redes sociais. Basta aplicá-las no seu dia a dia e ir recalibrando as técnicas sempre que sentir um movimento fora do normal por parte dos seus seguidores. Principalmente quando falamos da internet, é importante estar antenado a todas as atualizações para conseguir acompanhá-las e antecipar as necessidades e desejos dos clientes.
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